quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Série devocional “NÃO TEMAS” (Parte 41)

2222222222
Autor: Robson T. Fernandes
“E Gedalias jurou a eles e aos seus homens, e lhes disse: Não temais ser servos dos caldeus; ficai na terra, servi ao rei de Babilônia, e bem vos irá.” (II Rs 25:24)
Na terceira deportação do povo de Judá para a Babilônia, alguns ficaram em sua terra, por consentimento do rei Nabucodonosor, sob a liderança de Gedalias. Porém, no sétimo mês este foi assassinado por Ismael, filho de Netanias, e seus dez homens.
Gedalias estava servindo, mais ou menos, como um fantoche da Babilônia naquela ocasião. Sabemos que Gedalias era um amigo do profeta Jeremias, e era um homem honrado (Jr 39:14, 40:14). Portanto, é difícil acreditar que ele o estivesse fazendo conscientemente, por maldade ou interesse.
Diante do que foi exposto, podemos aprender que não devemos acreditar em homens iníquos, e muito menos aceitar suas ofertas de benefício. Quando aceitamos benefícios de pessoas que não temem a Deus, sempre são geradas consequências catastróficas. Por isso, Gedalias pagou com a própria vida.
Estar sob a liderança do restante de Judá em sua própria terra, por ordem do rei da Babilônia, acarretou em revolta por parte de alguns de seus próprios compatriotas. Isso também nos ensina que os cargos, posições, ou como queira chamar, só serão abençoados de verdade se forem designados pelo próprio Deus, e não por manobras políticas ou conchavos interesseiros. Gedalias talvez tenha sido vítima das manobras políticas do rei da Babilônia. Gedalias carecia de discernimento para enxergar isso.
Muitas pessoas têm cometido esse mesmo erro hoje. Têm buscado posições de proeminência e destaque, bem como de liderança, para satisfazer seus interesses pessoais. E para isso buscam alcançar esses “postos” tão cobiçados e desejados através de manobras, conchavos e maquinações. Esquecem-se de que uma determinada “posição” só será abençoada se for concedida por Deus. É ele que decide quem deve liderar de fato.
Espiritualmente falando, Gedalias não poderia ter falado com total segurança “não temais ser servos dos caldeus”. Na verdade, muitas pessoas têm dito hoje, “não temas”, como se esta fosse uma palavrinha mágica que livra de todo mal e concede total segurança, trazendo alívio e conforto. Ora, como não temer, se princípios bíblicos estão sendo quebrados? Como não temer? Que sociedade, ou harmonia, há entre a luz e as trevas?
Infelizmente muitos têm dito a mesma coisa hoje, em busca de seus próprios interesses.
Portanto, só poderemos dizer “não temas”, se tivermos plena convicção de que estamos no centro da vontade de Deus. E como saber se estamos no centro de Sua vontade? A resposta é: Se estivermos andando em obediência a Sua Palavra e considerando na prática os Seus princípios. Só assim poderemos dizer: “Não temas”!
2222222222

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para expressar a sua opinião, mas ela só será publicada se for expressa com respeito e educação.