quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Série devocional “NÃO TEMAS” (Parte 29)

2222222222 Autor: Robson T. Fernandes
“Agora, pois, minha filha, não temas; tudo quanto disseste te farei, pois toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa” (Rt 3:11)
Boaz se dirige a Rute e lhe elogia por sua benevolência e caráter, por não ter se corrompido pelas riquezas de homens mais jovens.
O bom testemunho de Rute lhe concedeu a reputação de mulher virtuosa, ou seja, ela tinha uma disposição firme e constante para praticar o bem, por causa de sua boa qualidade moral, pureza e integridade.
Diante de tais qualidades podemos entender que Deus está ao lado de quem age dessa forma. Deus abençoe e recompensa por causa da sinceridade do coração para Ele.
Portanto, não temas, se agires como Rute. Então, todo o desejo do coração Deus atenderá, se agires da mesma forma que Rute.
2222222222

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Série devocional “NÃO TEMAS” (Parte 28)

2222222222 Autor: Robson T. Fernandes
“Porém o Senhor lhe disse: Paz seja contigo; não temas; não morrerás” (Jz 6:23)
Gideão temeu morrer. O temor da morte é uma das coisas que mais aflige o ser humano. Muitas vezes o problema não está na morte em si, mas na maneira como se morre. De uma forma ou de outra a morte continua sendo parte da maldição imposta no ser humano por causa do pecado no Éden.
Entendemos que o Senhor Deus é o único que pode triunfar sobre esse atroz inimigo, e o fez três dias depois da cruz do Calvário. Ele venceu a morte para que possamos ter a certeza que Ele é maior que a morte, que Ele pode vencer qualquer inimigo e que Ele pode nos dar a vida verdadeira e em abundância.
Gideão viveu antes de Cristo morrer e ressuscitar, todavia Deus é eterno, e assim sendo Jesus já era o grande EU SOU eternamente antes de Gideão.
O Senhor lhe disse: Paz seja contigo. Quem está com Deus está com a verdadeira paz, e portanto não razão para temor, mesmo que seja do maior de nossos inimigos.
Mesmo que venhamos a experimentar a morte física podemos viver na eternidade com o Senhor.
2222222222

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Série devocional “NÃO TEMAS” (Parte 26)

2222222222 Autor: Robson T. Fernandes
“E vos disse: Eu sou o Senhor vosso Deus; não temais aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais” (Jz 6:10)
Deus se identifica como o SENHOR e Deus de um povo. Entendemos com isso que Ele deseja estabelecer um relacionamento pessoal, todavia, esse relacionamento não deve ser desenvolvido de qualquer forma. Não! Aqui encontramos três princípios para um bom relacionamento com Deus:
1. Senhor 2. Deus 3. Não temer
Em primeiro lugar, devemos vê-Lo como Senhor, ou seja, como o soberano proprietário. Mas, proprietário de quê? Proprietário de nossas vidas! Ele estabelece o Seu relacionamento conosco como o Senhor. Aquele que tem a prioridade, a primazia, o direito absoluto, a soberania de fazer o que deseja sem ter que dar satisfação a ninguém, e continuar sendo Deus da mesma forma.
Em segundo lugar, devemos vê-lo como Deus, ou seja, como o Criador absoluto de todas as coisas, que possui qualidades e atributos que o ser humano não possui. Aquele que é eterno, santo, imutável, justo, perfeito, onipotente, onisciente, onipresente e poderoso. Aquele a quem deve ser direcionado o nosso culto, louvor e adoração. Aquele que era, que é que será eternamente.
Em terceiro lugar, devemos entender que não precisamos temer outros supostos deuses, pois Ele é o único e verdadeiro Deus, e além Dele não há nenhum outro deus. Por isso não precisamos temer ameaças humanas, nem supostas maldições de deuses criados por homens.
Se estamos com Deus, andando segundo a Sua vontade, não temos motivos para temer ameaças, situações nem seres adorados por outras pessoas.
2222222222

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Série devocional “NÃO TEMAS” (Parte 25)

2222222222 Autor: Robson T. Fernandes
“E disse o Senhor a Josué: Não temas diante deles; porque amanhã, a esta mesma hora, eu os darei todos feridos diante dos filhos de Israel; os seus cavalos jarretarás, e os seus carros queimarás a fogo” (Js 11:6)
O temor dos inimigos que surgem em nossos caminhos muitas vezes é bem mais comum do que pensamos.
Deus disse que Josué não deveria temer os seus inimigos, pois estes seriam feridos. Ora, encontramos aqui outra promessa de Deus para Josué, a de que Deus pessoalmente feriria os inimigos de Josué. Com isso entendemos na prática que a vingança pertence a Deus, e é Ele mesmo quem chega com a solução. Apenas devemos esperar em Deus, confiar e obedecer.
Os cavalos deveriam ser jarretados, ou seja, teriam os tendões de suas patas cortados para que não pudessem correr e com isso ser utilizados em batalhas. Os cavalos continuariam vivos, mas inaptos para a guerra.
Os carros deveriam ser queimados, ou seja, seriam inutilizados para a guerra.
Com tudo isso entendemos que Deus estava demonstrando para Israel que eles não deveriam depositar a sua confiança em carros nem cavalos de guerra, mas em Deus. Não deveriam se sentir fortes por possuir bons equipamentos de guerra, mas por serem o povo de Deus.
E nós? Nós temos depositado a nossa confiança em carros e cavalos ou no Senhor?
Se depositamos nossa confiança em carros e cavalos temos motivos para temer, mas se depositamos nossa confiança no Senhor, o temor deve ser afastado.
Deus é maior que carros e cavalos.
2222222222

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Série devocional “NÃO TEMAS” (Parte 24)

2222222222 Autor: Robson T. Fernandes
“Então Josué lhes disse: Não temais, nem vos espanteis; esforçai-vos e animai-vos; porque assim o fará o Senhor a todos os vossos inimigos, contra os quais pelejardes” (Js 10:25)
É normal temer os inimigos, mas não é certo. É normal sentir temor, mas não é certo. Essa “normalidade” passou a fazer parte da natureza humana por causa do pecado inserido no homem no Éden. O plano de Deus para o homem salvo é que este viva pela fé, em confiança e fidelidade.
A confiança afasta o temor, porém, para que haja confiança é necessário desprender um esforço e buscar animar-se. É exatamente o que nos diz o texto bíblico. Esse esforço exige um preço de nossa parte, e esse preço nem sempre é barato. Por isso Deus diz que é necessário esforço. O ânimo deve acompanhar o esforço, pois alguém pode se esforçar e desanimar no meio do caminho. Pode lhe faltar a perseverança. A perseverança será mantida através de uma mente animada. Para isso devemos trazer à memória aquilo que nos dá esperança.
Devemos manter viva em nossa memória todos os feitos do Senhor em nossas vidas, para que entendamos que assim como Ele foi conosco até sempre para sempre, desde que o obedeçamos e o sigamos.
Fazendo assim teremos um aliado invencível, o Senhor. O Senhor vencerá nossos inimigos em nosso lugar. Apenas nos esforcemos e nos animemos, abandonando o temor, e exercitando a confiança.
2222222222

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Série devocional “NÃO TEMAS” (Parte 22)

2222222222 Autor: Robson T. Fernandes
“Então disse o Senhor a Josué: Não temas, e não te espantes; toma contigo toda a gente de guerra, e levanta-te, sobe a Ai; olha que te tenho dado na tua mão o rei de Ai e o seu povo, e a sua cidade, e a sua terra” (Js 8:1)
Não temas! Não te espantes!
Essas foram as expressões utilizadas por Deus ao falar com Josué. Deus já lhe havia prometido entregar Ai em suas mãos, e por isso não havia razões para temor nem espanto, pois o Senhor é fiel para cumprir todas as Suas promessas.
Curiosamente Deus mandou que Josué levasse todos os guerreiros consigo. Isso nos faz entender que Deus deseja compartilhar de suas promessas e vitórias com os corajosos, e não com os covardes.
A coragem é um requisito fundamental na luta cristã, pois ela nos possibilita enfrentar desafios com confiança. Todavia, não podemos cair no erro de confundir coragem com imprudência, arrogância ou insensatez.
Portanto, não temas nem te espantes, apenas procure identificar qual a vontade de Deus e siga em sua direção, com coragem, sabedoria e fidelidade.
2222222222

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Série devocional “NÃO TEMAS” (Parte 21)

2222222222 Autor: Robson T. Fernandes
“Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares” (Js 1:9)
Josué sentiu, no início, uma insegurança com a chamada de Deus para liderar o povo no lugar de Moisés. Isso deve ter lhe estremecido as bases.
Normalmente, toda obra nova causa temor pela falta de experiência com Deus naquela situação, mas precisamos entender que a obra não é feita na nossa força. Mas na força de Deus; Não é feita no nosso braço, mas no braço de Deus; Não é feita nas nossas condições, mas nas condições de Deus; Não é feita na nossa sabedoria, mas na sabedoria de Deus. Com isso entendemos que tudo é por Ele, para Ele e com Ele. Se não for assim, aí sim, teremos razão para temer, porém se for feita nos moldes de Deus não teremos razão para temor, pois esse temor será fruto de falta de confiança e segurança.
Josué mostrou integridade por toda a sua vida e por isso Deus lhe disse que estaria com ele por onde quer que andasse. E nós? Nós temos tido integridade em nossas vidas? Se tivermos integridade Deus estará conosco por onde quer que andemos.
2222222222

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Série devocional “NÃO TEMAS” (Parte 20)

2222222222 Autor: Robson T. Fernandes
“O Senhor, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes.” (Dt 31:8a)
Nas dificuldades da vida podemos chegar a dizer que é fácil falar mas não praticar, pois só quem passa pela dificuldade é quem sabe o que significa sofrer, porém, Deus nos diz que estará nos fortalecendo e não importa o tamanho nem a intensidade da dificuldade, Ele é Deus e pode fazer todas as coisas, inclusive fazer a dificuldade passar ou capacita-nos a enfrentá-la. Talvez até Deus faça a dificuldade aumentar e paralelamente aumentará nossas forças para que ao final saibamos que Ele é Deus e está conosco, para que aprendamos a confiar e depender Dele constantemente.
O slogan tão popular “Deus é fiel” é verdade, mas precisa ser vivido na prática. E mais, que Deus é fiel já sabemos, todavia a pergunta que deveria ser feita é: Nós somos fiéis a Deus? Por causa dessa sociedade pós-moderna muitas “doutrinas” têm penetrado no seio da Igreja e com isso muitos querem colocar Deus no canto da parede cobrando Dele uma ação imediata e uma fidelidade instantânea, mas não têm se lembrado de que precisam ser fiéis a Deus, incondicionalmente.
Não temas nem te espantes, pois fazendo a vontade de Deus Ele estará na nossa frente pelejando por nós. Não importa a quantidade de inimigos nem quem são, o nosso Deus é maior.
2222222222

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Série devocional “NÃO TEMAS” (Parte 19)

2222222222 Autor: Robson T. Fernandes
“Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles; porque o Senhor teu Deus é o que vai contigo; não te deixará nem te desamparará” (Dt 31:6)
O temor é algo que tem a força de abalar com as nossas estruturas, por isso o texto bíblico nos diz que devemos nos esforçar, isto é, realizar um esforço para fortalecer as nossas bases. Quanto mais nos aproximamos de Deus, mais O conhecemos, e quanto mais o conhecemos mais forte ficamos porque passamos a conhecê-Lo melhor e confiar Nele incondicionalmente. Deus vai nos ensinando isso na jornada diária.
Animai-vos é outra ordem dada por Deus. O desânimo pode surgir por várias razões: mente desocupada, falta de objetivos, falta de força nas lutas, falta de confiança, falta de estrutura para suportar aflições... Devemos entender que ao nos aproximarmos de Deus Ele nos ocupará a mente, pois devemos preencher a mente com aquilo que nos dá esperança em Deus; Ele nos dará novos objetivos para nossa vida; Ele nos fortalecerá nas lutas; Ele nos ensinará a confiar; Ele nos dará uma estrutura capaz de suportar aflições... De uma forma u de outra a grande diferença está em Deus e não em nós, por isso devemos nos achegar a Ele.
Deus está conosco, desde que estejamos fazendo a Sua vontade. Por isso Ele não nos deixará nem nos desamparará. Estará conosco para sempre e em todas as ocasiões.
2222222222

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Série devocional “NÃO TEMAS” (Parte 18)

2222222222 Autor: Robson T. Fernandes
“E dir-lhe-á: Ouvi, ó Israel, hoje vos achegais à peleja contra os vossos inimigos; não se amoleça o vosso coração: não temais nem tremais, nem vos aterrorizeis diante deles” (Dt 20:3)
Me parece que os momentos que mais amamos em nossas vidas são aqueles em que encontramos tranqüilidade, porém nem sempre é assim. Existem ocasiões nas quais existem lutas tremendas que muitas vezes nos deixam amedrontados e inseguros, porém o Deus a quem nós servimos nos garante que está conosco nesses momentos.
A verdade é que nossos inimigos existem, quer gostemos ou não. A grande diferença não será feita na quantidade de inimigos mas na nossa conduta diante deles e de Deus.
Precisamos lembrar que no momento da peleja que nos for proposta Deus estará conosco, e por isso não existem razões para temer ou tremer. Precisamos confiar em Deus e na Sua fidelidade.
2222222222

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Série devocional “NÃO TEMAS” (Parte 17)

2222222222
Autor: Robson T. Fernandes
“Eis aqui o Senhor teu Deus tem posto esta terra diante de ti; sobe, toma posse dela, como te falou o Senhor Deus de teus pais; não temas, e não te assustes” (Dt 1:21)
Normalmente tantas coisas dão tão errado em certos momentos de nossas vidas que no instante em que Deus nos concede grandes oportunidades ficamos temerosos, colocando em prática o ditado popular de que “quando a esmola é grande o cego desconfia”.
O temor na vida de qualquer crente é gerado pela falta de confiança, porém Deus diz a Moisés para que ele não temesse nem se assustasse. Deus é fiel e cumprirá todas as Suas promessas.
Deus tem criado grandes oportunidades para seus filhos e com essas oportunidades vêem as responsabilidades, pois a quem muito é dado muito lhe será cobrado, todavia, essas grandes oportunidades devem ser aproveitadas para a glória de Deus e não para glória pessoal, por isso Deus diz não temas, pois se for utilizado para a glória Dele não haverá motivos para temer pois Ele estará sempre no controle e na provisão.
2222222222

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Série devocional “NÃO TEMAS” (Parte 11)

2222222222
Autor: Robson T. Fernandes
“Tão-somente não sejais rebeldes contra o Senhor, e não temais o povo dessa terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o Senhor é conosco; não os temais” (Nm 14:9)
Muitas vezes Deus nos pede coisas que são difíceis, porém não impossíveis. Muitas vezes tememos mais os homens do que a Deus. Muitas vezes tememos nós mesmos.
Esses temores são comuns, mas não corretos. Se tememos a Deus iremos andar corretamente, e isso nos trará conseqüências maravilhosas para nossas vidas.
Não precisamos andar amedrontados com relação a atitude dos outros, ou com o que eles podem fazer. Devemos temer a Deus e saber que Deus está conosco. Pelo menos, com aqueles que entregaram a sua vida para Jesus Cristo.
O Senhor é conosco. Ele está conosco para nos guiar, nos lembrar do que precisamos, nos abençoar, nos avisar quando erramos, nos repreender quando insistimos no erro, nos confortar na aflição, nos animar no desânimo e nos levantar na queda. O Senhor está conosco.
Por que temer?
2222222222

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Série devocional “NÃO TEMAS” (Parte 10)

2222222222 Autor: Robson T. Fernandes
“E disse Moisés ao povo: Não temais, Deus veio para vos provar, e para que o seu temor esteja diante de vós, afim de que não pequeis” (Ex 20:20)
Moisés esclarece que o povo não deveria temer as dificuldades e aflições que estavam presentes, pois tais coisas serviam para provar a fé. O verdadeiro e puro temor deve se ter de Deus, pois o temor do Senhor é o princípio da sabedoria. O temor a Deus é gerado pelo conhecimento de Deus, pois conhecendo-O saberemos o que Ele pode fazer e qual a Sua posição com relação ao pecado. Temer a Deus nos faz ter o desejo de abandonar o pecado.
O temor do Senhor deve estar diante de nós.
A provação tem a única finalidade de nos instruir e não de nos derrotar. Por isso, agradeça a Deus pelo momento de provação, pois é através dela que você será melhorado, aperfeiçoado e aprovado.
As dificuldades, que nos moldam e nos trazem para mais perto do Senhor, são, em muitas ocasiões, boas amigas. São instrumentos nas mãos de Deus para nos fazer vasos para honra.
Portanto, não temas! Apenas observe o que Deus está fazendo em você e o que Ele deseja de você.
2222222222

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Série devocional “NÃO TEMAS” (Parte 09)

2222222222 Autor: Robson T. Fernandes
“Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver” (Ex 14:13)
Quantas vezes em nossas vidas sofremos perseguições, e por essa razão tememos?
É necessário compreender que nós não somos os únicos a enfrentar tal situação, e nem seremos os últimos. Na história bíblica encontramos dezenas de pessoas que enfrentaram as mesmas situações, ou pelo menos situações bem semelhantes.
Moisés, como líder dirigido e guiado por Deus, orienta o povo a não temer.
A orientação que Moisés dá ao povo é para ficar QUIETO. Essa é a atitude, talvez, mais difícil de se ter, pois o impulso natural que todo mundo tem ao ser atacado ou ameaçado é o impulso de reagir, porém Moisés diz: “estai quietos”.
Aqui, dois verbos são utilizados em concordância, ou seja, cooperando um com o outro, e são: quietos e vede. Isso nos diz duas coisas:
1. Precisamos ficar quietos e deixar Deus agir. A ação que devemos ter é a de ficarmos quietos. 2. Precisamos buscar a Deus, independentemente da situação ou de quem esteja nos perseguindo ou ameaçando, e VER o que Deus vai fazer.
Moisés sabia o que Deus iria fazer. Sabia porque Deus o havia falado, e sabia porque confiava em Deus.
Ora, nós sabemos o que Deus já falou porque temos a Sua Sagrada Palavra, e devemos confiar Nele porque Ele não mente (Nm 23:19).
Então, não devemos temer porque Deus é conosco desde que o obedeçamos.
2222222222

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

TURMA DE FORMANDOS - CALEBE 2009

No Próximo dia 19 de dezembro, às 19h 30, o CALEBE estará realizando a cerimônia de formatura de mais uma turma de Apologistas, com a entrada aberta ao público. Local: Igreja Cristã Nova Vida, Campina Grande - PB
CURSO EXTENDIDO
Bruno Tertulino Taveira Cícero Nunes da Silva Claudiane Tomaz da Silveira Érica Patrícia dos Santos Brasil Esdras Luciano Cabral Campelo Irnan Lima de Melo Bastos José Marcos da Silva Santos Maria Cleusa da Silva Maria de Lourdes Almeida Souza Pedro Francisco Souza Júnior Robson Moraes Silva
CURSO BÁSICO
Ailson Gomes Camilo Francisco Leite Rolim Francisco Martins Ferreira Neto Kylven Costa Guedes Marleon Cabral da Cunha Valéria Pereira Leal Viviane Pereira Leal Cavalcante Zilda Maria Santiago de Araújo
CURSO COMPLEMENTAR
Amanda Kátia da Silva Meira Escorel Edna Ferreira Gonçalves Hertz Pires Pina José Adenerson Alves Escorel Meira Lamarck Silveira Fernandes Maria da Conceição Vaz Carvalho Maria Salomé Silveira de Figueiredo Rafael Batista Santos Sylvia Lucena de França Costa Fernandes
1111111111

Série devocional “NÃO TEMAS” (Parte 08)

2222222222 Autor: Robson T. Fernandes
“Agora, pois, não temais; eu vos sustentarei a vós e a vossos filhos. Assim os consolou, e falou segundo o coração deles” (Gn 50:21)
Não temais! José se apresenta como alguém que sabia perdoar e abençoar. Por essa razão Deus o abençoara tanto.
Os irmãos de José precisavam, ser consolados, e Deus sabia disso. Observe que o texto bíblico afirma que José os consolou. Que alívio hein?
Aqueles irmãos que no passado haviam traído José, e o vendido como escravo para que fosse levado para uma terra estranha e longínqua agora estavam a mercê de José. Mas, José era um homem de Deus, e como tal abençoou e não amaldiçoou.
José foi o instrumento de Deus para a preservação do povo de Israel. E que instrumento!
O texto bíblico nos ensina, ainda, outra coisa: “falou segundo o coração deles”. Isso nos ensina que os irmãos de José tinham o desejo de serem acolhidos e protegidos. A Bíblia nos ensina que, pelo comportamento dos irmãos, houve confissão de pecado, arrependimento (mudança de atitude), e sinceridade. Os irmãos de José se humilharam. Essas são as chaves para alcançar a bênção de Deus. Encontramos essas atitudes sendo descritas no texto de 2 Crônicas 7:14.
Quando nós nos comportamos da mesma maneira, Deus nos atende os desejos do coração. Por isso eles foram consolados, e tiveram os seus desejos mais íntimos, verdadeiros e necessários atendidos.
Não temas, apenas arrependa-se e confesse os pecados abandonando-os que Deus proverá o sustento, a consolação e atenderá os desejos do coração.
2222222222

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Série devocional “NÃO TEMAS” (Parte 07)

2222222222 Autor: Robson T. Fernandes
“E José lhes disse: Não temais; porventura estou eu em lugar de Deus?” (Gn 50:19)
Quantas vezes tememos a atitude de outras pessoas como se essas fossem tão poderosas quanto o próprio Deus?
Quantas vezes agimos como se fossemos tão poderosos quanto o próprio Deus?
Não importa se tal atitude parte de nós ou de outras pessoas, ela sempre estará errada. Nem nós e nem outra pessoa, é poderosa como Deus!
José sabia disso. Os irmãos de José não. Talvez eles estivessem pensando que José desejava se vingar e usar todo o seu poder para isso, porém, José lhes ensina acerca da soberania de Deus.
É preciso entender que se algo acontece, ou deixa de acontecer, Deus continua no controle. Ele, Deus, está controlando todas as coisas.
Não temais! Ninguém está no lugar de Deus! Não precisamos temer as adversidades.
Não precisamos temer pessoas inescrupulosas que estão em uma posição de superioridade. Não precisamos temer ameaças. Não precisamos nem sequer temer suposições formadas em nossas mentes.
Nós precisamos temer ao Senhor, porque o temor do Senhor é o princípio da sabedoria (Sl 111:10).
Não temais as lutas que a vida oferece. Deus está conosco.
2222222222

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Série devocional “NÃO TEMAS” (Parte 06)

2222222222 Autor: Robson T. Fernandes
“E disse: Eu sou Deus, o Deus de teu pai; não temas descer ao Egito, porque eu te farei ali uma grande nação” (Gn 46:3)
Alguém certa vez disse que um alpinista escalou a montanha errada e teve que descer para começar a escalar a montanha certa. Muitas vezes é preciso “descer” para poder “subir”!
Em diversas ocasiões tememos baixar o “padrão” de nossas vidas. Porém, pode ser necessário “baixar” para poder começar a subir. Talvez seja preciso perder algo para podermos subir. Como um balão, que precisa perder os sacos de areia, o pesos, para poder subir.
Deus disse “não temas”. Esse temor era proveniente da incerteza do que poderia acontecer no Egito. O Egito que simboliza o mundo, e que ficava no meio do deserto, que simboliza as dificuldades. Muitas vezes em nossas vidas tememos as dificuldades e os locais para os quais temos obrigatoriamente de ir, mas Deus disse “não temas descer ao Egito”. O plano de Deus era que o seu povo fosse luz no mundo, não importava onde, desde que brilhasse.
É preciso entender que aquele que não influencia, termina sendo influenciado. Não importa se estamos no Egito (local que não gostaríamos de estar), ou em Jerusalém (fortaleza da paz), devemos ser luz, fazer brilhar a luz de Cristo em nossas vidas, e não podemos temer as dificuldades, provações ou outras coisas mais.
Não temas, apenas obedeça!
2222222222

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Série devocional “NÃO TEMAS” (Parte 05)

2222222222 Autor: Robson T. Fernandes
“E ele disse: Paz seja convosco, não temais; o vosso Deus, e o Deus de vosso pai, vos tem dado um tesouro nos vossos sacos; o vosso dinheiro me chegou a mim. E trouxe-lhes fora a Simeão” (Gn 43:23)
Paz seja convosco! Que sentimento maravilhoso é o sentimento de paz, mas a verdadeira paz. A paz que só o SENHOR pode dar. Esse sentimento de paz é capaz de nos fazer confiar, e com isso já não mais existe temor.
José foi alguém que sabia confiar, que sabia abençoar e que sabia perdoar. Essas três qualidades fazem um homem crescer no conhecimento e na graça, e quando isto acontece o temor já não mais existe. Todavia, a constante luta entre carne e espírito nos leva a enfrentar esse combate diariamente.
José enfrentou combates durante toda a vida, ao ser excluído, acusado injustamente, esquecido numa prisão, submetido a humilhações... porém o Senhor era com ele, e nesse relacionamento que José alimentava diariamente a confiança foi alimentada e desenvolvida.
No momento em que José diz “não temais”, ele está dizendo confiem em Deus. O temor nos torna cegos e insensíveis às coisas que Deus está fazendo. A confiança nos faz enxerga as ações de Deus.
José disse “não temais”, ou seja, Deus está colocando tesouros em nossos “sacos” e talvez não estejamos entendendo por causa do temor.
Portanto, não temas!
2222222222

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

CARACTERÍSTICAS QUE FAZEM O CRIACIONISMO E O EVOLUCIONISMO INCONCILIÁVEIS


Autor: Robson T. Fernandes

Precisamos entender as verdadeiras características do Criacionismo e do Evolucionismo para afirmar com convicção que tais pensamentos são antagônicos. Vejamos, então, as suas características:

Série devocional “NÃO TEMAS” (Parte 04)

2222222222 Autor: Robson T. Fernandes
“E aconteceu que, tendo ela trabalho em seu parto, lhe disse a parteira: Não temas, porque também este filho terás” (Gn 35:17)
Raquel enfrentou uma gravidez de risco, porém a sua preocupação não era com sua própria vida, mas com a vida de seu filho, que vira a ser chamado de Benjamim.
Muitas vezes o “nascimento” é penoso, sofrido, porém a Bíblia nos ensina que só haverá vida se houver morte (Jo 12:24). Não estou afirmando que toda criança que nascer provocará a morte da mãe, não. Estou afirmando que em nenhum momento encontramos Raquel blasfemando ou resmungando pelo seu sofrimento. Ao contrário, encontramos a parteira afirmando que ela não deveria temer, pois a criança nasceria. Com isso entendemos que ela temia pela vida do filho e não pela sua própria. Que amor! Esse é o amor verdadeiro de mãe.
Muitas vezes o nascimento de um ministério também é penoso, sofrido. Na maioria dos casos o nascimento de uma nova vida através da conversão é penoso, sofrido.
O nascimento, seja literal ou não, poderá produzir dores e sofrimentos, mas continuará sendo o surgimento de uma vida.
Quando há o amor verdadeiro, pelo motivo correto e com as atitudes corretas não se deve haver motivos para temores.
Portanto, não temas!
2222222222

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA BABILÔNIA


Uma reflexão sobre a babilônia e a vida da Igreja

Robson T. Fernandes

A Babilônia é um local citado na Bíblia por mais de 200 vezes. Está localizada no que hoje conhecemos como Iraque, entre os rios Eufrates e Tigre (Mesopotâmia) na Planície de Sinear.

Tal lugar ficou bastante conhecido na antiguidade pela construção da Torre de Babel, sendo a primeira cidade mencionada após o Dilúvio (Sinear) e chamada posteriormente de Caldéia. Era a cidade das maravilhas, com enormes pedras e muito bem ajustadas, os jardins suspensos (uma das 7 maravilhas do mundo antigo), o templo de Bel que tinha 200 metros de altura. Era o centro do comércio do mundo antigo. Suas muralhas tinham mais de 100 metros de altura, e tinham a capacidade de suportar a passagem de dois carros de guerra, lado a lado, por cima dela. Cada lado da cidade tinha 25 portas de metal, com uma rua saindo de cada porta, possuindo 6 Km de extensão.

Série devocional “NÃO TEMAS” (Parte 03)

2222222222 Autor: Robson T. Fernandes
“E apareceu-lhe o Senhor naquela mesma noite, e disse: Eu sou o Deus de Abraão teu pai; não temas, porque eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão meu servo” (Gn 26:24)
Isaque havia sido expulso das terras de Abimeleque (Filístia), porque estava ficando “poderoso”, e Abimeleque estava receoso e temeroso com o crescimento de Isaque. Quantas vezes isso não acontece em nossas vidas? Porém, Isaque não desistiu e, retirando-se dali, voltou a cavar os poços que os servos de seu pai, Abraão, haviam cavado. Após mais uma seqüência de lutas e retiradas, Isaque cava um poço e se estabelece no local.
Deus se apresenta para Isaque e lhe diz para não temer. O SENHOR continua lhe dizendo que o abençoaria por amor de seu pai Abraão. Que herança!
O verdadeiro legado, a verdadeira herança, não são os bens materiais, mas aquilo que Abraão deixou para Isaque, uma aliança de amor com Deus. Essa é a verdadeira herança.
Quando se é fiel à aliança estabelecida com Deus os frutos surgem e não há necessidade de se apoiar nas coisas passageiras desse mundo temporário. Deve-se haver temor a Deus e não as coisas desse mundo.
Deus diz a Isaque: “Não temas”.
Deus diz a Isaque: “eu sou contigo”.
Deus diz a Isaque: “abençoar-te-ei”.
Deus diz a Isaque: “multiplicarei a tua descendência”.
Deus promete estar com Isaque todos os momentos, por isso ele não precisava temer. Deus promete a Isaque continuar sendo o seu Deus, assim como foi com o seu pai. Deus promete a Isaque abençoá-lo suprindo as suas necessidades. Deus promete a Isaque torná-lo uma grande nação.
Isaque não tinha razão para temer.
Conosco não é diferente.
Apenas, não temas!
2222222222

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

OS EFEITOS DO COMUNISMO NA SOCIEDADE



Uma reflexão sobre as práticas do regime comunista no mundo, sua relação com o ateísmo e as consequências para o cristianismo

Robson T. Fernandes


“Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui” João 18:36

Jesus Cristo deixa seu ensino, nessa passagem, esclarecendo que o Seu reino não é deste mundo. Isto nos traz a ideia central de que o pensamento que precisa ocupar a cabeça de um genuíno cristão é buscar transformar vidas e não a sociedade através da adoção de ideologias políticas. Nesse sentido, quando tratamos de comunismo estamos, também, tratando de Socialismo, Marxismo e Leninismo, que são faces e aplicações diversas da mesma raiz de pensamento. Ainda, é importante destacar, inicialmente, que tais ideologias são aplicações políticas do pensamento ateu.

            Mas, antes de mais nada é preciso conceitua-los.

O Socialismo, segundo o Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, é a “doutrina que prega a primazia dos interesses da sociedade sobre os dos indivíduos, e defende a substituição da livre-iniciativa pela ação coordenada da coletividade na produção de bens e na repartição da renda”.

O Comunismo, segundo o Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, é o “sistema social, político e econômico desenvolvido teoricamente por Karl Marx, e proposto pelos partidos comunistas como etapa posterior ao socialismo”.

O comunismo é um assunto que por natureza é antagônico aos ensinos de Cristo, muito embora alguns socialistas digam o contrário. Mas, por que antagônico? Martin Luther king[1] estabelece três razões pelas quais os dois pensamentos são inconciliáveis. Vejamos:
[...] o Comunismo se baseia numa visão materialista e humanista da história e da vida. Segundo a teoria comunista, não é a inteligência nem o espírito que decidem do universo, mas apenas a matéria; esta filosofia é declaradamente secularista e ateísta. Para ela, Deus é um simples mito criado pela imaginação; a religião, um produto do medo e da ignorância; e a Igreja, uma invenção dos governantes para controlarem as massas. O Comunismo, tal como o Humanismo, mantém, além disto, a grande ilusão de que o homem pode salvar-se sozinho, sem a ajuda de qualquer poder divino, e iniciar uma nova sociedade.

[...] o Comunismo assenta num relativismo ético e não aceita absolutos morais estabelecidos. O bem ou o mal são relativos aos métodos mais eficientes para o desenvolvimento da luta de classes. O Comunismo emprega a terrível filosofia de que os fins justificam os meios. Apregoa pateticamente a teoria duma sociedade sem classes, mas, infelizmente, os métodos que emprega para realizar esse nobre intento são quase sempre ignóbeis. A mentira, a violência, o assassinato e a tortura são considerados meios justificáveis para realizar esse objetivo milenário. Será isto uma acusação falsa? Escutai as palavras de Lenine, o verdadeiro estrategista da teoria comunista: “Devemos estar prontos à empregar o ardil, a fraude, a ilegalidade e a verdade encoberta ou incompleta”. A História moderna tem passado por muitas noites de agonia e por muitos dias de terror por causa desta opinião ter sido tomada a sério por muitos dos seus discípulos.

[...] o Comunismo atribui o máximo valor ao Estado; o homem é feito para o Estado, em vez do Estado para o homem. Poderão objetar que o Estado, na teoria comunista é uma “realidade intermediária” que “desaparece” quando emergir a sociedade sem classes. Em teoria, isto é verdade; mas também é verdade que, enquanto o Estado se mantém, é ele a finalidade. O homem é o meio para esse fim e não possui quaisquer direitos inalienáveis; os únicos que possui derivam ou são-lhe conferidos pelo Estado. A nascente das liberdades secou sob um tal regime. Restringe-se no homem a liberdade da imprensa e da associação, a liberdade de voto e a liberdade de ouvir ou de ler. Arte, religião, educação, música ou ciência, tudo depende do Estado, e o homem é apenas o servo dedicado do Estado onipotente.[2]
Por essas razões podemos afirmar a incompatibilidade entre o cristianismo e o comunismo.

Como cristãos precisamos entender que não existem sistemas políticos ou sociais que sejam perfeitos. Quaisquer métodos de governo que o ser humano - por natureza falho e caído – criar, possuirão falhas, porém, se alguém se denomina cristão terá que concordar com os ensinos bíblicos, que declaram de forma clara que o único meio de governo sem erros é a Teocracia, e esta será estabelecida segundo o texto de Isaías 65 ou em Apocalipse 19:15.

R. J. Rummel[3] define o marxismo da seguinte maneira:
De todas as religiões, seculares ou não, o marxismo é de longe a mais sangrenta — mais sangrenta do que a Inquisição Católica, as várias cruzadas católicas e a Guerra dos Trinta Anos entre católicos e protestantes. Na prática, o marxismo significa terrorismo sanguinário, expurgos mortais, campos letais de prisioneiros e trabalhos forçados assassinos, deportações fatais, fomes provocadas por homens, execuções extrajudiciais e julgamentos “teatrais”, descarado genocídio e assassinatos em massa.[4]
Em se tratando de comunismo, basta observar o resultado prático e social de países que o adotaram na tentativa de resolver seus problemas. Podemos afirmar com a mais absoluta certeza que o resultado foi catastrófico, e isso pode ser visto no esclarecedor Livro Negro do Comunismo.

Luís Dufaur, sobre o Livro Negro do Comunismo, faz a seguinte declaração:
O Livro Negro do Comunismo, há pouco editado no Brasil, pôs em foco a magnitude dos crimes gerados por esses erros. Desde que foi publicado na França, em 1997, ele suscita apaixonadas polêmicas. Numerosos simpatizantes do comunismo saíram da moita em defesa do partido. No Parlamento francês, o Primeiro-ministro socialista Lionel Jospin correu em socorro de seus aliados do Partido Comunista, denunciados por deputados da direita com base no referido Livro Negro. Apareceu até um volume criticando essa obra, ironicamente intitulado Livro Negro do Capitalismo, aliás tão pífio que a revista “Veja” o qualificou de “obra idiota e estapafúrdia”.

O Livro Negro do Comunismo foi escrito por esquerdistas. O coordenador da equipe é Stéphane Courtois, diretor da revista Communisme e diretor de investigações do prestigioso Centre National de la Recherche Scientifique de Paris. Ele vem do maoísmo e se define como anarquista. Os títulos e obras dos demais colaboradores ocupam algumas páginas. Por sua vez, a Rússia abriu-lhes arquivos até então zelosamente fechados.[5]
Ou seja, os dados apresentados nesse livro foram apresentados por um comunista e têm como fonte os documentos oficiais de países reconhecidamente comunistas, como Rússia.

Alguns desses dados oficiais e reconhecidamente atestados apresentam os seguintes números de mortes causadas por perseguições geradas pelo comunismo:

·         20 milhões de mortos na antiga URSS;
·         65 milhões de mortos na China;
·         1 milhão de mortos no Vietnã;
·         2 milhões de mortos na Coréia do Norte;
·         2 milhões de mortos no Cambodja;
·         1 milhão de mortos no Leste-Europeu;
·         250 mil de mortos na América Latina;
·         1,7 milhão de mortos na África;
·         1,5 milhão de mortos no Afeganistão.

No total, podemos catalogar algo entre 100 e 110 milhões de mortos, vítimas de perseguição comunista. Podemos denomina-lo de um verdadeiro genocídio, pior até que aquele realizado pelo nazismo durante a segunda guerra mundial, que totalizou 25 milhões de mortos.

A perseguição, tortura e morte realizada pelo comunismo se aplica a toda e qualquer pessoa que se oponha a seus ditames.

É bem sabido que muitos realizaram perseguições, torturas e mortes em nome do cristianismo, também. Todavia, precisamos entender que essas práticas nunca, jamais, representaram o ensino de Jesus Cristo. Essas práticas realizadas em nome do cristianismo são feitas por pessoas e grupos que não representam a Bíblia em sua essência. O próprio Jesus recusou se apresentar como um anarquista, agitador político, libertador social e muito menos como um perseguidor, torturador ou assassino. Antes, ele foi assassinado, e antes disso, foi perseguido porque recusou-se engajar-se em movimentos políticos e apresentar-se como libertador social. Jesus apresentou-se como o libertador de almas, O salvador de vidas!

A denominada “Santa Inquisição”, por exemplo, não teve absolutamente nada de santa, foi fruto de uma perseguição católica travada contra qualquer um que discordasse de seus preceitos, inclusive crentes que desafiaram o poder do catolicismo ao insistirem em ler a Bíblia e se contrapor aos dogmas antibíblicos do catolicismo, aderindo a Reforma Protestante.

Para apresentar comprovações do que foi dito, podemos apresentar uma lista de locais e datas que nos revelam alguns números da Inquisição:
1209, em Beziers (França) - 60 mil foram martirizados; 1211, em Lauvau (França) - o governador foi enforcado, sua mulher apedrejada e 400 pessoas queimadas vivas; 1420-1498, o frade Torquemada comandou por 8 anos a morte de 10.200 protestantes e intelectuais queimados vivos; Na Espanha 31.912 cristãos não católicos foram mortos. 291.450 martirizados e dois milhões banidos; 1500-1558, Carlos V eliminou por ordem do papa 50 mil cristãos alemães; 1566-1572, o Papa Pio V exterminou 100.000 Anabatistas; 1572-1585, o Papa Gregório XIII organizou com os jesuítas o extermínio dos protestantes franceses e na noite de 24 de agosto de 1572 mataram 70 mil deles; 1590, o catolicismo eliminou cerca de 200 mil cristãos Huguenotes; 1578-1637, o Monarca alemão Fernando II exterminou cerca de 15 milhões de pessoas.[6]
No livro Congregacional de Relatórios (p.3262) encontramos o Juramento dos Jesuítas, que diz o seguinte:
Prometo ensinar a guerra lenta e secreta contra os protestantes e maçons... queimar vivo esses hereges, usar o veneno, o punhal ou a corda de estrangulamento...farei arrancar o estômago e o ventre de suas mulheres e esmagarei a cabeça de seus filhos contra a parede, a fim de aniquilar a raça!...Se eu for perjuro, as milícias do papa poderão cortar meus braços e minhas pernas, degolar-me, cortando minha garganta de orelha a orelha, abrir minha barriga e queimá-la com enxofre, etc.! – Assino meu nome com a ponta deste punhal molhado no meu próprio sangue.
A história registrou que só na Idade Média, anos 500 a 1700, os papas e a Igreja católica romana assassinaram cerca de 50 milhões de cristãos não católicos. Uma média de 40 mil por ano.[7]

No livro Os Piores Assassinos e Hereges da História, de Caim a Saddam Hussein[8] encontramos o seguinte relato acerca do catolicismo:
Em toda a sua calamitosa história, a Igreja Católica nada mais tem feito que perseguir o homem, sob o sofisma de agir em nome de Deus. Vejamos os morticínios que ela levou a efeito: As cruzadas à Terra Santa custaram à humanidade o sacrifício de dois milhões de vítimas; de Leão X a Clemente IX (papas) os sanguinários agentes do catolicismo, que dominavam a França, a Holanda, a Alemanha, a Flandes e a Inglaterra, realizaram a tenebrosa São Bartolomeu, de que já falamos, degolando, massacrando, queimando mais de dois milhões de infiéis, enquanto a Companhia de Jesus, obra do abominável Inácio de Loyola, cometia as maiores atrocidades, chegando mesmo a envenenar o Papa Clemente XIV. O seu agente S. Francisco Xavier, em missão no Japão, imolava cerca de quatrocentos mil nipônicos; as cruzadas levadas a efeito entre os indígenas da América, segundo Las Casas, bispo espanhol e testemunha ocular de perseguição e autos-de-fé, sacrificaram doze milhões de seres em holocausto ao seu Deus; a guerra religiosa que se seguiu ao suplício do Padre João Huss e Jerônimo de Praga, contou mais de cento e cinqüenta mil vidas imoladas à Igreja Romana; no século XIV, o grande Cisma do Ocidente cobriu a Europa de cadáveres, dado que nada menos de cinqüenta mil vidas foram o preço cobrado pela ira papal; as cruzadas levadas a efeito a partir de Gregório VII (papa), roubaram à Europa cerca de trezentos mil homens, assassinados com requintes de selvageria; nas terras do Báltico, os frades cavaleiros, além de uma devastação e pilhagem completa, ainda sacrificaram mais de cem mil vidas; a imperatriz Teodora, dando cumprimento a uma penitência imposta pelo seu confessor, fez massacrar cento e vinte mil maniqueus, no ano de 845; as disputas religiosas entre iconoclastas e iconólatras devastaram muitas províncias, resultando ainda no sacrifício de mais de sessenta mil cristãos degolados e queimados. A Santa Inquisição, na sua longa e tenebrosa jornada, levou aos mais horrorosos suplícios, inclusive às fogueiras, algumas centenas de milhares de pobres desgraçados; segundo o Barão d´Holbach, a Igreja Católica Romana, pelos seus papas, bispos e padres, é a responsável pelo sacrifício de cerca de dez milhões de vidas. Que mais é preciso dizer?
Diante dessas informações afirmamos categoricamente que isto nunca, jamais, representou a instrução da Bíblia Sagrada e muito menos os ensinos de Jesus Cristo! Entretanto, com o comunismo é totalmente diferente, porque os assassinatos e mortes causados pelo dito sistema realizou tais crimes por ordem e instrução de seus fundadores. Por exemplo, Lenine, estrategista da Teoria Comunista, declarou que “devemos estar prontos à empregar o ardil, a fraude, a ilegalidade e a verdade encoberta ou incompleta”, tudo para a implantação e manutenção de tal sistema.

De acordo com a agência católica Zenit (02 de setembro de 1999), o comunismo matou de fome cerca de 3,5 milhões de pessoas na Coréia do Norte.

O Jornal do Brasil, em (30 de outubro de 1999), noticiou que na China, 65 milhões de pessoas foram mortas e na Rússia 20 milhões. Que o Comunismo é responsável pela morte de aproximadamente 100 milhões de pessoas, e que a Comissão sobre Repressão do governo russo concluiu que os bolchevistas mataram pelo menos 43 milhões de pessoas entre 1917 e 1953.
Para o “práxis” marxista, “os fins justificam os meios”; pode-se lançar mão da violência, da corrupção, do roubo, da falsidade e da morte para se implantar o comunismo; tudo é válido. É por isso que o comunismo matou cerca de 100 milhões de pessoas no século XX, e foi o maior fracasso do mesmo século[9].

E o que o marxismo, o maior dos experimentos sociais humanos, realizou para seus cidadãos pobres, nesse muitíssimo sangrento custo em vidas? Nada de positivo. Deixou em seu rastro desastres econômicos, ambientais, sociais e culturais[10].
Além de tudo isso, algumas informações adicionais do site da Frente Universitária Lepanto são apresentadas, com base no Livro Negro do Comunismo:
Na Rússia – como em geral nos países que caem nas garras do comunismo -- tudo começou pela Reforma Agrária. Em 29 de abril de 1918, Lenine decretou “uma batalha cruel e sem perdão contra esses pequenos proprietários de terra”. Os bolchevistas passaram a desarmá-los e a lhes confiscar o grão. Quem resistia era torturado ou espancado até a morte. Roubavam-lhes até a roupa interior de inverno e os sapatos, ateavam fogo nas saias das mulheres para que dissessem onde estavam sementes, ouro, armas e objetos escondidos. As violações praticadas então pelos comunistas foram sem conta.
[...]

Tendo confiscado o alimento, o governo reduziu o povo pela fome. Só comia quem possuísse o cartão de racionamento distribuído pelo partido... Havia seis categorias de estômagos excomungados. Os burgueses, os contra-revolucionários, os proprietários rurais, os comerciantes, os ex-militares, os ex-policiais foram condenados ao desaparecimento.

[...]

A fome prostrou a população. Em 1922 não havia mais revoltas, apenas multidões apáticas implorando uma migalha e morrendo como moscas. Foi o início da primeira grande fome que ceifou 5 milhões de vidas.
[...] Surgiu o canibalismo. Os comunistas deitaram a mão nos bens da igreja cismática (dita ortodoxa), majoritária na Rússia. O confisco ocorreu com profanações e carnavais anti-religiosos. Após sucessivas ondas aniquiladoras, pouquíssimos templos permaneceram abertos. Os “Popes” (chefes da igreja cismática) transformados em agentes do Partido.[...]Stalin completou a estatização do campo decretando o extermínio imediato de 60 mil chacareiros e o exílio da grande maioria para campos de concentração da Sibéria... Em poucos dias, a meta de 60 mil assassinatos foi superada. Em menos de dois anos foram deportados 1.800.000 proprietários e familiares [...][...] crianças famintas lotavam as ruas. As que ainda não haviam inchado foram conduzidas a um galpão, onde agonizaram aproximadamente 8 mil crianças. As outras foram despejadas num local longínquo para morrerem sem serem vistas. Esta fase final da Reforma Agrária provocou 6 milhões de mortes.[...][...] A mortandade causada pelo Grande Expurgo atingiu mais de 6 milhões de pessoas[...] Durante a II Guerra Mundial, o comunismo russo dizimou as minorias étnicas. Mais de 80% dos 2 milhões de descendentes de alemães que moravam na URSS foram expurgados como espiões e colaboradores do inimigo. Várias outras etnias foram supressas.[...] A China de Mao-Tsé-Tung seguiu as pegadas da Rússia com aspectos surpreendentes. Assim que se apossava de uma região, o comunismo chinês empreendia a Reforma Agrária. Mas antes de eliminar os proprietários, desmoralizava-os o quanto podia. Eles eram por exemplo submetidos ao “comício da acidez”: os parentes e empregados deviam acusá-los das piores infâmias até que “entregassem os pontos”, sendo então executados pelos presentes. Um proprietário teve que puxar um arado sob as chibatadas de colonos, até perecer. Chegou-se a obrigar membros da família de um fazendeiro a comer pedaços da carne dele, na sua presença, ainda vivo! A Reforma Agrária chinesa extinguiu de 2 a 5 milhões de vidas, sem contar aqueles que nunca voltaram entre os 4 a 6 milhões enviados aos campos de concentração.[...] A fome mais mortífera da História da humanidade sacrificou então 43 milhões de vidas! Era proibido recolher as crianças órfãs ou abandonadas [...]O sistema amarelo de campos de concentração foi (e continua sendo) o maior do mundo. Até meados dos anos 80, mais de 50 milhões de infelizes passaram por ele. A média de ingresso nesse sistema é de 1 a 2 milhões de pessoas por ano, e a população carcerária atinge, em média, a cifra de 5 milhões. Os presos-escravos vivem psiquicamente infantilizados, num sistema de autocríticas e delação mútua. Esses cárceres, disfarçados em unidades industriais do Estado, desempenharam importante papel nas exportações chinesas. Pense nisso o leitor quando lhe oferecerem um produto chinês a preço ínfimo...Em 1966, Mao lançou a Revolução Cultural. Tratava-se de reduzir a pó os vestígios do passado, de eliminar tudo quanto falasse da alma espiritual ou evocasse a beleza. Os cenários e guarda-roupas da Ópera de Pequim foram queimados. Tentou-se demolir a Grande Muralha, e os tijolos arrancados serviram para construir chiqueiros! Era proibido possuir gatos, aves ou flores![...]Os mortos são calculados entre 400 mil a 1 milhão, e os encarceramentos em torno de 4 milhões: uma alucinante ninharia, se comparada aos massacres da Reforma Agrária e do “salto para a frente”! Apesar disso, a Revolução Cultural serve até hoje como fonte de inspiração para revoluções do gênero.[...]
Os chefes comunistas Cambojanos haviam estudado na França, onde militaram no Partido Comunista Francês, tendo então conhecido as novas doutrinas ecológicas... Sua meta: eliminar o senso da própria individualidade, todo sentimento de piedade ou amizade, qualquer idéia de superioridade. Assim, queriam forjar o “homem novo”, integrado na natureza, espontaneamente socialista, detentor de um saber meramente material, de um pensamento que não pensa[...][11]
Muitos comunistas ficam revoltados ao serem expostas as ações práticas de suas ideias, todavia, o que se apresentam são fatos, e quais argumentos podem utilizados contra fatos documentados? O que dizer diante de comprovações históricas de milhões de mortes que foram executadas por orientações das “mentes pensantes” elaboradoras de tão cruel “solução social”? Antes disso, e ao invés de se revoltarem contra as suas próprias ideologias nefastas e cruéis, deveriam lembrar a si mesmos da orientação de Lenine: “Devemos estar prontos à empregar o ardil, a fraude, a ilegalidade e a verdade encoberta ou incompleta”, pois esse pensamento e estratégia reflete bem a sua ideologia.

Mais ainda:
Após tal leitura, densa e documentada, um mundo de interrogações permanece na cabeça do leitor. O que foi feito na Rússia dos campos de concentração? Eles existem ainda? Ou foram extintos? Se existem, por que ninguém fala deles? Se foram extintos, que mistério explica o fato de os grandes órgãos de imprensa do Ocidente não enviarem jornalistas para  entrevistar as vítimas ou filmar os locais de tortura e morte?
Por que as ONGs humanitárias não procuraram na Sibéria ou alhures eventuais sobreviventes? E por que a coorte de defensores dos “direitos humanos” não se interessou  pelo destino final desses milhões de vítimas? E como explicar ainda seu silêncio sobre os atuais cárceres-fábricas chineses?[12]
R. J. Rummel nos traz o resumo deste artigo de maneira simples - mas não simplista, clara - mas não evasiva, e direta - mas não negligente:
De todas as religiões, seculares ou não, o marxismo é de longe a mais sangrenta — mais sangrenta do que a Inquisição Católica, as várias cruzadas católicas e a Guerra dos Trinta Anos entre católicos e protestantes. Na prática, o marxismo significa terrorismo sanguinário, expurgos mortais, campos letais de prisioneiros e trabalhos forçados assassinos, deportações fatais, fomes provocadas por homens, execuções extrajudiciais e julgamentos “teatrais”, descarado genocídio e assassinatos em massa
No total, os regimes marxistas assassinaram aproximadamente 110 milhões de pessoas de 1917 a 1987. Para se ter uma perspectiva desse incrível alto preço em vidas humanas, note que todas as guerras internas e estrangeiras durante o século 20 mataram 35 milhões de pessoas. Isso é, quando marxistas controlam países, o marxismo é mais mortal do que todas as guerras do século 20, inclusive a 1 e 2 Guerra Mundial e as Guerras da Coréia e do Vietnã[13]
O marxismo tem servido de base para a filosofia política ateísta, todavia, seria muito bom que todo comunista, bem como todo ateu, lembrasse de uma frase pouco conhecida de Karl Marx: “Perdi o céu, e o sei com certeza. Minha alma, outrora bela a Deus, está agora destinada ao inferno”, e juntamente com essa frase lembrasse, também, da Sagrada Escritura, que traz a verdade de um Deus que pode mudar não só uma vida, mas uma sociedade inteira:

“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra”
2 Crônicas 7:14

Podemos concluir, de forma sucinta, afirmando que Jesus Cristo é a única solução para a vida do homem. A solução está em uma pessoa – Jesus Cristo – e não em um sistema, e muito menos em um sistema alicerçado no ateísmo e apresentado pelo nome de comunismo, marxismo, socialismo, leninismo ou como você deseje chamar.



Robson Tavares Fernandes é casado com Maria José Fernandes e pai de Isabela Fernandes. É graduado em Teologia pelo STEC e pelo IBRMEC e Mestre em Teologia do Novo Testamento e Hermenêutica pelo Betel Brasileiro. Tem se dedicado desde 1998 ao ensino e pesquisa na área de Hermenêutica, Apologética, História, Teologia e Fé e Ciência. É pastor auxiliar e líder da Secretaria de Ensino da Igreja Cristã Nova Vida. É escritor e co-autor do livro “Apostasia, Nova Ordem Mundial e Governança Global” (em co-autoria com Augustus Nicodemus Lopes, Russell Shedd, Norman Geisler, Uziel Santana e Norma Braga).

  



[1] Martin Luther king foi um pastor protestante e ativista político nos EUA. Tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e no mundo. Nasceu em Atlanta - EUA, em 15 de janeiro de 1929, e foi assassinado em Memphis, no dia 4 de abril de 1968.
[2] COMO DEVE O CRISTÃO ENCARAR O COMUNISMO. Disponível em: http://ihaveadream.br.tripod.com/martin12.htm. Acesso em: 10 mar 08.
[3] Rudolph Joseph Rummel é professor de ciência política na Universidade do Havaí e dedicou boa parte de sua vida acadêmica pesquisando e desenvolvendo informações sobre violência coletiva e guerra.
[4] Marxismo: A Máquina Assassina. Disponível em: http://www.midiasemmascara.org/artigos/movimento-revolucionario/14094-marxismo-a-maquina-assassina.html. Acesso em: 08 mar 08.
[5] O Livro Negro do Comunismo revela o maior crime da História. Disponível em: http://clubedasabedoria.blogspot.com.br/2009/07/o-livro-negro-do-comunismo-revela-o.html. Acesso em: 10 mar 08
[6] INQUISIÇÃO CATÓLICA. Disponível em: http://solascriptura-tt.org/Seitas/Romanismo/InquisicaoCatolica-JFlavio.PCristiano.htm. Acesso em 09 mar 2008.
[7] CARROLL, J. M. O Rastro de Sangue. São Paulo: Imp. Brasileira Brusco. p.26.
[8] MENDES, Jeovah. Os Piores Assassinos e Hereges da História, de Caim a Saddam Hussein. 1997. p. 249-250.
[9] COURTOIS, Stéphane. O Livro Negro do Comunismo – crimes, terror e repressão. São Paulo: Ed. Bertrand Brasil, 2001.
[10] Marxismo: A Máquina Assassina. Disponível em: http://juliosevero.blogspot.com.br/2004/12/marxismo-mquina-assassina.html. Acesso em: 10 mar 08.
[11] O Livro Negro do Comunismo revela o maior crime da História. Disponível em: http://clubedasabedoria.blogspot.com.br/2009/07/o-livro-negro-do-comunismo-revela-o.html. Acesso em: 10 mar 08
[12] Idem.
[13] Marxismo: A Máquina Assassina. Disponível em: http://juliosevero.blogspot.com.br/2004/12/marxismo-mquina-assassina.html. Acesso em: 10 mar 08.