sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Série devocional “NÃO TEMAS” (Parte 61)

2222222222
Autor: Robson T. Fernandes
“Assim diz o Senhor que te criou e te formou desde o ventre, e que te ajudará: Não temas, ó Jacó, servo meu, e tu, Jesurum, a quem escolhi” (Is 44:2)
O Senhor se identifica como aquele que criou Jacó, formando-o no ventre de sua mãe. Com isso, entendemos o cuidado, poder e ação de Deus na vida do ser humano, compreendendo que cada homem é uma obra única, resultado das mãos de Deus.
Ainda, este mesmo Senhor, criador, afirma que vai ajudar Jacó.
O termo Jesurum vem do hebraico “yeshurun”, que é um adjetivo e não um nome próprio. Este nome é utilizado em três outras passagens bíblicas, que se referem a Israel (Dt 32:15, 33:5,26), e significa “o homem reto”, “o correto”. Foi exatamente para essa finalidade que o Senhor criou Israel, para ser o exemplo terreno da sabedoria e justiça Divina.
Em contrapartida, Deus não usa o nome da nação, nesta passagem, como Israel, mas como Jacó. Por quê? Porque o Seu desejo é mostrar o confronto entre as duas naturezas desta nação, a natureza humana, terrena, e a natureza espiritual, celestial.
O Senhor utiliza o termo “Jacó”, que significa “suplantador”, demonstrando a natureza terrena deste povo. Um povo com falhas e pecados. Todavia, chama-lhe de servo. Depois, o Senhor utiliza o termo “Jesurum” que significa “o correto”. Então como poder explicar isso?
O fato é que aqui encontramos o cerne da questão, que revela que todo ser humano é falho e pecador por natureza, todavia, através da redenção Divina Deus não vê o redimido como um “Jacó”, suplantador, mas como um “Jesurum”, um “homem reto”.
Este é o mistério da redenção.
É importante observar que apesar de sermos pecadores, os redimidos são vistos por Deus como “homens retos”.
No termo Jacó, suplantador (pecador), encontramos a idéia de criação, o que todo ser humano experimenta. Porém, no termo Jesurum, homem reto, encontramos a idéia de redenção, o que nem todo ser humano experimenta.
Saiba, portanto, que Deus está disposto a ajudar a toda espécie de Jacó, todo tipo de pecador. Ou seja, todo ser humano deve buscar a Deus para que Ele lhe auxilie (Mt 11:28-30). E mais, a todo aquele que é salvo, o Senhor o vê como um Jesurum.
Por todas essas coisas o Senhor declara: “Não temas”.
2222222222

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para expressar a sua opinião, mas ela só será publicada se for expressa com respeito e educação.