sexta-feira, 4 de março de 2011

A FARSA DO FILME CONTATOS DE 4º GRAU

Autor: Robson T. Fernandes

Dirigido por Olatunde Osunsanmi e estrelado por Milla Jovovich, de Resident Evil, que interpreta a Dra. Abigail Elizabeth Tyler, o filme é introduzido com Jovovich afirmando que este se trata de uma história real ocorrida na cidade de Nome no Alaska e que “imagens de arquivo nunca antes vistas estão integradas no filme”. Afirma-se ainda que são “as evidências mais perturbadoras sobre abdução alien jamais documentada”.



Ao assistirmos o filme percebemos rapidamente várias incongruências, apesar de alguns grupos ufológicos o defenderem.

Em primeiro lugar, entre 1960 e 2004 vinte e quatro pessoas desapareceram na região de Nome no Alaska. O FBI foi enviado para investigar e concluiu que dentre estes 24 casos apenas oito nunca foram encontrados, e estes se tratam de caçadores e pescadores que sumiram em lagos, mar ou floresta em um inverno de -50⁰C. Outros casos envolvem má conduta policial que está sendo investigado. Portanto, em nenhum dos casos citados pelo FBI e muito menos pelos moradores da própria Nome se fez menção a abdução. Os únicos a fazê-lo foram os produtores do filme. O jornal Detroit Daily News conduziu uma investigação paralela, em 2 de setembro de 2009, e concluiu que não há nenhuma ligação do filme com a realidade.

Em segundo lugar, apesar do filme dizer que é baseado em fatos reais, a cidade apresentada no filme não é Nome no Alaska, mas Squamish no Canadá. Portanto, as cenas não foram filmadas nos supostos locais reais.


Em terceiro lugar, é apresentada a Dra. Abigail Tyler como a protagonista do filme. A psicóloga que consulta os pacientes e através de hipnoterapia começa a descobrir a suposta verdade das abduções. Bem, em um site do Alaska Psychiatry Journal é apresentada uma biografia da Dra. Tyler com artigos relacionados a transtornos do sono, problemas emocionais, hipnoterapia e terapia de regressão. O fato é que o Alaska Psychiatry Journal não existe e não é conhecido por nenhum psicólogo e nenhuma entidade envolvida em psicologia. Ainda, o site citado está registrado através de uma companhia de fachada . No domínio do site é revelado que o mesmo só passou a existir em 13 ago 2009, isto é, três meses antes do lançamento do filme, que foi em 12 nov 2009, nos EUA. Na verdade, a Dra. Abigail Elizabeth Tyler é a atriz inglesa Charlotte Milchard, que é citada nos créditos do filme aos 01:34:31. Ironicamente as iniciais da Dra. Abigail Elizabeth Tyler são AET, que em inglês significa: “Uma E.T.”



Em quarto lugar, a Universal Pictures, produtora do filme, fez um acordo de US$ 20 milhões com o Alaska Press Club “para resolver reclamações sobre arquivos de notícias falsas usadas para promover o filme”. A Universal reconheceu que publicou notícias falsas na web e forjou obituários, para fazer parecer que o filme se baseava em acontecimentos reais. Em quinto lugar, na polêmica cena da levitação apresentada no filme observa-se no canto inferior direito que no início da cena o relógio marcava 11:01:25 AM, e na sequência o mesmo relógio marca 11:01:08AM. Isto é, o relógio voltou, houve corte e edição de cena, demonstrando que esta cena não é real mas feita em estúdio e manipulada.


Em sexto e último lugar, nenhum dos personagens apresentados no filme é real. Ninguém na cidade de Nome os conhece e não existe nenhum registro destes personagens.


Com todas as evidências apresentadas é importante salientar que aquilo que Hollywood afirma ser real nós pudemos constatar ser uma fraude.

EM BREVE:
CONTATOS DE 4º GRAU: EXISTE VIDA EM OUTROS PLANETAS?