terça-feira, 22 de junho de 2010

2012, O MUNDO VAI MESMO ACABAR?

Autor: Robson T. Fernandes

O CONTEXTO MUNDIAL

O fim do mundo sempre foi algo que esteve presente nas conversas, e suas especulações e subversões sempre foram uma constante. Talvez, pela falta de conhecimento histórico e bíblico tais pessoas continuem prosseguindo em suas distorções e afirmações incabidas e sem fundamento.


Nostradamus, e suas Centúrias, sempre foram alvo da atenção mística popular. O livro escrito pelo francês Michel de Notredame (Nostredame) nascido em 14 de dezembro de 1503 e falecido em 2 de julho de 1566, que estudou medicina, filosofia, astronomia, astrologia e alquimia, publicoiu em 1555 o livro com o título Centúrias, e que possui uma linguagem figurada e de difícil interpretação, pois são muito maleáveis para se adaptar a um evento, após este ter ocorrido na maioria dos casos. Por muitas vezes, Nostradamus e suas Centúrias falharam, como no erro sobre a ocorrência de um acontecimento catastrófico no dia 11 de agosto quando houve um eclipse solar.

Encontramos na história, ainda, a origem da Igreja Adventista do Sétimo Dia que é fruto do denominado “Grande Desapontamento”, quando o pastor batista William (Guilherme) Miller afirmou ter feito cálculos com base no texto de Daniel 8:14 e que supostamente havia descoberto que as duas mil e trezentas tardes e manhãs representariam 2300 anos, que deveriam ser contadas a partir do ano 457 a.C., que culminaria no ano de 1843 d.C. Nessa data, primavera de 1843, Jesus estaria voltando segundo Miller. O fato é que Jesus não voltou. Então, ao refazer seus cálculos, Miller reafirmou a data para 1844. Todavia, Jesus também não voltou. Miller, arrependido, pede perdão e retorna à uma igreja batista no interior dos EUA, morrendo em 20 de dezembro de 1849. Contudo, o estrago já estava feito! Muitas pessoas se uniram para dar continuidade aos ensinos de Miller. Entre essas pessoas encontravam-se as três principais, a quem são oferecidos os créditos pela fundação da Igreja Adventista do Sétimo Dia: Hiran Edson, Joseph Bates e Ellen White.

Outro exemplo é a Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados (Testemunhas de Jeová), bem conhecida por suas inúmeras falsas profecias acerca do armagedom, milênio etc. Para termos um pequeno exemplo, o Armagedom foi marcado por essa sociedade nos anos de 1878, 1881, 1906/1907, 1912, 1914, 1915, 1918, 1920, 1924, 1925, 1928, 1930, 1935/1936, 1942, década de 1940, década de 1970 e por fim o ano 2000. Por exemplo, no livro “Milhões Que Agora Vivem Jamais Morrerão” (1920, págs.88-90), encontramos o seguinte texto: “Podemos esperar confiantemente que 1925 assinalará o regresso de Abraão, Isaque, Jacó e todos os profetas da antiguidade, em especial aqueles mencionados pelo Apóstolo em Hebreus capítulo onze, à condição de perfeição humana”.

Há alguns anos atrás a Sra. Valnice Milhomens afirmou em um vídeo o seguinte: “[...] Na noite de Shabat Jesus Cristo estará voltando” [...] “meu assunto é que o sétimo dia é o dia do Senhor e Ele virá no Seu dia. Não virá no primeiro da semana não, ele vem é no sétimo dia. É no sétimo milênio, o primeiro já passou, o segundo já passou, já estamos no fim do sexto e no sétimo ele vai chegar” [...] “Que Jesus volta num sábado volta” [...] “Não! Não vamos passar mais um milênio aqui não, não vamos passar mais um novo ciclo não. É no sétimo que eu espero Jesus. Mas pra eu chegar nessa revelação irmão foi preciso muita revelação noutra área pra eu chegar ali. Revelação na área da Aliança, revelação na área da Vida de Cristo, até que de repente o espírito abriu meu entendimento pra essas coisas no reino do espírito. Quem sabe um dia eu fale só sobre isso. Isso aqui é de passagem para dizer: Jesus volta no sétimo dia” [...] “Que geração? A geração que começou no dia 7 de junho de 67. Quanto dura uma geração? Quarenta anos. Glória! Uma geração contando de 67 vai até quando? 2007! Faltam quantos anos para completar uma geração desde a restauração de Jerusalém? 17 anos. Jesus não disse exatamente o dia. Ele só disse que a Igreja não ia ser apanhada de surpresa. A igreja não! O mundo sim! A igreja não [...]”.

Eu pessoalmente entrevistei a Sra. Valnice, e no áudio dessa entrevista ela declarou de livre e espontânea vontade: “E eu tenho a certeza que Jesus voltará na festa das Trombetas”.

Bem, podemos ver que tal prática parece ser bastante comum, e tal costume tem se tornado mais intensa e constante a medida que as verdadeiras profecias bíblicas se cumprem.

Mais recentemente, podemos encontrar as declarações e veiculações de filmes acerca das denominadas Profecias Maias, que são encontradas no livro considerado sagrado pelos maias, denominado Chilam Balam. Na interpretação deste livro, feita por esotéricos e místicos, afirma-se que a 1ª profecia revela que o mundo acabará no dia 22 de dezembro do ano de 2012, em nosso calendário. Na 2ª profecia, afirma-se que o comportamento da humanidade mudaria drasticamente a partir do eclipse solar em 11 de agosto de 1999, o que não ocorreu. Na 3ª profecia, afirma-se que o sol esquentará rapidamente mudando a estrutura do planeta. Na 4ª profecia, afirma-se que o aquecimento do planeta é fruto da ação do homem. Na 5ª profecia, afirma-se que as sociedades baseadas no medo serão transformadas até chegarem à uma nova realidade e harmonia da Nova Era. Na 6ª profecia, afirma-se que um cometa se aproximará do planeta ameaçando a existência do ser humano. Na 7ª profecia, afirma-se que entre 1999 e 2012 a energia do sol produzirá uma união entre os humanos.

Bem, se os maias pudessem prever algo de fato deveriam ter, no mínimo, previsto o fim de sua própria civilização por volta do ano 1500, com a chegada de Hernan Cortez e dos colonizadores espanhóis.

O CONTEXTO BÍBLICO

Diferentemente de qualquer outro escrito da história da humanidade, a Bíblia possui 985 passagens proféticas que possuem características tão detalhadas e com cumprimento tão fiel ao escrito que muitos consideram esse fato como algo inexplicável, enquanto que alguns julgam se tratar de “coincidências”. Dentre as 985 passagens proféticas, 573 estão no Antigo Testamento e 412 no Novo Testamento. Entre elas, mais de 500 já aconteceram, de forma “inexplicável” ou por “coincidência” exatamente como estavam escritas, “inexplicavelmente” e “coincidentemente” cumprindo datas, locais, contextos e personagens.

Por exemplo, quando Jesus Cristo estava pregado numa cruz por causa dos pecados da humanidade, 30 “inexplicáveis coincidências” aconteceram num período de 6 horas – das 09h às 15h.

O CONTEXTO BÍBLICO ESCATOLÓGICO

Na passagem bíblica de Mateus 24 encontramos a citação de guerras, rumores de guerras, fome, pestes, terremotos, surgimentos de falsos cristos e falsos profetas etc. Todavia, o texto afirma que “é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim”.

Na verdade, desde que Adão pecou tais coisas acontecem, todavia a ênfase trazida por Cristo nessa passagem diz respeito ao aumento exponencial desses eventos e não ao seu acontecimento propriamente dito. Por exemplo, mais de 1.000.000 de pessoas já morreram vítimas de guerras desde 1900. Desde 1944 mais de 23.000.000 morreram vítimas de guerra. Só durante a guerra do Vietnã cerca de 58.000 americanos foram mortos em 8 ½ anos. Só durante o ano de 1993 ocorreram 29 guerras.

Encontramos assim que as guerras de fato têm aumentado, a despeito do mundo falar tanto sobre paz.

Eisenhower afirmou que “toda arma fabricada, todo míssil e foguete lançado é, num certo sentido, um crime contra os que passam fome e não são alimentados, contra os que sentem frio e não são agasalhados”. Com isso, parece que Eisenhower conseguiu enxergar uma ligação entre a situação da fome e pobreza mundial e sua relação com as guerras. Para se ter uma idéia, durante a guerra do Golfo Pérsico os aliados gastaram meio bilhão de dólares por dia, o que equivale a 350 milhões de dólares por minuto.

Nos valores da indústria bélica, no ano de 1990, um caça de combate estava estipulado no valor de 25 milhões de dólares, um míssil tomahawk custava 1 milhão e 300 mil dólares, um míssil ar/ar custava 800 mil dólares e uma granada para tanque custava entre 2 mil dólares e 36 mil dólares, dependendo do modelo.

Para que se analise isso, apenas o valor de um único míssil tomahawk (1 milhão e 300 mil dólares) seria suficiente para manter uma escola do nível de primeiro mundo com 100 crianças matriculadas com todas as despesas pagas durante o período de cinco anos. Enquanto 100 milhões de crianças já morreram vítimas de doenças e inanição, o valor de 10 caças Stealt, ou apenas o gasto com o aparato militar mundial de apenas dois dias já seriam suficientes para evitar a morte dessas 100 milhões de crianças.

Ainda, 1/3 da população mundial passa fome, outro 1/3 da população mundial é mal alimentada e por fim o último 1/3 da população mundial é bem alimentada.

Dessa forma podemos ver, diante de nossos olhos, o cumprimento da profecia bíblica acerca das guerras e rumores de guerras, bem como as suas conseqüências.

Jesus continuou dizendo que as pestes surgiriam e aumentariam.

Diante de tantas pestes já surgidas na história da humanidade, ainda continuam a surgir novas hoje em dia. E pior que isso, muitas delas ainda não possuem cura, a exemplo da tão conhecida e comentada AIDS. Só na década de 90 foram entre 13 e 14 milhões de infectados, sendo a principal causa de mortes entre homens no ano de 1993, com as idades entre 20 e 45 anos. Até o ano 2000, foram aproximadamente 24 milhões de vítimas. Atualmente, existem mais de 100 milhões de infectados, existem mais de 100 tipos de câncer que matam 5 milhões de pessoas por ano. Surgem novas variedades de cólera, tuberculose e malária resistentes a todo tipo de antibiótico, sem falar na chamada gripe suína entre outras.

Dessa forma podemos ver, diante de nossos olhos, o cumprimento da profecia bíblica acerca das guerras, rumores de guerras e pestes, bem como as suas conseqüências.

Jesus continuou dizendo que os terremotos surgiriam e aumentariam.

Ainda, no dia 27 de março de 1964 o Alasca foi devastado com um terremoto de 8,4 graus escala Richter. Entre os anos de 1964 à 1994 houve mais terremotos que nos últimos 2.000 anos antes de 1964. Entre 1980 e 1989 foram detectados 15.436 terremotos com intensidade 5 ou superior na escala Richter. Isso tudo sem falar na famosa tsunami da Indonésia que matou quase 300 mil pessoas. Ainda, tsunamis na Nicarágua em 2 de Setembro de 1992 com 7.2º; Ilha de Flores, Indonésia, em 12 de Dezembro de 1992 com 7.5º; Hokaido, Japão, em 12 de Julho de 1993 com 7.6º; Java, Indonésia, em 2 de Junho de 1994 com 7.2º; Ilhas Curilas, em 4 de Outubro de 1994 com 8.1º; Mindoro, em 14 de Novembro de 1994 com 7.1º; Peru, em 21 de Fevereiro de 1996 com 7.5º; Nova Guiné em 17 de Julho de 1998 com 7.0º; Peru em 23 de Junho de 2001 com 8.3º; Oceano Índico em 26 de dezembro de 2004 com 9.0º. Só no Brasil, com relação a terremotos podemos enumerar os terremotos que ocorreram em São Paulo, 1922, com 5.1º; Espírito Santo, 1955, com 6.3º; Mato Grosso, 1955, com 6.6º; Ceará, 1980, com 5.2º; Amazonas, 1983, com 5.5º; Rio Grande do Norte, 1986, com 5.1º e em Minas Gerais, 2007, com 4.9º.

Você mesmo pode acompanhar o andamento do crescimento dos terremotos no mundo através do site www.iris.edu/seismon/.

Dessa forma podemos ver, diante de nossos olhos, o cumprimento da profecia bíblica acerca das guerras, rumores de guerras, pestes e terremotos bem como as suas conseqüências.

Ainda, outro sinal que apresenta o fim dos tempos é apresentado no texto bíblico de Daniel 12. Ali encontramos, no versículo 4, a declaração: “encerra as palavras e sela o livro, até ao tempo do fim [...] muitos o esquadrinharão”. Isso significa que deve-se manter o texto bíblico intacto, parta que sirva de orientação ao ser humano e para ajudar pessoas no futuro, até na Grande Tribulação, já que muitos estarão buscando informações do futuro e explicações.

Na verdade Dn 12 nos diz que a ciência se multiplicaria.

Para que se entenda isso, no ano de 2003 afirmava-se que o conhecimento científico dobrava a cada 8 anos. No ano de 2008 afirmava-se que o conhecimento científico dobrava a cada 5 anos. Em 2010, afirma-se que o conhecimento científico dobra a cada quatro anos, e com os avanços tecnológicos muitos especialistas estão afirmando que o conhecimento científico irá dobrara a cada 20 meses.

Dessa forma podemos ver, diante de nossos olhos, o cumprimento da profecia bíblica acerca das guerras, rumores de guerras, pestes, terremotos e a multiplicação da ciência bem como as suas conseqüências.

Dessa forma muitas perguntas podem respondidas e muitas outras podem ser formuladas. Como então podemos saber a ordem dos acontecimentos e como os mesmos se desenrolarão?

O PLANO ESCATOLÓGICO DA BÍBLIA

De acordo com o que entendo, a Bíblia ensina que um evento único, sem precedentes na história e iminente ocorrerá. É o que a Bíblia chama de Arrebatamento.

O arrebatamento não retirará todos os se dizem cristãos, mas apenas os que tenham nascido de novo e recebido a vida eterna través de Jesus Cristo, unicamente. A porção humana conhecida como incrédulos, junto com os descrentes da nação de Israel, entrará no período tribulacional. A isso chamamos de arrebatamento pré-tribulacionista.

O arrebatamento pré-tribulacionista está alicerçado no método histórico-gramatical de interpretação das Escrituras, na interpretação dispensacionalista da Palavra de Deus, no entendimento de que a Igreja e Israel são dois grupos distintos para os quais Deus tem um plano divino, e que a Igreja é um mistério não-revelado no Antigo Testamento.

Com o arrebatamento da Igreja, os salvos irão receber um Corpo Transformado, passarão pelo Julgamento das “obras”, receberão os Galardões e participarão da Ceia com Cristo (Bodas do Cordeiro). Enquanto isso, na Terra, dar-se-á início ao período Tribulacional de sete anos, que é dividido em duas partes de 3 anos e meio cada, em que se manifestará a Besta, o Anticristo e o Falso Profeta, que seduzirão a humanidade ao engano, apostasia, e perseguição contra aqueles que irão professar uma fé bíblica, convertendo-se naquela época futura, bem como a grande perseguição contra Israel.

Nesses dois períodos de tempo do Período Tribulacional, encontramos a primeira metade que é a preparação do reino do Anticristo, também denominada de tempo de “paz e segurança” (1 Ts 5), enquanto que a segunda metade é a grande tribulação propriamente dita (Ap 7). Com o final desses sete anos, que cumprem a profecia de Daniel 2, dar-se-á a segunda vinda, quando acontecerá o armagedom (Ap 16), causando a morte daqueles que possuíam o sinal da Besta e a prisão milenar de satanás e seus demônios (Ap 20), culminando no estabelecimento do Reino de Cristo na Terra com os salvos de todas as eras, conhecido como Milênio (Is 65).

O Trono Branco é o tribunal de Cristo que acontecerá após o Milênio (Ap 20:5). Ali, os mortos condenados serão ressuscitados (Ap 20:11-13) para comparecerem diante do tribunal do SENHOR.

Antes do Grande Trono Branco haverá o julgamento dos anjos caídos, que será precedido pelo julgamento dos condenados. Tal julgamento, realizado após a segunda ressurreição (dos condenados), não será efetuado para oferecer uma segunda oportunidade de salvação, mas para dar o veredicto eterno de condenação no Lago de Fogo, onde o próprio inferno será lançado (Ap 20:14).

Após todos esses acontecimentos, os salvos que estarão na Jerusalém celestial e contemplarão a criação do novo céu e nova terra, livres eternamente de todo pecado, e assim estarão para todo o sempre, juntos com Jesus Cristo na glória eterna.

CONCLUSÃO

Dessa forma, entendemos que assim como as aproximadamente 500 profecias bíblicas já se cumpriram com segurança e fidelidade, podemos crer, sem motivos para duvidar, que no futuro o restante das profecias também serão cumpridas. Assim sendo, podemos entender que todo esse misticismo que predomina na sociedade, acerca do fim do mundo, não possui o mínimo de motivo para se auto-sustentar. Isto é, não existe o mínimo de razão lógica ou histórica para se dar credibilidade a Nostradamus, Adventismo, Russelismo, Valnice Milhomens, profecias Maias ou quem quer que seja. Contudo, o surgimento desses mesmos é uma evidência clara e irrefutável da veracidade bíblica, que já predizia tais acontecimentos.