terça-feira, 7 de janeiro de 2014

IGREJA EPISCOPAL ANGLICANA E SUA LINGUAGEM POLITICAMENTE CORRETA


A Igreja Episcopal Anglicana, na pessoa de seu líder, o Arcebispo de Canterbury Justin Welby, anunciou que a sua cerimônia de batismo será mudada, de forma que qualquer menção ao pecado e ao diabo será retirada[1].

Dessa forma, a Igreja Anglicana continua caminhando, a passos largos, para o afastamento das Sagradas Escrituras. As diversas manifestações do Anglicanismo vêm causando polêmicas e defendendo algumas práticas não bíblicas e até heréticas nos últimos anos.

Em junho de 2008 o pastor Martin Dudley, da capela londrina de São Bartolomeu, realizou a cerimônia de casamento de dois pastores gays (Peter e David), desobedecendo diretamente seu superior, o bispo Richard Chartres[2].

No Brasil, a Paróquia da Santíssima Trindade, filiada à Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, situada no centro de São Paulo, iniciou no dia 21 de agosto de 2009, os ensaios do Coral Masculino Gay. A iniciativa foi do pastor da igreja, Arthur Cavalcante, e teve a direção do maestro Walter Fajardo[3].

A Igreja Anglicana tem aceitado pastores e bispos gays em seus quadros ministeriais. Tudo começou em 2003, quando o clérigo gay Jeffrey John foi eleito bispo de Reading[4].

Justin Welby, o novo Arcebispo de Canterbury desde 2013, já havia afirmado para a imprensa que para ser um “verdadeiro cristão” não é necessário que tenha uma experiência de conversão pessoal[5]. Com isso, ignora toda a teologia bíblica sobre novo nascimento, regeneração, santificação, justificação e habitação pelo Espírito Santo.

Mas, ainda existe uma ala conservadora dentro do anglicanismo que visa resgatar essa denominação de seus desvios e distorções. Um membro sênior do Sínodo Geral afirmou:

O problema é que grande parte da Igreja da Inglaterra não acredita mais no inferno, no pecado ou no arrependimento. Eles acham que podemos simplesmente nos dar as mãos e sorrir… vamos todos para o céu. Isso certamente não é o que Jesus pensava. Se você excluir o pecado original e arrependimento sobra muito pouco da mensagem original [do batismo][6]

Dessa forma, querido leitor, fica a lição para atentarmos para as bases da fé bíblica. Devemos entender que a doutrina bíblica da conversão (novo nascimento, regeneração, santificação, justificação e habitação pelo Espírito Santo) precisa ser mantida como base primordial e que o abandono da confissão de fé bíblica e a adoção de um pensamento politicamente correto fará com que a igreja, seja ela qual for, abandone seu caminho bíblico.

É preciso entender que os princípios bíblicos devem ser mantidos como inegociáveis. Caso contrário, a igreja abraçará firmemente a apostasia.

Que fique a lição para que não cometermos os mesmos erros.


Pr. Robson T. Fernandes.





[1] Igreja Anglicana decreta o “fim” do pecado e a “aposentadoria” do diabo. Disponível em: http://noticias.gospelprime.com.br/igreja-anglicana-mudanca-batismo/. Acesso em: 07 jan 2014.
[2] Igreja Anglicana: Do começo ao fim. Disponível em: http://super.abril.com.br/cultura/igreja-anglicana-comeco-ao-fim-447659.shtml. Acesso em: 07 jan 2014.
[3] Igreja Anglicana cria coral gay em São Paulo. Disponível em: http://acapa.virgula.uol.com.br/cultura/igreja-anglicana-cria-coral-gay-em-sao-paulo/3/3/9132. Acesso em: 07 jan 2014.
[4] Igreja Anglicana permite que clérigos gays se tornem bispos. Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/internacional/igreja-anglicana-permite-que-clerigos-gays-se-tornem-bispos/. Acesso em: 07 jan 2014.
[5] Líderes da Igreja Católica e Anglicana substituídos em 2013, enfrentam escândalos antigos. Disponível em: http://institutoparacleto.org/2013/07/28/lideres-da-igreja-catolica-e-anglicana-substituidos-em-2013-enfrentam-escandalos-antigos/. Acesso em: 07 jan 2014.
[6] Igreja Anglicana decreta o “fim” do pecado e a “aposentadoria” do diabo. Disponível em: http://noticias.gospelprime.com.br/igreja-anglicana-mudanca-batismo/. Acesso em: 07 jan 2014.