sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Eis que estou à porta, e estou batendo!

Autor: Robson T. Fernandes
“Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei e cearei com ele e ele comigo.”Ap 3:20
Esse é um texto bastante conhecido da Bíblia, e que em muitas ocasiões é usado para apresentar a Palavra àquele que não A conhece. Contudo, se prestarmos um pouco mais de atenção, veremos que esse é um texto escrito às Sete Igrejas da Ásia Menor, ou seja, é um texto para crentes.
O que nos espanta é o fato de um texto escrito para crentes afirmar que Jesus está do lado de fora batendo na porta.
Esse é o triste resultado de uma igreja que pôs o seu Senhor para fora, tornando-se um clube social, onde as pessoas o freqüentam apenas com a finalidade de mostrar roupas novas, organizar festas e “confraternizações”, falar sobre assuntos supérfluos e escutar uma mensagem que os agrade.
A Igreja de Laodicéia é identificada como uma igreja morna, ou seja, em determinadas ocasiões é fervorosa e dedicada, entretanto em outras situações encontra-se fria e estagnada. As pessoas que possuem esse tipo de pensamento geralmente usam dos seguintes argumentos: “Ah, mas eu fiz isso a um tempo atrás”, “Ah, mas eu não disponho de tempo”, “Ah, mas eu não tenho dinheiro o suficiente”, “Ah, mas ninguém me ajuda”, “Ah, eu já fiz a minha parte”...
Lembre-se que Ap 3:16 afirma que diante de Deus não existirão desculpas. O fato de serdes morno o torna passível de ser vomitado da boca de Deus!
Deus não perdoa desculpas, Ele perdoa pecados confessados!
Alguns, ainda mais arrogantes, pensam ou falam: “não preciso de coisa alguma”. Devemos ter a consciência de que o orgulho e a arrogância não são sentimentos inerentes apenas a alguns ricos, mas alguns pobres possuem um orgulho e arrogância que superam a barreira do imaginário. Portanto, sentimentos medíocres e anti-cristãos não são coisas geradas por dinheiro, mas, por um coração que afastou-se de Deus. Se alguém tem orgulho no coração, não importa a quantidade de dinheiro que ela possua, será orgulhosa, arrogante, prepotente e facciosa do mesmo jeito. Se ela vier a ter um pouco mais de dinheiro, esse sentimento será apenas aumentado, mas não gerado.
Um fato bem real na humanidade é que a grande maioria das pessoas está sempre armada e pronta para acusar os outros, pelos seus erros. Sempre agem de forma errada, desleixada ou relaxada, se escondendo atrás do erro dos outros. Agem com se o erro dos outros fosse lhes justificar diante das pessoas e acima de tudo, diante de Deus.
Tais pessoas se esquecem de Ap 3:17: “e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.”
Deus não irá nos tratar baseado-se no que os outros têm e não dividem conosco. Ele irá nos tratar baseando-se nas condições que Ele mesmo nos proporcionou.
Devemos, então, pensar da seguinte forma:
- Se Deus me chamou para determinada tarefa, irá me dar condições para executá-la. Se eu não a fizer, estarei sendo negligente, irresponsável e omisso; - Se exerço determinada função e não recebo as condições necessárias, então, provavelmente, Deus não me chamou para essa tarefa. Ou, talvez, minha fé esteja sendo provada para experimentar um aperfeiçoamento.
“Compre ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres”, é o que está escrito em Ap 3:18. Devemos esperar benefícios concedidos por Deus, segundo a Sua vontade e misericórdia, e não benefícios humanos.
Quando esperamos benefícios cedidos pelos homens, corremos o grande risco de nos revoltarmos e, inclusive, quebramos a comunhão com irmãos, quando esses benefícios não chegam. Isso irá arrasar a nossa vida espiritual, pois viveremos em função de benefícios e bens materiais. Não teremos alegria e desejo de ver o irmão, mas os benefícios que ele pode nos dar. Não iremos nos alegrar mais com as vitórias do próximo, antes sentiremos inveja por não recebermos a mesma vitória. O amor já não mais existirá. Teremos colocado o Senhor Jesus para fora das nossas vidas, e Ele estará de fora batendo na porta do nosso coração!
Nesse momento devemos parar um pouco e lembrar de Suas palavras em Ap 3:19: “Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso, e arrepende-te”.
Lembre-se que não teremos desculpas nem justificativas para nossos erros, diante Dele.
Devemos nos vestir de vestes brancas e unir a ‘oração’ com a ‘ação’ para que nossa nudez, ou seja, ações reprováveis, não sejam reveladas. Quando nos vestimos de branco não precisamos usar máscaras, nem tão pouco nos esconder atrás delas.
Precisamos usar o colírio, que é o quebrantamento verdadeiro do coração, para que possamos ver de forma clara, nítida e precisa a realidade da vida. Só assim poderemos ver. Lembre-se de Suas palavras: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” (Ap 3:22). Mesmo que você insista em não querer ouvir, a Verdade continua inabalável e imutável: “todos compareceremos perante o tribunal de Deus” (Rm 14:10).
1111111111

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para expressar a sua opinião, mas ela só será publicada se for expressa com respeito e educação.