terça-feira, 1 de outubro de 2013

SOBRE A SUPOSTA DESCOBERTA DA ARCA DE NOÉ

Comentário sobre a suposta descoberta da Arca de Noé, no ano de 2010, por um grupo de pesquisadores chineses

Suposto interior da Arca
Tem circulado na internet um texto, que não é novo, sobre a suposta descoberta da Arca de Noé por um grupo de pesquisadores chineses. Pois bem, já no ano de 2010 escrevi para tratar do assunto, e sobre as incoerências dessa suposta descoberta.


O grupo da Noah's Ark Ministries International realizou uma conferência de imprensa no dia 25 de abril de 2010, em Hong Kong, para apresentar as suas conclusões e publicar que suas descobertas têm "99 por cento de certeza" de que pedaços de madeira encontrados em uma elevação de 12.000 pés e datadas em 4800 anos de idade foram da famosa Arca de Noé.

A notícia, inicialmente, foi veiculada pela agência de notícias turca Anadolu Ajansi. Depois foi veiculada por Izabel Chaves do Jornal português Correio da Manhã (27 de abril de 2010). A informação tomou proporções maiores após sua veiculação pela Fox News, que três dias depois publicou outra reportagem explicando que o achado era falso, pois, de acordo com Lauren Green (correspondente da Fox), vários especialistas determinaram que: 1) As madeiras mostradas nas fotos não são tão velhas; 2) Não existem imagens que provem a localização da descoberta; 3) Nenhum perito independente teve acesso aos dados.

Porém, muitos pesquisadores cristãos conceituados têm rebatido as afirmações do grupo de chineses. Inclusive pesquisadores cristãos que defendem a existência da Arca no Monte Ararat, na atual Turquia.

Dr. Randall Price
O Dr. Randall Price, arqueólogo famoso por seus livros [1], afirmou: "Se o mundo quer pensar que esta é uma descoberta maravilhosa, está bem. Meu problema é que, no final, uma análise mais adequada poderá mostrar que esta é uma fraude e refletirá negativamente quão ingênuos os cristãos podem ser". [2]

O Dr. Price afirmou que tem muitas dificuldades com uma serie de questões relacionadas ao assunto.

Em um suposto e-mail do Dr. Price, que "vazou", afirma-se que um grupo de trabalhadores curdos afirmou que "plantou grandes vigas de madeira retiradas de uma antiga estrutura na área do Mar Negro (onde as fotos foram originalmente tiradas) no local do Monte Ararat [...] Durante o verão de 2009 mais madeira foi plantada no interior de uma caverna no sítio. A equipe chinesa foi lá no final do verão de 2009 (eu estava lá no época e sabia sobre a fraude) e foi mostrada a caverna com a madeira e foi feito seu filme" [3].

O Dr. Randall Price foi um dos conselheiros arqueológicos desse mesmo grupo de chineses até o ano de 2008. Ele é um arqueólogo conceituado e autor de vários livros de arqueologia, e a despeito do que muitos têm sugerido é crente e alguém digno de credibilidade.

Dr. John Morris
O Dr. John Morris [4], presidente do Dallas Institute for Creation Research, e geólogo, é outro reconhecido pesquisador na área que rejeitou o convite para participar da coletiva de imprensa na Conferência em Hong Kong.

Prof. Porcher Taylor
O Professor Porcher Taylor, da Universidade de Richmond, acredita que a informação está errada, pois estão escavando no local errado. O local correto está naquilo que a inteligência americana chama de "anomalia do Ararat". Este seria o local correto para a escavação e onde os verdadeiros restos da Arca estão, no Monte Ararat e não próximo ao monte, como foi no caso dos chineses [5].

Dr. Don Patton
A fraude é explicada pelo Dr. Don Patton, no site da The Search for Noah's Ark, passo a passo [6].

Por fim, é melhor termos cuidado com certos relatos que circulam na Internet, especialmente quando dizem ter provas bíblicas que mostram informações geográficas diferentes daquelas que a própria Bíblia afirma.

Particularmente, eu acredito na existência da Arca de Noé até os dias atuais e em sua localização no Monte Ararat, mas todo cuidado é pouco ao tratarmos do assunto, especialmente porque não precisamos de fraudes para mostrar que a Bíblia está certa em suas afirmações.


Pr. Robson T. Fernandes


**********************************

NOTAS

[1] Entre os livros escritos pelo Dr. Price estão: Ready to Build: The Imminent Plan to Build the Last Days Temple; In Search of Temple Treasures: The Lost Ark and the Last Days; Secrets of the Dead Sea Scrolls; The Stones Cry Out: What Archaeology Reveals About the Truth of the Bible; Jerusalem in Prophecy: God's Stage for the Final Drama; The Coming Last Days Temple; Unholy War: America, Israel and Radical Islam; Fast Facts on the Middle East Conflict; Charts of Bible Prophecy; The Battle for the Last Days' Temple: Politics, Prophecy, and the Temple Mount; The Popular Encyclopedia of Bible Prophecy: Over 140 Topics from the World's Foremost Prophecy Experts; Searching for the Ark of the Covenant: Latest Discoveries and Research; The Temple and Bible Prophecy: A Definitive Look at its Past, Present, and Future; Searching for the Original Bible; Ezekiel, Daniel, in The Popular Commentary on Bible Prophecy; Dead Sea Scrolls, Jewish Religion, Biblical Archaeology, in The Popular Encyclopedia of Apologetics.

[2]. http://www.csmonitor.com/World/Global-Issues/2010/0428/Doubt-cast-on-Noah-s-ark-found-in-Turkey

[3]. Idem.

[4] O Dr, John Morris é um dos crentes criacionistas mais conceituados da atualidade na área. Autor de diversos livros e filho do Dr. Morris, o principal responsável por iniciar o movimento criacionista científico no mundo.

[5]. http://www.foxnews.com/world/2010/04/30/noahs-ark-hoax-claim-doesnt-deter-believers/

[6]. http://www.noahs-ark.tv/NAMI-noahs-ark-discovered-found-made-in-china-fraud/2010-nami-fraud-exposed-noahs-ark-ministries-international-parasut-fake-wood-don-patton-7-dec-2010.htm