terça-feira, 21 de janeiro de 2014

COMO DEVEMOS NOS COMPORTAR DIANTE DOS FALSOS PROFETAS DENTRO DA IGREJA?


Quando falarmos sobre qual deve ser a nossa atitude com os falsos profetas dentro da Igreja, algumas pessoas certamente dirão: "cada um que cuide de sua própria vida", "cada um prestará contas de si mesmo à Deus", "o espírito do profeta está sujeito ao profeta", "não toque no ungido do Senhor", "pare de se preocupar com a vida do outro", "não precisamos fazer nada porque o próprio Deus é quem cuidará de Sua igreja".......

Porém, veja o que a Bíblia diz sobre quem distorce a Sagrada Escritura e qual deve ser a nossa atitude com essa pessoa naquilo que se refere à Igreja:

1) A Bíblia manda "notar" quem não obedece a Escritura ou A distorce. "Notar" é um termo grego (semeioo) que significa: distinguir, marcar. Ou seja, marcar publicamente, destacar publicamente:

"Mas se alguém não obedecer à nossa palavra por esta epístola, notai-o, e não vos relacioneis com ele, a fim de que seja envergonhado" (2 Ts 3:14)

2) A Bíblia manda expulsar da igreja aquele que comete impurezas, como as citadas em 1Co 5:

"De toda parte se ouvem comentários de que há impureza entre vós, e uma espécie de imoralidade que não se observa nem mesmo entre os pagãos, a ponto de alguém manter relações sexuais com a mulher do seu pai. E ainda estais cheios de arrogância! Não devíeis, pelo contrário, repugnar tal atitude e expulsar da comunhão aquele que assim procede?" (1Co 5:1,2)

3) Devemos "provar" o ensino e as práticas dos falsos profetas. "Provar" é um termo grego (dokimazo) que significa: testar, discernir, examinar. Ou seja, significa colocar à prova, testar, julgar:

"Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora" (1Jo 4:1)

4) Em 1Co 5:11-13 a ordem é para que não haja nenhum tipo de sociedade com falsos irmãos, falsos profetas ou falsos mestres. A ordem, ainda, é para que julguemos. SIM!, julguemos os falsos dentro da igreja. Por último, a ordem é para que eles sejam expulsos, retirados de dentro da igreja:

"Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais. Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro? Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai pois dentre vós a esse iníquo". (1 Co 5:11-13)

Devemos lembrar que a marca principal da Igreja é a Verdade e seu amor por Ela (1 Tm 3:15)!

Pr. Robson T. Fernandes