terça-feira, 22 de outubro de 2013

O QUE O CATOLICISMO DIZ HOJE SOBRE A SANTA INQUISIÇÃO?

Inquisitor jesuíta

Uma reflexão sobre a argumentação do pedido de desculpas de João Paulo II e as recentes alegações católicas sobre o Tribunal do Santo Ofício 

Muito tem sido dito acerca da Santa Inquisição, especialmente depois do pedido de desculpas de João Paulo II. Com isso, muitas pessoas creem que o antigo papa reconheceu os erros do catolicismo. Mas, isso não é verdade, principalmente diante do que ele mesmo disse, bem como seu sucessor - Bento XVI - e também diante do que as agências católicas reconhecidas têm afirmado.
Vejamos:


VATICANO

No site oficial do Vaticano [1], no documento Memória e Reconciliação: A Igreja e as culpas do passado, vemos o seguinte texto:

“João Paulo II acrescenta: "Como sucessor de Pedro, peço que neste ano de misericórdia a Igreja, fortalecida pela santidade que recebe do seu Senhor, se ajoelhe diante de Deus e implore o perdão para os pecados passados e presentes dos seus filhos."”

“Não faltaram, porém, algumas reservas, expressão sobretudo da apreensão ligada a particulares contextos históricos e culturais, em que a mera admissão de faltas cometidas pelos filhos da Igreja poderia assumir o significado de uma cedência perante as acusações de quem lhe é preconceituosamente hostil.”

“A Igreja é convidada a "assumir com maior consciência o peso do pecado dos seus filhos". Ela "reconhece sempre como próprios os filhos pecadores" e incita-os a "purificarem-se, pelo arrependimento, de erros, infidelidades, incoerências, retardamentos"”

“E é assim que a recordação dos escândalos do passado pode criar obstáculos ao testemunho da Igreja de hoje, e o reconhecimento dos erros cometidos pelos filhos da Igreja de ontem pode favorecer a renovação e reconciliação no presente.”

“A Igreja imita o seu exemplo e pede perdão pelos pecados igualmente históricos de seus filhos.”

Ainda, no site oficial do Vaticano [2], na Carta Encíclica Ut Unum Sint, de João Paulo II, vemos o seguinte texto:

“A Igreja Católica reconhece e confessa as fraquezas dos seus filhos, consciente de que os seus pecados constituem igualmente traições e obstáculos à realização dos desígnios do Salvador.” (item 3).

RESUMO:
O VATICANO NUNCA RECONHECEU SEUS PRÓPRIOS ERROS, MUITO MENOS QUANTO A SANTA INQUISIÇÃO. O QUE JOÃO PAULO II FEZ, FOI PEDIR PERDÃO PELOS PECADOS DOS CATÓLICOS DO PASSADO E NÃO PELOS ERROS DA IGREJA! ELE CONFESSOU “AS FRAQUEZAS DOS SEUS FILHOS” E NÃO DA IGREJA!
POR ISSO, PARA O VATICANO, A CULPA NÃO É DA IGREJA CATÓLICA, MAS DOS CATÓLICOS.


VERITATIS SPLENDOR

No site da Veritatis Splendor, uma das principais agências católicas no Brasil, encontramos o seguinte texto:

“É, portanto, pelos membros da Igreja, leigos ou não, que João Paulo II pediu perdão. Isto está bem claro no texto divulgado por Novo Milênio nº 248 (Ano V, 27/03 a 02/04/2000). Aí se observa claramente que foi pedido perdão pelos pecados dos filhos da Igreja” [3]

“Entretanto, lendo-se o texto dos pedidos de perdão feitos por João Paulo II na Missa extraordinária do dia do perdão, na Basílica de São Pedro, Vaticano, em 12/03/2000, domingo, observa-se que foi pedido perdão por atos e omissões de filhos da Igreja, não por ela, como instituição criada por Cristo.” [3]


RESUMO:
FOI PEDIDO PERDÃO PELOS MEMBROS DA IGREJA E NÃO PELOS ERROS DA IGREJA CATÓLICA.
A IGREJA CATÓLICA NUNCA PEDIU PERDÃO PELOS SEUS PECADOS, MAS PELOS PECADOS DE SEUS MEMBROS. NEM PELAS GUERRAS DE RELIGIÃO, NEM PELOS PECADOS DA 2ª GUERRA MUNDIAL NEM POR NADA QUE TENHA FEITO OU MANDADO FAZER, MAS PELOS PECADOS DAQUELES QUE LHE OBEDECERAM.


DICIONÁRIO DA FÉ

O Dicionário da fé, online, diz que afirmar que o Papa pediu perdão pelos erros da igreja católica é uma calúnia dos protestantes. Vejamos:

“Calúnia protestante nº 155: Papa erra, porque pediu desculpas [...] O Papa João Paulo II, num gesto de extrema humildade, pediu perdão pelos "erros dos filhos da Igreja" (Não são erros da Igreja que é Santa e irrepreensível: Ef 5,27), mas dos seus filhos - todos nós - que somos pecadores.” [4]

RESUMO:
A IGREJA CATÓLICA CRIA O TRIBUNAL DO SANTO OFÍCIO, ASSASSINA MILHÕES DE PESSOAS E DEPOIS QUEM LEVA A CULPA É QUEM OBEDECEU AS ORDENS DADAS, SIMPLESMENTE.
QUEM DEU A ORDEM CONTINUA SE APRESENTANDO COMO “SANTA E IRREPREENSÍVEL”.


PORTAL SÃO FRANCISCO

No Portal São Francisco, encontramos a mesma manipulação quanto a Inquisição e, ,agora, a defesa da Santa Inquisição como evento benéfico à sociedade e à fé. Vejamos:

“O Papa João Paulo II pediu perdão pelos abusos dos filhos da Igreja - e não pelos "erros da Igreja", como muitas vezes se ouve, erroneamente, dizer - que porventura tivessem sido algumas vezes cometidos durante os julgamentos da Inquisição. Reconheceu também que é difícil ao homem moderno entender os motivos que levaram a Inquisição a ser necessária para a sua época. Por outro lado, esses erros não impedem a Igreja de entender que o Tribunal tenha tido um lado bom ou uma ideologia séria para defesa da Fé, bem como uma inegável contribuição ao Direito Penal e Processual, mesmo havendo os referidos abusos.” [5]

RESUMO:
OBSERVE BEM A DEFESA DESSE TREMENDO ABSURDO:
1) “abusos dos filhos da Igreja - e não pelos "erros da Igreja"”;
2) A Inquisição foi “necessária para a sua época”;
3) O Tribunal da Santa Inquisição foi “um lado bom ou uma ideologia séria para defesa da Fé”;
4) Foi também “uma inegável contribuição ao Direito Penal e Processual”.

AGORA PENSE SOBRE ISSO:
1) Aqueles que atendiam às atrocidades do catolicismo são culpados, mas o mandante do crime é inocentado?
2) A inquisição foi necessária? Então, é por isso que o catolicismo é tão forte hoje? Porque este foi o meio “necessário” para estabelecê-lo na Europa da Idade Média?
3) A Defesa da Fé nunca precisou de assassinatos, torturas e atrocidades.
4) A santa inquisição não pode ser vista como benéfica sob nenhuma ótica e sob nenhuma circunstância, especialmente porque os fins não justificam os meios.
5) O catolicismo, recentemente, vem buscando apagar da memória da população as atrocidades cometidas nesta barbárie chamada inquisição.

MONTFORT

No site da Montfort, um dos principais sites de apologética católica no Brasil, vemos as seguintes declarações:

“A pesquisa agora publicada pelo Vaticano comprovou que houve um imenso exagero nas acusações feitas, durante séculos, contra a Inquisição. Os dados da pesquisa demonstram que o número de condenações à morte foi imensamente menor que o propalado: não chegando a 2% dos processos.
Mais ainda: grande parte das condenações não era executada. Muitas vezes "executava"-se um boneco, e não o próprio sentenciado. Eram execuções simbólicas.” [6]

“Claro que esse pedido de perdão feito pelo Papa será explorado pelos inimigos da Igreja, como se o Papa tivesse admitido a culpa da Igreja, porque só pede perdão quem se sente culpado.
E não se entende como o Papa João Paulo II seja culpado por erros de outros homens, se erro houve.” [6]


RESUMO:
OBSERVE BEM AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS:
1) “Houve um imenso exagero nas acusações feitas, durante séculos, contra a Inquisição”?;
2) “Os dados da pesquisa demonstram que o número de condenações à morte foi imensamente menor”;
3) “grande parte das condenações não era executada”.
4) “se erro houve”

AGORA PENSE SOBRE ISSO:
1) O catolicismo, agora, tenta ocultar os números de historiados para tentar aliviar e depois fazer esquecer o que houve na Inquisição;
2) Os dados apresentados que “demonstram” que o número de condenações foi menor, são dados apresentados pelo próprio catolicismo. Bem conveniente não?
3) Bonecos no lugar dos condenados? Isso só pode ser uma tentativa de imbecilização em massa.
4) “Se houve erro”? Assassinar milhões de pessoas em nome de uma fé não é um erro?


VÍDEOS SOBRE AS TENTATIVAS DE AMENIZAR A INQUISIÇÃO

DECLARAÇÃO DE BENTO XVI SOBRE A INQUISIÇÃO:

“seguimos o caminho da continuidade, mas procuramos aplicar os métodos daquela época. É criticável à luz de nosso conceito de justiça, mas a inquisição foi um progresso, porque desde então ninguém pode ser condenado sem uma investigação. Assim, naquela época, definitivamente, já apresentavam um conceito de justiça” [7]

RESUMO:
1) “procuramos aplicar os métodos daquela época”?
2) “a inquisição foi um progresso”?
3) Sobre a Inquisição: “apresentavam um conceito de justiça”?

AGORA PENSE SOBRE ISSO:
1) Ainda hoje o catolicismo procura “aplicar os métodos daquela época”
2) Assassinar milhões de pessoas é exaltado hoje como um progresso. Que afirmação ridícula!
3) A inquisição apresentava um “conceito de justiça”? Com aqueles métodos horríveis de tortura e assassinato? Isso é ridículo, insano, inconcebível e inimaginável. Desumano, monstruoso!


INQUISIÇÃO: UM BEM E UM MAL "NECESSÁRIO" PARA A SOCIEDADE
            Vídeo do prof. Felipe Aquino, apologista católico, que defende a Inquisição e diz:

“[...] eu comecei a estudar a inquisição e comecei a notar o seguinte: Poxa, quem foram os inquisidores? Os inquisidores foram os santos. São Domingos de Gusmão, fundador dos dominicanos foi um inquisidor. O papa São Pio V foi um inquisidor. Então, peraí, São Tomás de Aquino apoiava a inquisição. Nunca houve um santo na Idade Média que tenha se colocado contra a inquisição. Eu falei: Peraí, tem alguma coisa errada nesse negócio. Tem alguma coisa errada de todo mundo dizer que esse negócio aqui está completamente errado. Aí, quando você vai estudar, você vai ver que a inquisição era aceita naturalmente na Idade Média, e considerada necessária.”[8]

RESUMO:
1) “Os inquisidores foram os santos”
2) O “fundador dos dominicanos foi um inquisidor”
3) “O papa São Pio V foi um inquisidor”
4) “Nunca houve um santo na Idade Média que tenha se colocado contra a inquisição”
5) “Tem alguma coisa errada de todo mundo dizer que esse negócio aqui está completamente errado”
6) “você vai ver que a inquisição era aceita naturalmente na Idade Média”
7) “considerada necessária”

AGORA PENSE SOBRE ISSO:
1) O papa João Paulo II diz que os católicos do passado pecaram e pede perdão por isso, mas todos eles foram beatificados, canonizados e santificados? Então, reconhecem descaradamente idolatrar pecadores assassinos, torturadores e psicopatas insanos.
2) Até um papa é citado como inquisidor e ainda assim são vistos como infalíveis? Um papa é categorizado como assassino pecador e ao mesmo tempo visto como infalível e legítimo sucessor de Pedro e líder da santa igreja?
3) Todo mundo está errado em reprovar a inquisição, só o catolicismo está certo em defendê-la? Todo mundo está completamente errado?
4) “a inquisição era aceita naturalmente na Idade Média”? Então, era natural e aceitável ver a família e entes queridos esmagados, esfolados, humilhados, passando fome em masmorras, com ossos quebrados, aleijados propositalmente, esquartejados, queimados....? Isso era normal?


INQUISIÇÃO - A HISTÓRIA NÃO CONTADA

Quanto a esse vídeo eu prefiro não comentar nada mais, para não pecar com minhas palavras, além de dizer, unicamente, que foi o vídeo mais absurdo e ridículo que eu já tive o desprazer de assistir em toda a minha vida até o dia de hoje [9].
Nunca vi, até hoje (06 ago 2013), tanta distorção, manipulação, mentira descarada e deslavada juntas em um mesmo lugar.

Quero, portanto, fazer uma apanhado geral sobre o que tem sido dito pelo catolicismo sobre a Santa Inquisição (Tribunal do Santo Ofício).

APANHADO GERAL:

Dizem que a culpa pelos assassinatos não é da igreja católica, mas dos católicos. Não é da igreja, mas de seus membros.
Dizem que os números de assassinatos estão errados. Para isso o Vaticano, convenientemente, apresenta novos números, bem menores.
Dizem que os católicos cometeram abusos, mas que a igreja católica é santa e irrepreensível.
Dizem que “bonecos” eram sacrificados no lugar dos “condenados”.
Dizem que todos os santos da Idade Média eram inquisidores. Mesmo assim, continuam idolatrando-os e adorando-os.

Eu só posso finalizar expressando um único sentimento: A igreja católica apostólica romana tem, ao longo dos anos, feito uma tentativa de transferir a culpa de seus próprios atos para os seus seguidores, e mais recentemente tenta minimizar os números de seus assassinatos para futuramente negar a inquisição, contando com a amnésia histórica do povo, ou com sua cegueira. Em outras palavras: Isso é uma tentativa de imbecilização em massa.
Não podemos deixar que a história silencie ou seja distorcida.
E você, vai silenciar diante de tamanho absurdo, mentira e brutalidade?

Se desejar ver as imagens dos instrumentos de tortura, utilizados pelo catolicismo romano durante a inquisição, clique aqui.


“Achava-se a mulher vestida de púrpura e de escarlata, adornada de ouro, de pedras preciosas e de pérolas, tendo na mão um cálice de ouro transbordante de abominações e com as imundícias da sua prostituição. Na sua fronte, achava-se escrito um nome, um mistério: BABILÔNIA, A GRANDE, A MÃE DAS MERETRIZES E DAS ABOMINAÇÕES DA TERRA. Então, vi a mulher embriagada com o sangue dos santos e com o sangue das testemunhas de Jesus; e, quando a vi, admirei-me com grande espanto”
Apocalipse 17:4-6



“A mulher que viste é a grande cidade que domina sobre os reis da terra”Apocalipse 17:18


“Dai-lhe em retribuição como também ela retribuiu, pagai-lhe em dobro segundo as suas obras e, no cálice em que ela misturou bebidas, misturai dobrado para ela. O quanto a si mesma se glorificou e viveu em luxúria, dai-lhe em igual medida tormento e pranto, porque diz consigo mesma: Estou sentada como rainha. Viúva, não sou. Pranto, nunca hei de ver! Por isso, em um só dia, sobrevirão os seus flagelos: morte, pranto e fome; e será consumida no fogo, porque poderoso é o Senhor Deus, que a julgou”
Apocalipse 18:6-8




Robson T. Fernandes


*****************************
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

[1]. Memória e Reconciliação: A Igreja e as culpas do passado. Disponível em: . Acesso em: 06 ago 2013.

[2] Carta Encíclica Ut Unum Sint, Do Santo Padre João Paulo II, Sobre O Empenho Ecuménico. Disponível em:. Acesso em: 06 ago 2013.

[3] Sobre os pedidos de perdão do papa joão paulo ii. . Acesso em: 06 ago 2013.

[4] Calúnia protestante nº 155: Papa erra, porque pediu desculpas. Disponível em: . Acesso em: 06 ago 2013.

[5] Inquisição. Disponível em: . Acesso em: 06 ago 2013.

[6] Desculpas do Vaticano pela Inquisição. Disponível em: . Acesso em: 06 ago 2013.

[7] Declaração de Bento XVI sobre a Inquisição. Disponível em: . Acesso em: 06 ago 2013.

[8] INQUISIÇÃO: Um Bem e um mal "necessário"para a Sociedade. Disponível em: . Acesso em: 06 ago 2013.


[9] Inquisição - A história não contada. Disponível em: . Acesso em: Acesso em: 06 ago 2013.