quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Série devocional “NÃO TEMAS” (Parte 47)

2222222222
Autor: Robson T. Fernandes
“E olhei, e levantei-me, e disse aos nobres, aos magistrados, e ao restante do povo: Não os temais; lembrai-vos do grande e terrível Senhor, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas mulheres e vossas casas.” (Ne 4:14)
Nas turbulentas aflições da vida muitas vezes temos o ânimo diminuído e a vontade de desistir logo bate a nossa porta. Porém é preciso ter bom ânimo e confiar na provisão e cuidado de Deus.
Neemias estava encarregado de liderar a reconstrução dos muros de Jerusalém, uma tarefa muito importante, pois iria prover segurança e proteção para a cidade. Isso levantou a ira de muitas pessoas e fez com que muitos inimigos ressurgissem e muitos outros se revelassem. Um desses inimigos foi Sambalá, que “ardeu em ira”, “se indignou muito” e “escarneceu dos judeus”. Em nossas vidas é exatamente assim, quando começamos a construir algo, muitas pessoas iniciam seus ataques para não só parar o que estamos fazendo, mas para destruir nossa própria vida, através de conchavos escondidos, fofocas ocultas, traições nas nossas costas e ataques em todas as áreas que se possa imaginar.
Todo o povo judeu trabalhava com bastante ânimo e em pouco tempo o muro já estava erguido até a metade de sua altura. As injúrias, ameaças e a simples zombaria não foram suficientes para impedir o andamento da obra. Em nossas vidas devemos ter a mesma postura diante de injúrias, ameaças e zombarias. Devemos seguir em frente com a obra que nos foi proposta, deixando fofoqueiros e zombadores incrédulos de lado. E quando citamos os fofoqueiros e zombadores incrédulos, estamos nos referindo até àqueles que se dizem irmãos em Cristo, mas que na verdade pensam, falam e se comportam como incrédulos, tentando “puxar o nosso tapete”, destruir o que estamos construindo e inutilizar nossas vidas.
Ao ver que apesar da zombaria a obra continuava, Sambalá e sua comitiva infernal partiram para o plano B: deixar a zombaria de lado e investir em um ataque aberto e frontal. A guerra! Diante dessa ameaça iminente de guerra, o povo viu a necessidade de oração e vigília constante. Em nossas vidas a mesma atitude deve ser tomada. Todo cristão deve ter uma vida contínua de oração, e constante vigilância, para poder receber orientação Divina dos procedimentos e atitudes a serem tomadas, para gozar da proteção Divina e para manter seus ânimos aguçados e o alvo sempre à vista.
Ao falar com o povo, Neemias disse: “Não os temais; lembrai-vos do grande e terrível Senhor”. Em outras palavras, Neemias estava dizendo que o povo não precisava temer Sambalá, pois estavam fazendo a vontade de Deus em obediência e com ânimo, e que deveriam lembrar de todos os livramentos que o Senhor já havia providenciado no passado. Portanto, no presente não seria diferente. Em nossas vidas, devemos ter o mesmo pensamento e a mesma visão: lembrar de tudo o que o Senhor já fez por nós, e saber que Deus nunca nos abandonará.
Portanto, não temas os Sambalá da vida nem sua comitiva do inferno que foi enviada para te atormentar. Apenas “não os temais” e “lembrai-vos do grande e terrível Senhor”.
2222222222

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para expressar a sua opinião, mas ela só será publicada se for expressa com respeito e educação.