sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Série devocional “NÃO TEMAS” (Parte 55)

2222222222 Autor: Robson T. Fernandes
“Tu, ó Sião, que anuncias boas novas, sobe a um monte alto. Tu, ó Jerusalém, que anuncias boas novas, levanta a tua voz fortemente; levanta-a, não temas, e dize às cidades de Judá: Eis aqui está o vosso Deus” (Is 40:9)
Quantas vezes nos sentimos intimidados, temerosos ou receosos de anunciar o Senhor Jesus nos locais em que estamos?
Por que isso acontece?
Pode ser por insegurança. Insegurança no conhecimento bíblico, e por isso fica-se receoso de responder aos questionamentos que poderão ser feitos. Insegurança por falta de costume, pois não se tem o hábito de evangelizar e anunciar as Boas Novas.
Pode ser por medo. Medo de que alguém venha nos acusar por algo errado que fizemos no passado. Medo que alguém nos acuse de um testemunho errado que estamos dando no momento. Medo que alguém nos acuse por causa do nosso mal procedimento.
Pode ser por indiferença. Indiferença pelas pessoas, e por suas condições de pecadoras separadas de Deus. Essa indiferença se torna sinônima de falta de amor.
Pode ser por uma série de razões. O fato é que nenhuma dessas razões justifica diante de Deus, porque a ordem bíblica que nos é dada é para “ir” e anunciar o evangelho fazendo discípulos.
No texto lido, Isaías diz que deve-se anunciar o Senhor por onde quer que andemos. Não precisamos, nem devemos, temer a insegurança, as circunstâncias, as adversidades ou os adversários. É uma obrigação de todo crente genuíno levantar a sua voz na proclamação do Evangelho. Observando que a expressão aqui utilizada, “levantar a voz”, não significa gritar ou berrar, mas se dispor corajosamente a pregar o evangelho por onde quer que se ande.
É preciso anunciar que o nosso Deus está aqui, porque Ele é um Deus vivo e pessoal, ou seja, que deseja se comunicar com o ser humano. Nosso Deus deseja se relacionar com o homem, e por isso enviou o Seu único filho Jesus, para nos trazer essa salvação.
Anunciemos corajosamente o nosso Deus.
2222222222

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Série devocional “NÃO TEMAS” (Parte 54)

2222222222 Autor: Robson T. Fernandes
“E Isaías lhes disse: Assim direis a vosso senhor: Assim diz o Senhor: Não temas à vista das palavras que ouviste, com as quais os servos do rei da Assíria me blasfemaram” (Is 37:6)
Ezequias temeu muito ao ouvir que a grande Assíria vinha ao seu encontro para guerrear.
A Assíria possuía um enorme exército, muito bem preparado na arte da guerra, e com uma população extremamente cruel. Sua fama corria o mundo inteiro, por causa de sua crueldade. Costumava tirar a pele de seus inimigos e esticá-las nos muros de Nínive; arrancava as cabeças de seus inimigos e as empilhava formando pirâmides; cortava as mãos dos inimigos e os deixava sangrando até morrer; arrancava as crianças dos ventres das mães com espadas. Para os assírios a guerra fazia parte de sua devoção religiosa. Era um inimigo terrível, violento, grandioso e brutal que estava vindo ao seu encontro.
Ezequias estava temendo tal inimigo, todavia parece que se esqueceu que a Assíria afrontou não só a Israel, mas o Deus de Israel.
Deus avisa a Ezequias que ele não deveria temer, e derrota o inimigo confundindo-lhe a estratégia e fazendo com que este retornasse para guerrear com outro exército.
Deus avisa de forma bastante clara: “Não temas”. É preciso confiar em Deus e saber que não importa o tamanho do inimigo, porque o Deus de Israel, o Deus da Bíblia, está sempre pronto a proteger os seus e cumprir suas promessas.
Ainda, Deus promete em Sua Palavra que “as portas do inferno não prevalecerão contra” a igreja (Mt 16:18), e que “estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mt 28:20). Portanto, não precisamos temer, apenas confiar que o nosso Deus é justo e fiel para cumprir todas as suas promessas, não importando o tamanho do inimigo ou das adversidades.
2222222222

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Série devocional “NÃO TEMAS” (Parte 53)

2222222222 Autor: Robson T. Fernandes
“Dizei aos turbados de coração: Sede fortes, não temais; eis que o vosso Deus virá com vingança, com recompensa de Deus; ele virá, e vos salvará” (Is 35:4)
Quantas pessoas têm enfrentado dificuldades na vida por causa de perseguições, ameaças e investidas tanto do inimigo, como de pessoas que se deixam usar por ele?
Quantas pessoas têm enfrentado dificuldades como conseqüências de suas próprias ações erradas?
Pois bem, Deus nos diz para fortalecemos os “joelhos” daqueles que estão fracos. Isto é, ajudarmos aqueles que estão sem forças. Certa vez, ouvi uma música que diz: “a mão que você hoje ajudar a levantar, vai aprender a amar e um dia levantar alguém, que pode até mesmo ser você”. A pessoa que você auxiliar hoje, poderá ser a pessoa que Deus vai usar no futuro para lhe ajudar na sua dificuldade. Não feche os olhos para as dificuldades dos outros por estar olhando apenas para você mesmo.
Deus promete nos livrar das dificuldades e aflições, e nesse livramento Ele nos diz que trará a recompensa. Essa recompensa é benéfica para aquele que está na vontade do Senhor, e maléfica para aquele que está fora. Deus é conosco, pois proverá salvação para a dificuldade.
Creia que Deus está no controle, porque Ele de fato está.
Muitas vezes começamos a desfalecer porque somos imediatistas, mas Deus só age na hora certa, e essa hora certa é Ele quem sabe e não nós. A nós, só cabe esperar confiantemente no Senhor e em Seu poder.
Que Deus te abençoe.
2222222222

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Série devocional “NÃO TEMAS” (Parte 52)

2222222222 Autor: Robson T. Fernandes
“Por isso assim diz o Senhor Deus dos Exércitos: Povo meu, que habitas em Sião, não temas à Assíria, quando te ferir com a vara, e contra ti levantar o seu bordão à maneira dos egípcios” (Is 10:24)
A Assíria estava castigando Israel e fazendo ameaças constantemente, todavia Deus lhes diz para não temer porque o Senhor estava vendo e iria agir.
Nesse momento de dificuldade, talvez Israel estivesse lembrando do tempo em que foi escravo no Egito, e os temores históricos da escravidão lhe viessem à memória trazendo temor e insegurança. Isso pode acontecer conosco, quando enfrentamos situações de dificuldade que nos lembram problemas passados, que terminam ressuscitando velhos medos, temores antigos e traumas passados. Deus diz para não temer.
Entendemos que as dificuldades são ferramentas que nos ajudam a conhecer Deus melhor, pois podemos ver o agir do Senhor no meio desses problemas e isso nos dá cada vez mais segurança. Os problemas, ainda, nos ajudam a ter uma vida de oração mais intensa, o que irá nos aproximar cada vez mais de Deus, e isso é bom.
Precisamos aprender a ter paciência no meio da aflição.
Nesse mesmo texto, Isaías 10:25, Deus diz que o tempo de completar a Sua ira estava se aproximando, e quando isso acontecesse o inimigo seria consumido.
Lembre-mo-nos de que a ira pertence a deus, e por isso devemos simplesmente esperar no Senhor que trará resposta, alívio, livramento e recompensa eterna para nossas vidas.
Portanto, não temas, apenas ore ao Senhor e espere pelo seu agir.
2222222222

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Série devocional “NÃO TEMAS” (Parte 51)

2222222222 Autor: Robson T. Fernandes
“Não chameis conjuração, a tudo quanto este povo chama conjuração; e não temais o que ele teme, nem tampouco vos assombreis” (Is 8:12)
Na corte de Judá um partido judaico que era a favor da Assíria acusava Isaías de depositar a confiança exclusivamente em Deus.
Isso pode ocorrer com certa freqüência atualmente, também. Constantemente as pessoas têm depositado a sua confiança naquilo que os olhos podem ver e o bolso pode sentir, e por essa razão passam a andar movidos pelo interesse ganancioso de melhorarem a sua qualidade de vida material. Tais pessoas se esquecem que riquezas e benefícios físicos e materiais passam, mas deus – que tudo vê – permanece eternamente.
Isaías nos dá uma lição de perseverança, caráter e compromisso, pois não se curva diante das ameaças, diante da maioria influente e nem diante da quantidade numérica. Isaías não só segue a Deus em obediência, como também orienta a todos quanto pode para fazerem o mesmo.
A orientação do profeta de Deus é para que não haja influências, pois quem não influencia é influenciado. Aqui, encontramos o ensino de que não se deve temer as mesmas coisas que os pagãos temem, e nem devemos nos assombrar com o que eles se assombram. Não temos razão para temer se estivermos no centro da vontade de Deus.
Devemos temer a Deus, pois o temor do Senhor é o princípio da sabedoria (Pv 9:10).
2222222222

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Série devocional “NÃO TEMAS” (Parte 50)

2222222222 Autor: Robson T. Fernandes
“E dize-lhe: Acautela-te, e aquieta-te; não temas, nem se desanime o teu coração por causa destes dois pedaços de tições fumegantes; por causa do ardor da ira de Refém, e da Síria, e do filho de Remalias” (Is 7:4)
Acaz, na época, era o rei de Israel e estava temendo pois Rezim, rei da Síria, e Peca, rei de Israel, planejavam atacar Judá e subjugá-la. Deus manda que Isaías lhe diga para não temer pois o Senhor iria proteger Judá e derrotar seus inimigos.
Em primeiro lugar, Deus diz para Acaz ter cautela, que é o cuidado que se deve ter para se evitar um mal, seja n agir, ou no falar.
Em segundo lugar, Deus diz para Acaz não temer, que é não ter medo ou receio de seu inimigos bem como de suas ameaças.
Em terceiro lugar, Deus diz para Acaz não desanimar o coração, que é não desistir da obra que está fazendo, não perder a coragem nem esmorecer na caminhada.
Em quarto lugar, Deus diz para Acaz que os seus dois inimigos eram “dois pedaços de tições fumegantes”, isto é, o mesmo que carvões nos quais Deus poderia atear fogo e desapareceriam.
Com todas essas informações podemos entender que é necessário sermos prudentes e vigilantes com nossas vidas e ações, bem como com nossas palavras, porque muitos inimigos têm se levantado e tramado armadilhas e emboscadas para nossas vidas. É preciso ficarmos vigilantes e sóbrios, atentos. É preciso vigiar, junto com a vida de oração.
Ainda, devemos lutar contra a tendência de perdermos a coragem por causa das investidas e ameaças de um suposto grande inimigo. Se faz necessário compreender que maior que o nosso inimigo é o nosso Deus. Nós podemos até ser menores que o adversário que se apresenta, mas o nosso Deus é maior. E é em nosso Deus que deve estar a nossa confiança, por isso não devemos e nem precisamos temer.
A falta de vigilância espiritual e física, que é falta de cautela, aliada a falta de coragem, que é o temor, irá produzir desânimo. O desânimo é capaz de colocar qualquer pessoa na fossa da amargura, em profundo estado de depressão e tira-lhe o desejo, incentivo e força para se realizar determinado feito ou prosseguir em determinada obra. Por isso, precisamos ter cautela, vigiar, não temer, buscar encorajamento no Senhor, e não desanimar o coração, que é buscar a Deus que nos vivifica – anima.
Os nosso inimigos, diante de Deus são como pedaços de madeira que podem ser queimados com a maior facilidade. Precisamos lembrar que a vingança pertence a Deus e Ele pode agir diante de qualquer situação. É só crer e esperar.
Por tudo isso não precisamos temer.
2222222222

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Série devocional “NÃO TEMAS” (Parte 49)

2222222222 Autor: Robson T. Fernandes
“Não temas o pavor repentino, nem a investida dos perversos quando vier” (Pv 3:25)
O medo, o susto, o temor e a insegurança podem vir de surpresa e nos pegar desatentos. Geralmente, quando isso ocorre a sensação é aumentada por causa da repentina insegurança e sensação de surpresa indesejada.
Na grande maioria dos casos os nossos inimigos nos atacam no momento em que paramos de vigiar, e isso ocorre quando estamos fatigados. Por isso é importante para um tempo para repor as energias. Porém, mesmo nesse tempo a guarda tem que estar levantada. O crente precisa estar vigiando.
A má surpresa é uma visita não convidada e uma hóspede não desejada. Ela vem para nos atormentar e tirar a paciência. Contudo, Deus nos adverte que devemos sempre vigiar, pois Jesus disse isso várias vezes para os seus seguidores.
A nossa confiança no Senhor pode ser testada nessas ocasiões. Durante a vinda de uma má surpresa. Quando o soldado está de sentinela o inimigo não lhe pega de surpresa e quando ele sabe o comandante que tem não teme, pois sabe que mesmo se for capturado o seu comandante irá resgatá-lo.
Somos propriedade exclusiva de Deus. Você entende isso?
Primeiro, se você entregou a sua vida para Jesus deve entender que sua vida não lhe pertence mais.
Segundo, além de pertencer a Deus – além disso – você não é uma simples propriedade do Senhor. Você é uma propriedade exclusiva! Ou seja, Deus lhe vê como alguém que é restritamente Dele, privativo. Por isso te protegerá e cuidará de você. mesmo que não entendas certas circunstâncias, ou não consiga ver o Seu cuidado. Mas Ele estará lá, no meio da aflição junto com você. É só confiar e deixar o Senhor te guiar.
Não temas, pois Ele tudo vê e de tudo cuida.
2222222222

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Série devocional “NÃO TEMAS” (Parte 48)

2222222222 Autor: Robson T. Fernandes
“Não temas, quando alguém se enriquece, quando a glória da sua casa se engrandece” (Sl 49:16)
Muitas pessoas são capazes de fazer qualquer coisa e desprender qualquer esforço para adquirir riquezas e gozar uma vida regalada. Porém, o salmista nos diz, no verso 20 que : “O homem que está em honra, e não tem entendimento, é semelhante aos animais, que perecem”. Com isso, podemos entender que as riquezas que este mundo pode nos oferecer são passageiras e temporárias.
Normalmente chegamos a temer quando aqueles que se declaram nosso inimigos enriquecem porque o seu “poder de fogo” aumenta, e este passa a ter maiores condições de nos atacar e afrontar, porém, devemos entender que o nosso Deus é poderoso e pode nos livrar de qualquer armadilha, inclusive confundir a mente de nossos adversários.
Por isso não devemos por a nossa confiança em bens e riquezas, como se estas pudessem nos livrar de algo, mas devemos por a nossa confiança no Deus eterno, Criador dos céus e da terra. No Deus que nos fez e conhece as nossas estruturas, e por isso sabe nos livrar e proteger.
Não é preciso temer alguém que está “crescendo” financeiramente, porque essa riqueza é passageira. Até Jó, que era um dos mais ricos em sua época perdeu tudo em um único dia. A única coisa que lhe restou foi a sua fé em Deus.
Aquele que não tem fé em Deus, mas nas riquezas, quando perde tudo não lhe resta nada. Para nós, nos resta Deus que é tudo em todos.
Portanto, não temas, apenas creia em Deus, e creia de forma prática, ou seja, coloque em prática aquilo que se fala.
2222222222

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Série devocional “NÃO TEMAS” (Parte 46)

2222222222 Autor: Robson T. Fernandes
“Esforçai-vos, e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis, por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele, porque há um maior conosco do que com ele” (2Cr 32:7)
A Assíria era conhecida pela sua violência e crueldade. Os habitantes de Nínive, por exemplo, arrancavam as cabeças de seus inimigos e faziam pilhas, penduravam nos muros o couro de seres humanos, enterravam pessoas e as deixavam apenas com a cabeça de fora no meio do deserto, arrancavam as crianças dos ventres de suas mães... eram pessoas muito cruéis.
A ordem de Deus, nesse momento, era para não temer o rei da Assíria nem o seu exército, que era uma multidão, porque o Deus de Israel é infinitamente maior que a Assíria com todo o seu exército. Deus nos ensina que não devemos nos preocupar com ameaças, com quantidades nem com “pressões” realizadas para nos intimidar. Necessitamos entender que o Deus que está conosco é maior que todas as ameaças que nos são feitas.
Precisamos crer de fato que nosso Deus é poderoso.
Diante de tudo isso podemos entender que só temos uma única razão que justifique o nosso temor: Se estivermos fora da vontade de Deus.
Se estivermos fora da vontade de Deus, andando em desobediência, não haverá proteção do Senhor a nosso favor. Então, teremos motivo para temer o inimigo. No entanto, se estivermos no centro da vontade de Deus, estaremos com a Sua proteção, e com isso teremos a proteção e cuidado do Senhor. Nesse caso, não razão para temer.
Não temas, porque o Deus da Bíblia é maior que qualquer inimigo que esteja a nos ameaçar.
2222222222

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Série devocional “NÃO TEMAS” (Parte 45)

2222222222 Autor: Robson T. Fernandes
“Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados, e vede a salvação do Senhor para convosco, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o Senhor será convosco” (2Cr 20:17)
Essa passagem é uma repetição do que já havia sido registrado biblicamente em 2 Cr 20:15. Contudo, podemos aprender mais algumas coisas essenciais em nossas vidas.
No passado, Deus havia prometido a terra de Canaã para os hebreus, e no decorrer da história vários inimigos vêm surgindo.
Aqui entendemos que na obediência a Deus muitas vezes se faz necessário ficar parado. Ou seja, não querer tomar decisões precipitadas, não partir para o ataque, não começar a agressão, mas ficar quieto esperando Deus agir.
Muitas vezes é difícil tomar essa atitude quando se está sendo atacado, agredido e ameaçado, mas é preciso lembrar das promessas de Deus. Se Ele prometeu cumprirá, e no momento certo Deus nos dará a estratégia correta.
Podemos ver que na hora determinada por Deus Ele disse para que os hebreus saíssem ao encontro do inimigo e depois ficassem parados para ver o Senhor agir. Naquela hora os hebreus puderam ver o poderio do seu Deus, e os inimigos puderam ver a última coisa de suas vidas: o poder de Deus.
Nosso Deus é poderoso e sábio. Portanto, Ele sabe como agir e tem poder para agir. Dessa forma, não precisamos temer, mas apenas confiar e esperar em Suas promessas, pois elas serão cumpridas nos seus mínimos detalhes, porque Ele é Deus e além Dele não há nenhum outro.
2222222222

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Série devocional “NÃO TEMAS” (Parte 44)

2222222222 Autor: Robson T. Fernandes
“E disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Jeosafá; assim o Senhor vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, mas de Deus” (2Cr 20:15)
Deus havia prometido, no passado, que a terra de Canaã seria dos hebreus e estes herdariam a terra, porém novos inimigos se aproximam para fazer guerra com eles durante do reinado de Jeosafá (Judá).
Ali Deus reafirma a sua promessa através de Jaaziel e diz para Judá não temer. Deus diz para não temer, mesmo que esteja vindo uma grande multidão contra Judá. Ora, se Deus prometeu cumprirá. Deus ainda pede mais, pede que Judá marche contra seu inimigo, face a face, cara a cara e fique parado à sua frente apenas observando, pois a guerra não é de Judá mas de Deus. A guerra é de Deus, e Ele nunca, jamais, perdeu nem perderá guerra nenhuma. De fato, todos os exércitos dos moabitas e amonitas pereceram, e Judá pode recolher todas as riquezas encontradas naquele lugar. Foi tanta riqueza que passaram três dias recolhendo tudo.
Deus cumpriu mais uma vez a Sua promessa e como Judá obedeceu e não temeu recompensou o Seu povo.
Portanto, não temas, apenas creia que Deus está conosco e luta por nós. Agindo Deus quem impedirá?
Se Deus deu uma missão, cumpra-a com fidelidade e observando o mínimos detalhes para que a obediência e fidelidade sejam completas.
2222222222

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Série devocional “NÃO TEMAS” (Parte 43)

2222222222 Autor: Robson T. Fernandes
“E disse Davi a Salomão seu filho: Esforça-te e tem bom ânimo, e faze a obra; não temas, nem te apavores; porque o Senhor Deus, meu Deus, há de ser contigo; não te deixará, nem te desamparará, até que acabes toda a obra do serviço da casa do Senhor” (1Cr 28:20)
Davi, por experiência própria orienta Salomão a fazer três coisas: Esforçar-se, ter bom ânimo e fazer a obra.
Essa “fórmula” traz o resultado da vitória ministerial, pois podemos dizer que no trabalho que nos é proposto, 10% é de “inspiração”, ou seja, idéia e iluminação, e 90% é de transpiração, ou seja, esforço, dedicação, trabalho. Em uma linguagem popular é o mesmo que “suar a camisa”. Sem esforço não há materialização da idéia que se teve. Depois, Davi diz que deveria haver bom animo, ou seja, deveria se manter viva na memória o sonho, o desejo, o objetivo, para que não houvesse o desfalecimento. Bom ânimo significa continuar firme apesar das dificuldades. O ânimo é mantido quando se mantêm viva a esperança, e a esperança continua quando se tem confiança, quando se sabe o que se está fazendo e para quem se está fazendo. Portanto, é necessário esforço e bom ânimo.
Com tudo isso, podemos entender a terceira colocação de Davi: “faze a obra”. Davi deixou essa afirmação por último, e não foi por acaso, porque para se fazer a obra da maneira correta é necessário muito esforço e bom ânimo, porque também não adianta de nada começar a faze a obra mas não concluí-la. É preciso começar e dar continuidade. É preciso esforço e bom ânimo.
Davi disse para Salomão não temer nem se apavorar. Na verdade, quando desprendemos esforço, aliado com o bom ânimo para fazermos a obra, Deus nos capacita de tal maneira que nem temos tempo e nem espaço para temor, mas somos impelidos pelo Espírito Santo a fazer a obra, mesmo que isso nos custe um alto preço, mas será um preço revertido em glória.
Glória a Deus por isso!
Portanto, não temas, apenas se esforce, tenha bom ânimo e faça a obra que Deus propôs em seu coração. O resto é com Deus. Apenas vá!
2222222222

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Série devocional “NÃO TEMAS” (Parte 42)

2222222222 Autor: Robson T. Fernandes
“Então prosperarás, se tiveres cuidado de cumprir os estatutos e os juízos, que o Senhor mandou a Moisés acerca de Israel; esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem tenhas pavor” (1Cr 22:13)
Davi chama seu filho Salomão e lhe orienta como um pai faria com seu filho, dizendo-lhe: “O Senhor te dê tão-somente prudência e entendimento, e te instrua acerca de Israel; e isso para guardar a lei do Senhor teu Deus”.
Esses ensinos ficaram gravados na mente de Salomão, e devem também ficar na nossa. Davi deseja que Deus desse a Salomão: 1. Prudência; 2. Entendimento; 3. Instrução. Davi deseja que Salomão: 1. Guardasse a lei de Deus; 2. Prosperasse em obediência; 3. Se Esforçasse; 4. Tivesse bom ânimo; 5. Não temesse.
Assim como Davi desejou a Salomão devemos buscar da parte de Deus:
1. Prudência para sabermos agir com moderação e responsabilidade, sempre dando bom testemunho e honrando o Evangelho através de nossas vidas;
2. Entendimento para que possamos agir com sabedoria fazendo o que é reto e justo diante de Deus, remindo o tempo e produzindo máximo possível para o Reino de Deus;
3. Instrução para que possamos entender que somos eternos aprendizes do Senhor, e como tal devemos buscar a Deus diariamente o aprendizado para sermos verdadeiros discípulos.
Como Davi disse a Salomão devemos:
1. Guardar a lei de Deus, isto é, conhecer a Sua Sagrada Escritura e termos uma vida de obediência a Ela;
2. Prosperar em obediência, isto é, ter sucesso verdadeiramente espiritual no que fazemos porque estamos em obediência a Deus;
3. Nos esforçarmos, isto é, sabermos que na vida de obediência Deus nos orienta, nos inspira, mas devemos executar a transpiração, ou seja, suar, nos esforçar, nos dedicar, desprendermos esforço e dedicação nessa caminhada;
4. Ter bom ânimo, ou seja, nunca nos deixarmos vencer pelas dificuldades e problemas, por maiores que possam ser;
5. Não temer, isto é, exercitar a confiança prática, sempre sabendo que Deus está conosco em todos os momentos, nos capacitando, fortalecendo e protegendo.
O nosso Deus é vivo e se agirmos conforme a Sua vontade Ele atenderá os desejos de nosso coração.
Portanto, não temas, apenas obedeça e siga em frente nessa obediência.
2222222222

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Série devocional “NÃO TEMAS” (Parte 40)

2222222222 Autor: Robson T. Fernandes
“E Isaías lhes disse: Assim direis a vosso senhor: Assim diz o Senhor: Não temas as palavras que ouviste, com as quais os servos do rei da Assíria me blasfemaram” (2Rs 19:6)
A oração ouvida por Deus pode fazer a diferença!
Ezequias estava com medo porque o rei da Assíria afirmou que já havia invadido várias outras nações e nenhum deus destes lhe havia impedido, portanto o Deus de Israel também não o faria. A grande diferença em toda essa questão é que os deuses das outras nações são falsos, diferentemente do Deus de Israel, que é o Deus vivo e verdadeiro.
Ezequias temia que a Assíria invadisse Israel, matando a todos.
Diante de toda a situação Isaías lhe diz que o Senhor mandou dizer: “Não temas”. Ora, se Deus diz pra não temer é porque realmente não precisamos temer.
O Senhor avisou que iria confundir o rei da Assíria fazendo chegar aos seus ouvidos o rumor de que o rei da Etiópia estaria planejando uma guerra contra ele, e este retornou da investida que faria contra Israel e a guerra que houve foi travada entre Assíria e Etiópia. Porém, enviou cartas a Ezequias avisando que ainda assim ele seria atacado e destruído. Ezequias ora a Deus suplicando por ajuda, e Deus lhe diz que ouviu a sua oração e que o livraria.
Deus providencia um grande livramento para Israel enviando um anjo que, sozinho, matou cento e cinqüenta mil assírios.
É Deus quem luta por nós, quando o buscamos e o servimos com amor e sinceridade de coração.
Confie em Deus, sabendo que com Ele não precisamos temer o inimigo. Seja quem for.
2222222222

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Série devocional “NÃO TEMAS” (Parte 39)

2222222222 Autor: Robson T. Fernandes
“E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles” (2Rs 6:16)
Eliseu e seu moço estavam em Dotã, quando o rei da Síria fazia guerra contra Israel, todavia, os planos do rei sírio eram frustrados pois Deus revelava a Elias todos os seus planos. Ao descobrir o que estava acontecendo o rei sírio enviou um grande exército para cercar Dotã e capturar Eliseu.
O moço de Eliseu temeu muito ao ver a cidade cercada por tão grande exército, porém, Eliseu orou ao Senhor pedindo-lhe que se lhes abrissem os olhos e visse o enorme exército de anjos que estavam naquele lugar para lhes proteger. E o jovem viu!
Em nossas vidas temos a tendência de ver tudo pelo lado físico, e por isso tememos muito quando falamos de quantidades, mas esquecemos que Deus luta por nós! Existe uma enorme quantidade de anjos que Deus envia para lutar por nós, quando fazemos a mesma coisa que Eliseu: Seguir a Deus, obedecer a Deus e confiar em Deus.
Não precisamos temer se estamos andando em obediência e vida de retidão, pois assim serão maiores e mais numerosos aqueles que estão conosco do que os que estão com nossos inimigos.
Precisamos orar a Deus pedindo que Ele nos abra os olhos para podermos ver aquilo que o Senhor está fazendo. Não precisamos temer, precisamos orar e obedecer.
Não temas!
2222222222

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Série devocional “NÃO TEMAS” (Parte 38)

2222222222 Autor: Robson T. Fernandes
“Então o anjo do Senhor disse a Elias: Desce com este, não temas. E levantou-se, e desceu com ele ao rei” (2Rs 1:15)
Acazias era o atual rei de Israel, na época, quando caiu de um quarto alto em Samaria e ficou muito doente por causa da queda. Mandou que mensageiros consultassem o falso deus de Ecrom, Baal-Zebube, e por essa razão o verdadeiro Deus disse a Elias que o rei iria morrer naquela cama. Quando os mensageiros estavam a caminho da busca pelo falso deus, Elias lhes intercepta e lhes diz que o rei iria morrer por causa de sua infidelidade.
O rei Acazias enviou um capitão com cinqüenta homens para trazer Elias até a sua presença, porém Elias orou e fogo caiu do céu matando os cinqüenta soldados. Depois, o rei enviou outro capitão com mais cinqüenta homens, e o fato se repete. Depois, o rei envia um terceiro capitão com mais cinqüenta homens, e este demonstra temor e respeito para com Elias, o que tocou o coração do Senhor e Este poupou a vida do capitão e dos soldados.
Ora, ser procurado e se deparar com um capitão auxiliado por cinqüenta soldados prontos para fazerem qualquer coisa com você para cumprir as ordens do rei é de por medo em qualquer pessoa. Qualquer pessoa que não confie na promessa de Deus. Elias confiou e Deus lhe protegeu, exterminando os inimigos. Depois o fato se repete, e Deus lhe protege a segunda vez. Da terceira vez, o capitão demonstra humildade, reverência e submissão, e isso lhe poupou vida. O anjo do Senhor disse a Elias: “Desce com este, não temas”. Deus já havia mostrado o seu poder e foi o nome de Deus e não o de Elias que foi glorificado. Todos puderam ver a glória de Deus na vida de Elias.
Será que o mesmo tem acontecido conosco, ou será que no momento em que Deus faz algo nós desejamos roubar a glória de Deus para nós mesmos? Elias ficou na mesma posição, em atitude de confiança, até que houvesse o reconhecimento do poderio do Senhor. E quando isto ocorreu ele não começou a se enaltecer.
Quando andamos na presença de Deus, Lhe obedecendo não há razão para temer. Portanto, não temas se três tropas de cinqüenta homens estão investindo contra você. Não temas, se estás em obediência.
Para Deus, tamanho e quantidade não significam nada. Ele é Deus!
2222222222

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Série devocional “NÃO TEMAS” (Parte 37)

2222222222 Autor: Robson T. Fernandes
“E Elias lhe disse: Não temas; vai, faze conforme à tua palavra; porém faze dele primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho” (1Rs 17:13)
Em Sarepta Elias encontra uma viúva que estava colhendo lenha para fazer comida para si e seu filho. A viúva se preparava para fazer a última refeição que possuía, e Elias lhe pede que faça a comida, mas que primeiro fizesse para ele. A viúva estranha, mas obedece a Elias.
O profeta havia lhe feito a promessa de que até o dia em que Deus enviaria chuva a comida não faltaria em sua casa, e a viúva creu. Elias disse: “Não temas”.
Muitas vezes em nossa vidas tememos por nossa situação financeira, as compras que estão acabando, o salário que atrasou, a conta que não foi paga, as necessidades que não estão sendo supridas como deveriam... Elias apenas pede que a viúva creia e aja.
Crer não é apenas um sentimento é uma atitude. Crer implica na ação vivida pela fé prática. A viúva creu e a promessa se cumpriu, o milagre aconteceu.
Muitas vezes desejamos bênçãos materiais mas não somos dizimistas fiéis, não ofertamos, não obedecemos, somos descontrolados financeiramente, mas ainda assim esperamos bênçãos dos céus. Dessa forma fica difícil ser abençoado.
Na matemática de Deus temos que dar para receber. Portanto, não temas. Seja obediente a Palavra do Senhor. Abençoe para ser abençoado, seja dizimista e ofertante. Seja uma praticante da Palavra de Deus e verás que as portas dos céus serão abertas.
Não temas as dificuldades financeiras que surgem, apenas obedeça a Deus com seriedade e sinceridade de coração e verás a cão do Senhor em sua vida, assim como foi na vida daquela viúva.
2222222222

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Série devocional “NÃO TEMAS” (Parte 35)

2222222222 Autor: Robson T. Fernandes
“E disse-lhe Davi: Não temas, porque decerto usarei contigo de benevolência por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu sempre comerás pão à minha mesa” (2Sm 9:7)
Mefibosete era o nome do jovem aleijado filho de Jônatas, que foi abençoado por Davi.
Aqui encontramos uma verdadeira atitude de alguém transformado por Deus, a presença de Graça e Misericórdia.
Talvez Mefibosete estivesse com medo, pois sabia que Saul, seu avô, havia perseguido Davi, e pensasse que Davi desejava exterminar da face da Terra todo descendente de Saul, que poderia ser um sucessor ao trono de Davi. Porém, Davi demonstra confiar em Deus e ele sabia que ninguém lhe tomaria o trono a menos que Deus o quisesse. Davi abençoou a Mefibosete e não o amaldiçoou.
Mefibosete não precisava temer, pois deveria saber que Deus está no controle de tudo. Mais uma vez Deus proporcionou uma boa surpresa, pois com certeza Mefibosete não esperava ser favorecido pelo rei dentro do palácio real. Uma boa surpresa da parte de Deus, e que foi executada por um homem de Deus, Davi.
Precisamos entender que Deus tem homens de boa índole na Terra, pessoas com as quais pode contar, pessoas que buscam o Senhor de fato, e com isso Deus nos abençoa através de tais pessoas.
Por isso não temas, pois Deus está no controle, vendo tudo, sabendo de tudo, conhecendo tudo e sabendo com quem pode contar para nos abençoar.
2222222222

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Série devocional “NÃO TEMAS” (Parte 33)

2222222222 Autor: Robson T. Fernandes
“E disse-lhe: Não temas, que não te achará a mão de Saul, meu pai; porém tu reinarás sobre Israel, e eu serei contigo o segundo; o que também Saul, meu pai, bem sabe” (1Sm 23:17)
Jônatas, o maior e melhor amigo de Davi, o conforta em Deus, demonstrando sinceridade e coração íntegro, apesar do perseguidor de Davi ser seu próprio pai.
Deus já havia prometido que Davi seria rei de Israel, e Jônatas confirma a promessa ao afirmar o próprio Saul sabia disso. Com isso entendemos que um dos medos de Saul não era apenas gerado pelo ciúme que tinha de Davi por este se destacar no palácio, mas também o medo de perder a sua “posição” para Davi, e por causa do conjunto dessas coisas passou a perseguir o jovem Davi.
Por diversas vezes Davi fugiu, se escondeu e foi perseguido, porém Jônatas lhe diz: “Não temas”. Com certeza Deus estava usando Jônatas para lhe dizer isso.
Diante de toda essa situação entendemos que todas as pessoas já estavam conseguindo ver em Davi algo de diferente, e essa diferença era gerada por Deus. Era Deus quem fazia a diferença na vida de Davi. Isso aconteceu porque Davi procurou sempre seguir e obedecer ao Senhor. E por isso, Deus lhe diz não temas e Jônatas confirma dizendo não temas.
Andar na vontade de Deus em obediência, sinceridade e compromisso é o segredo para não temer.
2222222222

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

TURMA CALEBE 2009

(Da esquerda para a direita) Pr. Luiz H. Vieira, Prof. Robson Fernandes e Pr. Marconni Cavalcante (Da esquerda para a direita) Edna, Isabela (filha do Prof. Robson e Maria José) e Maria José (secretária) (Da esquerda para a direita) Lamarck, Robson Moraes, prof. Robson, Marleon, Ailson, Francisco, Kylven e Nunes (Da esquerda para a direita) Prof. Robson e Nunes Prof. Robson e Francisco L. Rolim
Prof. Robson e Marleon
Prof. Robson e Maria José (esposa), Robson Moraes
Maria José, Edna e Prof. Robson
Robson Moraes e filha
Robson Moraes e esposa
Robson Moraes e Família
Turma CALEBE 2009
Turma CALEBE 2009
Recepção de Conclusão de Curso
(Da esquerda para a direita) Salomé, Edna e Hertz
(Da esquerda para a direita) José Adenerson, Amanda, Isabela e Maria José
(Da esquerda para a direita) Rafael, Sylvia, Lamarck, José Adenerson, Amanda, Maria José e Isabela
(Da esquerda para a direita) Kylven e Namorada, José Marcos e Esposa, Marleon
(Da esquerda para a direita) Bruno e esposa, Pedro, Ailson e Nunes
Recepção de Conclusão de Curso
Bolo CALEBE
(Da esquerda para a direita) Edna e Patrícia
Irnan Entrega de Certificados Prof. Robson e Claudiane
Entrega de Certificados Pr. Luiz e Nunes Entrega de Certificados Pedro e Pr. Marconni Entrega de Certificados José Marcos e Pr. Luiz
Entrega de Certificados Prof. Robson e Irnan
Entrega de Certificados Pr. Luiz e Esdras
Entrega de Certificados Prof. Robson e Patrícia
Entrega de Certificados Martins e Pr. Luiz
Entrega de Certificados Francisco e Prof. Robson
Entrega de Certificados Ailson e Pr. Marconni
Entrega de Certificados Pr. Luiz, Robson Moraes e Pr. Marconni
Entrega de Certificados Prof. Robson e Maria de Lourdes
Entrega de Certificados José Adenerson e Pr. Luiz
Entrega de Certificados Prof. Robson e Amanda
Entrega de Certificados Hertz e Pr. Marconni
Entrega de Certificados Marleon e Pr. Luiz
Entrega de Certificados Kylven e Pr. Marconni
Entrega de Certificados Prof. Robson e Bruno
Entrega de Certificados Pr. Luiz e Maria Salomé
Entrega de Certificados Pr. Marconni e Sylvia
Entrega de Certificados Rafael e Prof. Robson
Entrega de Certificados Lamarck e Pr. Marconni

Série devocional “NÃO TEMAS” (Parte 32)

2222222222 Autor: Robson T. Fernandes
“Fica comigo, não temas, porque quem procurar a minha morte também procurará a tua, pois estarás salvo comigo” (1Sm 22:23)
A mentira de Davi trouxe conseqüências horríveis, porém, ele assume inteira responsabilidade pelas conseqüências de seus atos.
Curiosamente, no momento da vida em que Davi estava sendo perseguido, surge alguém que precisa de sua ajuda, Abiatar. Parece que no momento em que precisamos de ajuda, Deus nos envia alguém para ajudarmos. Quando precisamos de oração, Deus envia alguém para orarmos por ela. Quando precisamos de força, Deus envia alguém para fortalecermos.
Parece-me que isso ocorre para que saibamos de forma prática que o poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza, na nossa fraqueza. São nesses momentos que Deus começa a manifestar o seu cuidado e poder.
Ao entrarmos no centro do plano de Deus, Ele susterá todas as coisas. Ao confessarmos os nossos pecados e demonstrarmos um coração pronto para obedecer, o plano de Deus começará a ser realizado em nossas vidas.
Davi confessou o seu pecado e sabia que a promessa de Deus feita para sua vida não iria falhar. Davi sabia que não iria morrer antes que o plano e promessa de Deus fossem cumpridos, por isso ele disse: “Fica comigo, não temas”. Quando Davi diz isso não está confiando em sua própria força e capacidade, mas no poder e fidelidade de Deus, em cumprir Sua palavra.
Portanto, se estamos no centro do plano de Deus não temos razão para temer.
2222222222

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Série devocional “NÃO TEMAS” (Parte 31)

2222222222 Autor: Robson T. Fernandes
“Então disse Samuel ao povo: Não temais; vós tendes cometido todo este mal; porém não vos desvieis de seguir ao Senhor, mas servi ao Senhor com todo o vosso coração” (1Sm 12:20)
O povo havia cometido muitos males e pecados diante de Deus, todavia Samuel se lhes apresenta como aquele que vem trazer as notícias da misericórdia de Deus, pois se houver arrependimento e conversão haverá perdão e restauração através da misericórdia de Deus.
Arrependimento é diferente de remorso, pois o arrependimento produz tristeza o desejo de não voltar a cometer o mesmo pecado outra vez, diferentemente, o remorso causa tristeza, mas logo passa, e o pecado volta a ser cometido.
A conversão é sinônimo de mudança de atitude, ou seja, alguém que era ‘esquentado’ passa a se controlar, alguém que tinha o hábito de chamar ‘palavrões’ passa a mudar o seu linguajar, alguém que roubava não rouba mais, alguém que mentia não mente mais etc. Isso é conversão, pois pelos frutos podemos conhecer se uma ‘árvore’ é boa de fato.
Samuel ensina para o povo que se houver arrependimento e conversão não haverá motivo para temer o castigo de Deus. Isso nos ensina algo importante sobre o perdão de Deus. O perdão que Deus nos dá é eterno, ou seja, não acaba e por isso Ele esquece o pecado por nós cometido.
Entendemos que não há como ter em um mesmo copo com água, água pura e água envenenada. Em um mesmo copo com água haverá um ou outro, e não os dois ao mesmo tempo. O mesmo princípio se aplica ao nosso coração, e por isso Samuel diz para que o povo sirva a Deus com todo o coração. TODO!
Precisamos de arrependimento, conversão de atitudes erradas, seguir a Deus todo o tempo e direcionar todo o nosso coração para o Senhor. Assim sendo não seremos castigados por possíveis erros cometidos.
Deus é que nos purifica, justifica e santifica. A Ele toda a glória.
2222222222