quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

UMA PALAVRA AOS JOVENS ARMINIANOS QUE TEM ZOMBADO DE CALVINISTAS NAS REDES SOCIAIS


No dia 28 de novembro de 2013, o Pr. Renato Vargens escreveu em seu site um artigo intitulado “UMA PALAVRA AOS JOVENS CALVINISTAS QUE TEM ZOMBADO DE ARMINIANOS E PENTECOSTAIS NAS REDES SOCIAIS”, que pode ser visto aqui: http://renatovargens.blogspot.com.br/2013/11/uma-palavra-aos-jovens-calvinistas-que.html

No artigo o Pr. Renato argumenta sobre o desprezo de jovens Calvinistas com os irmãos arminianos. Concordo plenamente com o que escreveu o amado irmão! Assino em baixo!

Não pretendo “pegar carona” no que o amado Pr. Renato escreveu, mas penso que o outro lado da moeda precisa ser visto também, especialmente diante do que temos visto recentemente.

O “vírus da arrogância” tem se disseminado com facilidade na internet e têm infectado tanto calvinistas quanto arminianos, e parece que ultimamente um “cavalo de batalha” tem sido levantado em torno dessa questão.

Concordo e até incentivo o debate teológico, mas o que tenho dificuldade de digerir é a insensatez de muita coisa que tem sido escrita e a falta de alicerce bíblico no debate. Me choca ver pessoas discutindo teologia sem citar os textos bíblicos devidamente explicados e totalmente fora de seus contextos. Me choca ver pessoas alicerçando a sua crença em fundamentações históricas e não bíblicas.

A história é importante, mas ela deve ser vista como uma explicação de como tal doutrina foi ou não aceita, e como chegou até nós. A história não deve ser vista como regra de fé e prática.

Portanto, somado ao vírus da arrogância de jovens teólogos, tanto calvinistas quanto arminianos, temos a falta de argumentação bíblica. Aliado a isso, vemos claramente se cumprirem as palavras do apóstolo Paulo, ao dizer que “nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis”, especialmente porque estes dias seriam marcados pela presença dos irreverentes (2Tm 3), que são pessoas que não têm reverência e nem respeitam as autoridades que Deus constituiu.

Exatamente por essa razão o Pr. Renato afirma que tem “visto jovens desdenhando de pastores, líderes e missionários, desprezando-os publicamente demonstrando com isso que acreditam ser melhores do que estes”.

Por outro lado, tristeza semelhante tem ocorrido em nome do arminianismo, quando alguns jovens, que muitas vezes nem convertidos são, tratam com desprezo, desdém e desrespeito líderes que já produziram muito material sadio para o povo de Deus. (Observe que eu disse: material sadio!)

Se por um lado, “muitos destes, calvinistas de carterinha (sem contudo terem lido uma obra sequer de Calvino)  em nome de uma espiritualidade falsa ridicularizam homens de Deus pelo fato destes não professarem a mesma corrente teológica”, por outro lado, muitos destes arminianos de carteirinha nunca leram nada sobre o que Jacó Armínio de fato cria e ensinava. Na verdade, muitos destes nem arminianos são, pois estão muito mais para pelagianistas e na melhor das hipóteses semi-pelagianistas.

Então, se o Pr. Renato fica “assustado com a forma autoritária com que alguns jovens se dirigem àqueles que pensam diferente nas Redes Sociais” eu também me assusto com o grau de desrespeito que muitos arminianos têm com os calvinistas, especialmente porque além de não terem domínio próprio e nem bagagem teológica, nem sabem direito a diferença entre calvinismo e arminianismo de fato. E mais ainda, têm buscado defender o arminianismo quando na verdade a única coisa que estão fazendo é blasfemar contra aquilo que o irmão Armínio de fato ensinou.

Então, o debate teológico é maravilhoso? Sim. Deve ser estimulado? Sim. As heresias têm de ser desmascaradas? Sim. O debate apologético deve ser estimulado? Sim. Mas, devemos esperar, no mínimo, que alguém saiba o que está falando e saiba de fato como falar.

Por isso como disse o Pr. Renato Vargens, devemos ter muito cuidado com o vírus da arrogância que infectou esses “Profetinhas da Internet”.

A esses eu dou o título de “agraços”. Explico: A uva é uma simbologia utilizada no NT para se referir a um cristão, já que Jesus é a videira verdadeira (Jo 15:5). O termo, em português, para “uva verde” é AGRAÇO. Então, em primeiro lugar, um jovem que está começando na caminhada cristã é um AGRAÇO. Em segundo lugar, quando esprememos a uva verde, aquela uva que ainda não amadureceu o suficiente, sai um suco ácido que não dá pra beber, porque a uva ainda não amadureceu o que deveria. Esse suco ácido é chamado de agraço. Diferentemente, Jesus Cristo, o Senhor de todos os senhores e a verdadeira maturidade, foi espremido no Getsêmani, e Dele saiu não o agraço, mas suor e sangue, mostrando Seu penoso trabalho que resultaria na salvação do homem pelo Seu sangue. Então, a maturidade quando espremida produz bons frutos, mas a imaturidade quando espremida produz agraço.

Finalizo, então, parafraseando e adaptando algumas sugestões do Pr. Renato:

1. Você pode ser Ariminiano, mas isso não te dá o direito de pensar que é melhor do que um Calvinista;

2. Você pode perfeitamente discordar da Teologia Reformada, da fé que irmãos no passado deram a própria vida por ela, mas a sua discordância deve ter embasamento bíblico e não ataques "ad-hominem";

3. Lembre-se que as Escrituras ensinam que “A soberba precede a ruína, e a altivez de espírito precede a queda” (Pv 16:18)

Grande abraço..... Ou deveria dizer: Grande agraço?

Pr. Robson T. Fernandes