quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Série devocional “NÃO TEMAS” (Parte 43)

2222222222 Autor: Robson T. Fernandes
“E disse Davi a Salomão seu filho: Esforça-te e tem bom ânimo, e faze a obra; não temas, nem te apavores; porque o Senhor Deus, meu Deus, há de ser contigo; não te deixará, nem te desamparará, até que acabes toda a obra do serviço da casa do Senhor” (1Cr 28:20)
Davi, por experiência própria orienta Salomão a fazer três coisas: Esforçar-se, ter bom ânimo e fazer a obra.
Essa “fórmula” traz o resultado da vitória ministerial, pois podemos dizer que no trabalho que nos é proposto, 10% é de “inspiração”, ou seja, idéia e iluminação, e 90% é de transpiração, ou seja, esforço, dedicação, trabalho. Em uma linguagem popular é o mesmo que “suar a camisa”. Sem esforço não há materialização da idéia que se teve. Depois, Davi diz que deveria haver bom animo, ou seja, deveria se manter viva na memória o sonho, o desejo, o objetivo, para que não houvesse o desfalecimento. Bom ânimo significa continuar firme apesar das dificuldades. O ânimo é mantido quando se mantêm viva a esperança, e a esperança continua quando se tem confiança, quando se sabe o que se está fazendo e para quem se está fazendo. Portanto, é necessário esforço e bom ânimo.
Com tudo isso, podemos entender a terceira colocação de Davi: “faze a obra”. Davi deixou essa afirmação por último, e não foi por acaso, porque para se fazer a obra da maneira correta é necessário muito esforço e bom ânimo, porque também não adianta de nada começar a faze a obra mas não concluí-la. É preciso começar e dar continuidade. É preciso esforço e bom ânimo.
Davi disse para Salomão não temer nem se apavorar. Na verdade, quando desprendemos esforço, aliado com o bom ânimo para fazermos a obra, Deus nos capacita de tal maneira que nem temos tempo e nem espaço para temor, mas somos impelidos pelo Espírito Santo a fazer a obra, mesmo que isso nos custe um alto preço, mas será um preço revertido em glória.
Glória a Deus por isso!
Portanto, não temas, apenas se esforce, tenha bom ânimo e faça a obra que Deus propôs em seu coração. O resto é com Deus. Apenas vá!
2222222222

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para expressar a sua opinião, mas ela só será publicada se for expressa com respeito e educação.