terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Série devocional “NÃO TEMAS” (Parte 58)

2222222222
Autor: Robson T. Fernandes
“Não temas, ó vermezinho de Jacó, povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o Senhor, e o teu Redentor é o Santo de Israel” (Is 41:14)
Deus fala com o povo de Israel chamando-o de “vermezinho”, de “povozinho”. Por quê?
O termo utilizado aqui como “vermezinho” é tolâ, no hebraico, e significa uma larva de inseto, um verme que aparece no pão, e é o mesmo termo que aparece em Ex 16:20. Este “verme” era utilizado para criar uma tinta escarlate, um vermelho muito vivo, vibrante.
Este verme estragava o pão e originava a cor carmesim, que na Bíblia representa o nosso pecado (Is 1:18). Ainda, o termo Jacó, significa suplantador, enganador, trapaceiro.
Portanto, ao utilizar a expressão “vermezinho de Jacó”, Deus está dizendo através de uma linguagem simbólica e profética que existe um verme na natureza humana que deseja estragar o pão, que simboliza o alimento de Deus (o pão vivo que desceu do céu – Jesus e Sua Palavra), e produz o carmesim, que simboliza o pecado. Este verme mora em nós, pois temos uma natureza pecaminosa que é contaminada por este verme, o pecado.
Ainda, ao utilizar o termo “povozinho”, está demonstrando que o ser humano é muito pequeno diante de Si, porém não insignificante.
Com isso podemos concluir que Deus está afirmando que apesar do ser humano ser pecador por natureza e muito pequeno Ele nos ajuda, redime e apresenta-se como Santo que separa do pecado.
Ao dizer “não temas” e “eu te ajudo” está afirmando que cercaria de proteção e ajudaria. Por isso não haveria razões para temer.
Se com Israel que vivia na Velha Aliança foi assim, e ainda o é. Que diremos nós que vivemos na Nova Aliança através de Jesus Cristo e com a intercessão do Espírito Santo.
Portanto, não temas!
2222222222

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para expressar a sua opinião, mas ela só será publicada se for expressa com respeito e educação.