sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Porque eu estou crucificado com Cristo

Autor: Robson T. Fernandes
“Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim”Gl 2:20a
“Já estou crucificado com Cristo”
O apóstolo Paulo, apóstolo dos gentios, nos ensina que foi crucificado com Cristo. Mas, o que isso quer dizer?
Ele nos diz que era um pecador (1 Tm 1:15), por isso necessitava morrer, pois, a morte é o salário do pecado (Rm 6:23). Dessa maneira, Jesus morreu em seu lugar (Rm 5:8), e em Cristo Jesus ele havia sido crucificado por causa desse pecado, que faz parte da natureza humana (Rm 3:23).
Paulo afirma que foi crucificado, espiritualmente falando, com Cristo (Rm 6:6), para que não mais servisse ao pecado.
Ora, o raciocínio de Paulo vai além de ser crucificado. Ele nos ensina que foi crucificado com Cristo (Gl 2:20), mas, nos afirma com bastante clareza que possuía uma esperança, e essa esperança não estava depositada nesse mundo (Rm 5:2).
“... confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Ora, os que tais coisas dizem,mostram que estão buscando uma pátria ... mas agora desejam uma pátria melhor, isto é, a celestial.”Hb 11: 13b,14,16
Paulo comenta a respeito dos heróis da fé no Antigo Testamento, e os elogia, pois tinham a esperança de uma pátria, mas não uma pátria terrestre, uma pátria celestial.
Ao pensarmos na crucificação de Cristo, e o que aconteceu depois encontramos que: Cristo morreu na cruz (foi crucificado), ressuscitou e foi para a Glória.
Paulo alicerça o seu ensino nessa realidade e nos mostra que Cristo foi crucificado, e dessa forma, se Paulo foi crucificado com Cristo, ou seja, morreu para esse mundo, para essa pátria terrestre, seguirá, naturalmente, o mesmo caminho e destino percorrido por Jesus.
Jesus foi crucificado, e Paulo foi crucificado com Cristo e em Cristo. Jesus ressuscitou, e por isso Paulo que está alicerçado em Jesus tem a esperança de também ressuscitar (2 Co 4:14). Cristo foi à Glória, e por isso Paulo tem a esperança de também ir ao mesmo destino do nosso Salvador e Mestre (Fp 1:20; 1 Ts 5:9-10).
Ora, Paulo deve ter pensado: se eu fui crucificado com Cristo seguirei o mesmo Caminho que Cristo!
Note que Paulo não foi crucificado sozinho. Se assim tivesse ocorrido, ele não teria um destino seguro e firme, e por isso não teria a certeza da salvação. Mas, Cristo foi na frente para abrir o caminho. Na verdade, Cristo é esse caminho (Jo 14:6).
O apóstolo Paulo fundamenta o seu ensino na vida e exemplo de Cristo, na obra de Cristo. Paulo não fundamentou seu ensino em sua própria vida, mas na vida de Jesus Cristo (1 Co 11:1).
“e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim”
A vontade de Jesus Cristo sempre esteve e sempre estará em perfeita harmonia com a vontade do Espírito Santo e a vontade do Pai (Mt 6:10; Jo 4:34; Jo 10:30; 1 Jo 5:7). Dessa forma, Paulo nos afirma que o fato de Cristo viver nele implica na verdade de viver para fazer a vontade de Cristo.
A pergunta crucial nesse momento é: Você já foi crucificado com Cristo?
Se a resposta é sim, então você pode ter a plena certeza que irá percorrer o mesmo caminho que Cristo e estará no mesmo destino que Ele.
Se a resposta é não, então você tem em que pensar, e está tendo o momento para fazer sua decisão. Você pode fazer uma oração pedindo para que Jesus Cristo venha habitar em seu coração, e então, o Espírito Santo fará a obra em sua vida.
A segunda pergunta crucial, é para você que já foi crucificado com Cristo. Para você que já convidou Jesus para entrar em seu coração: Cristo está vivendo realmente em você?
Você está com uma vida de oração, sempre procurando a vontade do Pai, sempre buscando agradar o Espírito Santo que habita em você, dando-Lhe liberdade para agir e direcionar seus atos? Ou você tem mantido o Espírito Santo aprisionado em seu corpo de pecado, enclausurando-O numa prisão, detendo-O numa masmorra, impedindo que Ele se manifeste em sua vida, entristecendo-O com seus pecados, esquecendo-O completamente em seu dia-dia, e colocando um véu negro sobre a Luz que deveria brilhar em sua vida?
Lembre-se da segurança e convicção que o apóstolo Paulo demonstrou ao afirmar: “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro.” (Fp 1:21). Paulo afirma com a mais absoluta certeza que se viesse a morrer estaria tendo lucro, sairia na vantagem. Mas por que morrer seria lucro? Porque ele sabia para onde iria. Ele tinha confiança plena nas promessas de Deus. Ele desejava que Jesus viesse a qualquer momento, e esse desejo era ardente e contínuo. Por isso sabia que seria galardoado (2 Tm 4:8). Paulo sabia que se partisse dessa terra ele não apenas receberia galardões, mas estaria face a face com seu Salvador. Finalmente iria abraçar Jesus, iria tocar em Jesus, iria beijar Jesus, estaria com Jesus por toda a eternidade. Paulo desejava isso ardentemente, porque deixou que o Espírito Santo tivesse plena liberdade para agir em sua vida.
Se por alguma razão nós não sentimos o mesmo desejo é porque estamos aprisionando o Espírito Santo com algum desejo que não provém do Pai, ou algum pecado escondido e não confessado. Se esse é o seu caso, peça perdão a Deus e suplique ao Espírito Santo para te libertar do pecado, por menor ou mais inofensivo que ele possa parecer, e te restaurar a alegria da tão preciosa Salvação.
Peça perdão a Deus e Ele te ouvirá, porque jamais lança for quem vai à Ele (Mt 11:28; Lc 6:47,48; Jo 6:35, 37)
Que Deus encha por completo a sua vida de Bênçãos espirituais e a plenitude do Espírito Santo em todos os momentos e áreas de sua vida. Essa é a minha oração.
1111111111

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para expressar a sua opinião, mas ela só será publicada se for expressa com respeito e educação.