quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Série devocional “NÃO TEMAS” (Parte 30)

2222222222
Autor: Robson T. Fernandes
“E, ao tempo em que ia morrendo, disseram as mulheres que estavam com ela: Não temas, pois deste à luz um filho. Ela porém não respondeu, nem fez caso disso.” (I Sm 4:20)
Eli foi um juiz e sacerdote em Israel e exerceu seu ministério de forma inadequada, já que repreendia os outros pelos seus erros, porém acobertava os erros de seus filhos (ISm 3:13). Com isso, Deus afirma que iria trazer juízo por esse motivo (ISm 3:11,12).
Dois filhos de Eli foram mortos na peleja contra os filisteus, Hofni e Finéias, Israel perdeu a primeira batalha, morrendo quatro mil homens, e a segunda batalha, quando morreram trinta mil homens e a arca da aliança foi levada para Asdode. Ao saber da notícia, Eli que estava sentado em uma cadeira, cai para trás e quebra o pescoço, morrendo.
Nessa época, a esposa de Finéias estava grávida e ao receber a notícia entra em trabalho de parto, quando nasce o menino, que recebeu o nome de Icabode, que em hebraico significa: “não há glória”.
O temor em Israel era grande e a arca da aliança que representava a glória de Deus, a presença de Deus, no meio do povo já não estava ali. Foi-se a alegria, foi-se a glória de Israel, foi-se a presença de Deus.
Quantas vezes em nossas vidas situações semelhantes acontecem, conosco ou com pessoas próximas? Quando nos sentimos sós e desamparados, buscando a presença de Deus mas sem encontrar.
Bem, a mensagem de Deus para a nação de Israel dizia respeito a santidade. Para nós a mensagem é a mesma: Santidade. Nossos pecados nos atingem de uma forma muito forte, mas atinge também pessoas que estão ao nosso redor. Por causa do mal sacerdote Eli, e seus filhos, o povo de Israel sofreu as consequências.
As mulheres que auxiliaram no parto da nora de Eli, esposa de Finéias, lhe disseram para não temer. Talvez aquelas mulheres pensassem que ela tinha medo de ficar só, pois perdeu o marido e o sogro. Talvez pensassem que ela estivesse com medo de ficar desamparada. Talvez pensassem que ele tivesse medo de não dar continuidade a sua família etc. De uma forma ou de outra, aquelas mulheres pensaram que a felicidade estava restrita a ter um filho. Na verdade, os filhos são grandes bênçãos que o Senhor nos dá, são motivos de alegria e louvor a Deus, mas a tristeza daquela mulher, além da perda do marido, do sogro e do cunhado, era por causa do afastamento do Senhor, era porque a glória do Senhor já não estava com Israel.
As mulheres disseram “não temas”, mas na verdade ela estava profundamente triste.
Por que não temer nesse caso? Era motivo para temor sim!
Com a presença de Deus em nossas vidas não precisamos temer situações e circunstâncias, mas com o distanciamento do Senhor teremos todas as razões do mundo para temer.
Com essa passagem bíblica podemos aprender que nossas ações têm consequências e que devemos buscar ao Senhor diariamente em santidade e temor, para que assim não precisemos temer. A santificação é a chave para a comunhão. Em nosso caso, a santificação já foi dada por Cristo, mas precisamos viver nessa santificação que Jesus já nos deu.
2222222222

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para expressar a sua opinião, mas ela só será publicada se for expressa com respeito e educação.