terça-feira, 8 de junho de 2010

RESUMO DA VIDA DO APÓSTOLO PAULO

Autor: Robson T. Fernandes
Dizem os historiadores que “Ele era um homem de pequena estatura”, “parcialmente calvo, pernas arqueadas, de compleição robusta, olhos próximos um do outro, e nariz um tanto curvo”.
Saulo, um jovem natural da cidade de Tarso, membro de um grupo religioso judaico chamado fariseus, e aluno de um dos maiores mestres da época, Gamaliel. Descendente da tribo de Benjamim e com cidadania romana. Profundo conhecedor da história, versado na filosofia, expert na Lei e poliglota, fluente em pelo menos quatro idiomas (Hebraico, Aramaico, Grego e Latim), tonando-se membro proeminente no Sinédrio (conselho dos juízes de Israel) dedicou-se a perseguir, prender e até, quem sabe, torturar e matar cristãos.
No caminho para a cidade de Damasco tem o grande encontro que mudou o rumo de sua vida. Encontra Jesus, em uma visão. Aquele acontecimento fez os seus valores, pensamentos e atitudes mudarem. Na verdade, até seu nome foi mudado, de Saulo para Paulo, o apóstolo Paulo.
Um homem que pelo impacto grandioso do encontro com Cristo suportou ser expulso do meio de seu próprio povo, preso a primeira vez pelos fariseus e salvo da morte por um capitão romano, foi apedrejado, açoitado, sofreu com uma doença, enfrentou humilhação moral, tentativas de homicídio, injúrias, ameaças, um naufrágio. Foi preso outra vez com Silas, preso outra vez em Éfeso. Em Jerusalém, para não ser linchado, é preso e levado até a cidade de Cesaréia Marítima, onde vive em uma prisão domiciliar, depois sendo transferido para Roma numa prisão que durou dois anos e que terminou com sua condenação à morte. Foi decapitado.
Bem vindos à vida do apóstolo Paulo, o maior missionário, teólogo e escritor de todo o Novo Testamento.
Paulo foi um homem que semelhante a um meteoro brilhante, lampejou repentinamente como alguém no meio de uma crise religiosa, resolvida pela conversão à Jesus Cristo. Desapareceu por muitos anos durante sua preparação e treinamento. Reapareceu no papel de estadista missionário, e durante algum tempo podemos acompanhar seus movimentos no primeiro século. Antes de sua morte, ele faz brilhar a luz de Cristo em toda a Sua força e esplendor, até entrar na presença de Cristo eternamente.

**********