sexta-feira, 30 de outubro de 2009

O "DOM" DE ENGANAR O POVO



Robson T. Fernandes

Uma reflexão sobre o mistério da iniquidade que já opera e o engano

Quem nunca ouviu a estória de Pinóquio, o menino de madeira feito por Gepeto e cujo nariz crescia constantemente a cada mentira contada?

A famosa estória de Pinóquio, que possui um fundo de moral para crianças, parece que é facilmente esquecida pelas crianças quando estas crescem. Na verdade, quando adultos lembram da estória,mas esquecem do que ela realmente significa. De forma semelhante ocorre com o povo de Deus, que lembra das histórias registradas, mas esquecem do seu significado e da sua importância para a vida. Por isso, precisamos relembrar, constantemente, não só as histórias bíblicas, mas os seus significados para nossas vidas.
Satanás, como lhe é bem corriqueiro, tem o hábito de distorcer a Sagrada Escritura com o intuito de enganar o povo, para que o mesmo lhe cumpra os propósitos egoístas e orgulhosos. Por isso, é importante tomar bastante cuidado com alterações e modificações, pois no texto de Jó encontramos que no momento em que Satanás agiu contra Jó, o fez dando a impressão que era Deus agindo diretamente. Isso é visto de forma clara quando o servo de Jó, ao lhe trazer a notícia, afirmou que “fogo de Deus caiu do céu, e queimou as ovelhas e os servos, e os consumiu, e só eu escapei para trazer-te a nova” (Jó 1:16). Na verdade, não foi Deus quem fez cair o fogo do céu, mas o próprio Diabo. Ainda, no momento em que Satanás tentou Jesus Cristo no deserto também usou a Palavra de forma distorcida, e no Éden, ao conversar com Eva, também utilizou a mesma tática, distorcendo aquilo que Deus havia falado.

Ao atentarmos para esses detalhes, perceberemos que o Inimigo tem o hábito de usar a Sagrada Escritura de forma distorcida, e gosta de agir imitando Deus, para que o povo culpe a Deus sempre e sempre e não perceba as artimanhas malignas por trás do feito. Com isso, podemos entender que se o propósito de Deus é um e o de satanás é outro: enganar, escravizar e destruir. Por isso, as armas que o Diabo usa são: a Escritura distorcida e sinais visuais enganadores.

Caro leitor, esteja sempre atento para supostos sinais que surgem, pois pode ser que os mesmos não sejam de Deus, e observe com bastante atenção tudo aquilo que lhe é ensinado, pois você pode estar recebendo um ensino falso. A receita, portanto, é fazer como aqueles irmãos da cidade de Bereia, que verificam se tudo estava de acordo com o que estava escrito na Palavra de Deus.

Os grandes enganadores são sempre carismáticos, simpáticos e têm o hábito de lhes fazer favores para lhes deixar devedores. Essa dívida pode lhe custar um preço bastante alto no futuro. Talvez, alto demais.

Observe que muitas vezes, as descrições do maligno na Bíblia vêm acompanhadas de uma ação que fez com que o povo lhe admirasse e se tornasse escravo de seus feitos. Em Apocalipse, por exemplo, ele é apresentado como aquele que traz a solução dos problemas do mundo, e em Tessalonissenses ele é descrito como aquele que trará uma suposta paz e uma falsa segurança para a sociedade.

Vivemos dias nos quais o mistério da iniquidade já opera, ou seja, o espírito do anticristo já está presente. Observe bem que o termo utilizado é "o espírito", e não o próprio anticristo. Ou seja, o sentimento, a atitude e a ação do anticristo já estão em ação em nossos dias. O sentimento do pecado com suas artimanhas, armadilhas e estratégias já está presente, e muitos são aqueles que têm copiado o modo de agir do inimigo, tornando o povo escravo de seus favores e benefícios e fazendo-os pensar que são obra de Deus.

Por último, atente para a observação bíblica sobre o verdadeiro amor: “Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita” (Mt 6:3). Portanto, aquele que ajuda de uma forma bíblica, verdadeiramente, não cobra o favor de volta. Na verdade, ajuda sem interesse, e não cobra de volta, diferentemente de Satanás.

“A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros” (Rm 13:8)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para expressar a sua opinião, mas ela só será publicada se for expressa com respeito e educação.