terça-feira, 27 de outubro de 2009

Entendendo o sofrimento e não desfalecendo

Autor: Robson T. Fernandes
“Porque o Senhor será a tua esperança; guardará os teus pés de serem capturados” Pv 3:26
Quantas vezes na vida temos que enfrentar aflições, dificuldades, problemas...?
Essas mesmas dificuldades o nosso irmão Moisés também enfrentou. Talvez até piores do que as nossas.
As dificuldades iniciais de Moisés incluem uma saída inesperada do Egito, um longo período (40 anos) no deserto, a notícia que lideraria todo um povo, que diga-se de passagem extremamente rebelde, teimoso e insubordinado, que teria que enfrentar cara a cara o faraó... Bem, foram muitas as dificuldades enfrentadas por Moisés.
Depois de sua investida faca e a face com o Faraó vem uma seqüência angustiante de negações, seguidas vezes, por parte daquele governante, que pensava ser um deus vivo. Então, em meio a dificuldades, surge uma das características marcantes da personalidade de Moisés, ele não desanimou, mas continuou. Outra característica bonita em sua personalidade foi a fidelidade em falar tudo, mas tudo mesmo, que o SENHOR lhe mandara, apesar do fato do Faraó aumentar o jugo sobre os hebreus, por essa razão.
Apesar do sofrimento ser aumentado, Moisés continuou falando TUDO o que Deus mandava, apesar das duras penas que teve que sofrer por isso, dos capatazes estarem preocupados e suplicando e do povo não compreender aquela decisão de desejar se revoltar contra Moisés e Arão.
Moisés foi um homem não tinha amigos no Egito, estava longe de sua esposa, filhos e sogro, pois estavam em Mídia, e seu irmão não entendia a situação muitas vezes.
Precisamos entender que Deus não nos reprova por perguntarmos Por quê? Muito embora também não nos dê uma resposta rápida, em alguns casos. Deus não nos critica por perguntar, mas nos acolhe, e nos ensina.
O povo estava revoltado com Moisés, por duas razões: tinham ânsia de espírito e estavam sofrendo mais ainda com a dura escravidão.
Moisés afirmava que tinha a língua presa, porém, sem perceber tinha a resposta, a solução, dentro de sua afirmação, mas ainda não tinha percebido. Ele realmente não tinha a capacidade! Assim como nós também não temos! A capacidade vem de Deus. E era isso que o SENHOR estava mostrando. É o SENHOR quem capacita!
Na dificuldade não devemos fugir (o problema nos segue e volta), não devemos buscar atalhos (existem armadilhas) e não devemos tirar férias de Deus (relaxar o espiritual).
Na conversa, após os problemas, no capítulo 6, Deus diz 5 vezes: EU SOU O SENHOR.
Essa é a mensagem de Deus: OLHE PARA MIM!
Só depois de olhar para Deus, firmemente, o SENHOR lhe dirá: EU HEI. Deus diz isso 8 vezes.
Só quando Moisés se aproxima de Deus, Ele lhe revela as intenções, porque só se conhece a Deus quando se aproxima Dele.
Precisamos entender que:
1) As circunstâncias que se voltam contra nós forçam a nossa dependência em Deus; 2) As circunstâncias que forçam a nossa dependência em Deus nos ensinam a sermos pacientes; 3) As circunstâncias que nos ensinam a sermos pacientes nos tornam sábios.
É preciso entender que em tudo Deus tem Seus propósitos.
Um poeta inglês chamado William Cowper tentou se matar ingerindo veneno, porém, alguém o encontrou e lhe fez uma lavagem estomacal. Ele não morreu. Depois, ele alugou uma carruagem para suicidar-se no Rio Tamisa, porém, o cocheiro não concordou. E ele não foi se suicidar. Depois, pegou uma faca e atirou-se sobre ela, porém, a lâmina quebrou e não o matou. Depois, ele enforcou-se no porão, porém alguém viu e o salvou. Depois, ele leu o livro de Romanos e converteu-se.
1111111111

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para expressar a sua opinião, mas ela só será publicada se for expressa com respeito e educação.