terça-feira, 3 de dezembro de 2013

A IMPORTÂNCIA E UTILIDADE DAS HERESIAS


Eu estava meditando no texto bíblico de 1Coríntios 11:19, e dois pensamentos me vieram à cabeça.

"E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós" (1Co 11:19)

O primeiro pensamento, e mais óbvio, é que é bom existir heresias em nosso meio porque aí sim identificaremos quem é sincero com a Palavra de Deus e quem leva a vida cristã com genuinidade e com fidelidade à Sagrada Palavra de Deus. Esses se levantarão contra o erro, distorção e heresia.

O segundo pensamento, não tão óbvio, mas igualmente importante, é que talvez, e só talvez, as heresias sejam o meio que Deus está utilizando para começar a passar a peneira na Casa do Senhor. Se isto estiver certo, as heresias arrastarão muitos em sua peneira, em suas redes. Mas aqueles que estão verdadeiramente comprometidos com a Sagrada Escritura e com o verdadeiro Deus da Bíblia continuarão firmes em suas posições e não serão arrastados por essas heresias.

Parece que a peneira está sendo passada em nosso meio, e o joio está sendo separado do trigo, a palha da semente, os bodes das ovelhas e os falsos dos sinceros.

Por isso, e somente nesse sentido, eu faço a seguinte oração à Deus:

Obrigado Senhor pelas heresias. Mas, obrigado muito mais pela Verdade de Tua Sagrada Palavra que desmascara as heresias e que da mesma forma que identifica os teus amados filhos pelo nome também identifica os hereges e apóstatas pelo nome também. Obrigado porque não ficamos no escuro e nem na dúvida, pois da mesma forma que o Senhor identificou Paulo também identificou Alexandre o latoeiro, da mesma forma que identificou Moisés também identificou o Faraó, da mesma forma que identificou Abraão também identificou Quedorlaomer, da mesma forma que identificou João Batista também identificou os fariseus, da mesma forma que identificou os filhos de Deus também identificou os filhos do diabo, da mesma forma que identificou Israel também identificou os filisteus, da mesma forma que identificou Davi também identificou Golias, da mesma forma que identificou Ló também identificou Sodoma e Gomorra, da mesma forma que identificou Elias também identificou os profetas de Baal. Então, obrigado Senhor pelas heresias que ajudam a identificar tanto a um como a outro em nosso meio e ao nosso redor, e obrigado muito mais pela Tua Sagrada Palavra que nos ajuda a ver quem é quem. Amém.
Pr. Robson T. Fernandes