quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

OS ENSINOS DE KENNETH HAGIN


Uma comparação entre os ensinos de Kenneth Hagin e a Bíblia Sagrada

Pr. Robson T. Fernandes

“Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios”
1 Timóteo 4:1

INTRODUÇÃO

Infelizmente tem se tornado cada vez maior o número de pessoas que dizem seguir a Cristo esquecendo-se de fazê-lo de acordo com a Sagrada Escritura. Por isso, observamos que toda sorte de misticismo, emocionalismo e deturpação doutrinária tem penetrado no seio da igreja.

Os falsos profetas têm iludido milhares, ou talvez milhões, de pessoas através de suas práticas heréticas e costumes irreverentes, apesar da Bíblia Sagrada há muito já alertar sobre tais fatos (2Tm 4:1-4).

O que mais me chama a atenção é o fato dessas pessoas possuírem Bíblias e não atentarem para as Suas advertências. O texto Bíblico é claro acerca da necessidade de se atentar para o ensino Escriturístico, procurando não cair nas garras do erro. Vejamos:

“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”
(2 Timóteo 2:15)
“O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos” (Oséias 4:6)

“Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus” (Mateus 22:29)

John Ankerberg e John Weldon resumiram essa falha, da seguinte forma [1]:
“Muitos cristãos têm hoje a infeliz noção de que não necessitam estudar a Bíblia por si mesmos. Essa idéia é espiritualmente prejudicial, pois impede os cristãos de amadurecerem na fé e os torna suscetíveis a falsos ensinamentos e estilos de vida mundanos. Não obstante, a Bíblia está repleta de admoestações para os crentes estudarem as verdades da sua fé” (ANKERBERG; WELDON, 1996, p. 21)
Por outro lado, precisamos entender que muitas pessoas têm sido enganadas por inexperiência ou por uma orientação distorcida de seu líder. Esse é o caso dos neófitos (novos convertidos). Hank Hanegraaff explica da seguinte maneira [2]:
“Tenho encontrado pessoalmente diversas pessoas queridas que se enquadram nessa categoria. Não questiono sua fé nem sua devoção a Cristo. Eles integram aquele segmento do Movimento da Fé que, por alguma razão, não compreenderam nem internalizaram os ensinamentos heréticos apresentados pela liderança de seus respectivos grupos. Em muitas instâncias, são novos convertidos ao cristianismo que ainda não se firmaram bem na fé. Mas nem sempre é esse o caso” (HANEGRAAFF, 1996, p.43)
A Sagrada Escritura nos fala acerca das pessoas que apresentam falsos ensinos, denominando-as de “falsos profetas”. A definição apresentada pela Wikipédia é essa [3]:
“Falso profeta é a rotulação dada a uma pessoa que ilegitimamente se proclama detentora de dons do Espírito Santo. Tal rotulação pode tanto decorrer de um falso dom carismático, como do uso do mesmo para fins demagógicos ou demoníacos” (WIKIPÉDIA, Online)
Tais pessoas têm suas práticas em comum com outros em outras partes do globo e em outros períodos da história. Por isso, podemos ver falsos profetas com práticas semelhantes em locais e (ou) períodos de tempo distintos.
“Os mestres do Movimento da Fé alegam que Deus opera por leis espirituais, e que é obrigado a obedecer aos comandos espirituais dos crentes cheios do Espírito. Ele não só revela a doutrina na prosperidade sobrenaturalmente aos mestres da fé, mas também confirma verbalmente e pessoalmente suas interpretações das Escrituras” (COPELAND, 1974, p. 60–62) [4]
QUEM FOI KENNETH HAGIN?

Kenneth Erwin Hagin foi um americano nascido em 20 de agosto de 1917 e falecido em setembro de 2003, vítima de complicações cardíacas. Foi discípulo do E. W. Kenyon, o verdadeiro fundador do Movimento da Fé. Porém, Hagin é considerado o pai do Movimento Palavra de Fé.

Suas doutrinas envolvem a crença no poder das palavras, Teologia da Prosperidade, crença que filhos de Deus fiéis não adoecem etc. Foi o criador da escola Rhema nos Estados Unidos, que se espalhou por todo o mundo. Influenciou diversos líderes e tornou-se a figura mais conhecida no meio evangélico devido aos seus ensinos. Escreveu vários livros, dentre eles: A Arte da Intercessão, A Autoridade do Crente, Compreendendo a Unção, Chaves Bíblicas para a Prosperidade Financeira, Como Liberar a Sua Fé, Curso de Estudos da Fé Bíblica, O Nome de Jesus, Pensamento Certo ou Errado, Redimidos, Seguindo o Plano de Deus, 7 passos vitais para receber o Espírito Santo, Zoe: A Própria Vida de Deus, O Toque de Midas.

Em O Evangelho da Nova Era, Ricardo Gondim faz as seguintes afirmações [5]:
McConnel descobriu que as semelhanças entre os escritos de Kenyon e Hagin eram mais que meras coincidências. Havia plágio explícito de inúmeros livros escritos por Kenyon. No entanto, no prefácio do livro "O Nome de Jesus" Hagin diz que só tomou conhecimento dos escritos de Kenyon em 1950 [...]
McConnel cita em seu livro dezenas de casos de plágio em pelo menos oito livros de Hagin. Eis apenas um deles: Kenneth Hagin; E. W. Kenyon [...]
Um outro aluno da Universidade de Oral Roberts, Dale Simmons, descobriu em 1983 que três-quartos do livro de Hagin "A Autoridade do Crente" era um cópia palavra por palavra de uma série de artigos publicados em 1932 por John McMillan com o mesmo título. Além do plágio palavra por palavra, os outros 25% eram plágio pensamento por pensamento.
Entre os livros mais conhecidos de Kenneth Hagin está “O Nome de Jesus”. O seu último livro foi O Toque de Midas.

O CENTRO DE TREINAMENTO RHEMA, DE KENNETH HAGIN

Kenneth Hagin fundou a International Convention of Faith Churches and Ministers no final da década de 1970. Na ocasião, a Convenção ocntou com a participação de Lester Sumrall, Jerry Savelle, Fred Price, Ray McCauley e Reinhard Bonnke. No ano de 1974, fundou o Rhema Bible Training Center, em Oklahoma, juntamente com seu filho Kenneth Hagin Jr.



O Centro de Treinamento Bíblico Rhema é o principal meio utilizado para a expansão dos ensinos do Movimento da Fé de Kenneth Hagin, e estão espalhados ao redor do mundo, na África do Sul, Alemanha, Angola, Austrália, Brasil, Colômbia, Índia, Indonésia, Itália, México, Oceania, Peru, Romênia, Singapura e Tailândia.

No Brasil, o Rhema foi trazido pelo norte-americano Bud Wright [6], fundador da Igreja Evangélica Verbo da Vida.

COMPARANDO ALGUNS ENSINOS DE KENNETH HAGIN COM A BÍBLIA SAGRADA



“E você sabe o que vai acontecer agora? Vou contar-lhe um segredo. Alguém vai me dar US$ 50.000,00. Porque você pode ter aquilo que diz”
Fonte: Fé para remover montanhas, p. 21

“Vós tudo perverteis, como se o oleiro fosse igual ao barro, e a obra dissesse do seu artífice: Não me fez; e o vaso formado dissesse do seu oleiro: Nada sabe” (Isaías 29:16)


**********************

“Nosso problema é que oramos e confessamos muito, mas não mandamos. É gostoso mandar! ... Jesus pagou o preço para fazermos isso[...]”
Fonte: Commanding Power, p. 12-13



“Porque, quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? (Romanos 11:34-35)

“Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?” (Romanos 9:20)

**********************
 
“O próprio Senhor me ensinou sobre a prosperidade [...] recebi isso diretamente do céu”
Fonte: How God Taught Me About Prosperity, p. 1



“Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?” (Mateus 6:25)

**********************
 
“O Senhor falou comigo e disse: ‘Não ore mais pedindo dinheiro. Você tem autoridade através do meu nome para reivindicar a prosperidade”
Fonte: New Threshold of Faith, p. 55


“E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo” (2 Coríntios 12:9)

**********************
 
“O maior fato da palavra de Deus: poder de comando [...] que todo [...] Filho de Deus é capaz de operar [...] Comandar é diferente de confessar [...] Nosso problema é que temos orado e confessado muito, mas não temos dado muitas ordens”
Fonte: How God Taught Me About Prosperity, p.16-19


“Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?” (Romanos 9:20)

“O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia” (Provérbios 28:13)

**********************
 
Supostamente “Deus” teria dito à Kenneth Hagin:
“Em primeiro lugar [...] não ore mais sobre dinheiro [...] Peça o que precisar.” [...] O Senhor continuou: “Você diz: ‘Satanás, tire suas mãos do meu dinheiro’ [...] Diga: ‘Ordeno[...]’, nomeando o que quer ou deseja.” Eu disse ao Senhor: “Senhor, não creio que queira que as nossas necessidades sejam satisfeitas – mas, sim, os nossos desejos?” Ele replicou [...] “no Salmo 23 está escrito [...] está escrito:  ‘O Senhor é o meu pastor, nada me FALTARÁ’.” [...] [Portanto, Deus continua] “Peça o que precisa ou deseja. Diga: ‘Satanás, tire as mãos das minhas finanças’. Depois diga: ‘Ide espíritos ministradores, e façam o dinheiro chegar’.”

Fonte: How God Taught Me About Prosperity, p.16-19



“Enquanto os anjos, sendo maiores em força e poder, não pronunciam contra eles juízo blasfemo diante do Senhor. Mas estes, como animais irracionais, que seguem a natureza, feitos para serem presos e mortos, blasfemando do que não entendem, perecerão na sua corrupção” (2 Pedro 2:11)

“Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente” (Mateus 6:6)

“Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome” (Mateus 6:9)

“E ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu” (Lucas 11:2)

**********************
 
“O diabo é quem impede o dinheiro de chegar a você [...] O Senhor me disse há anos quando eu me queixava de falta de verba: ‘Olhe, não posso fazer tudo a esse respeito. Depende de você. Ordene que ele venha em nome de Jesus [...] Você pode até falar com os anjos”, Ele me disse “e eles vão trabalhar para você...”
Fonte: Paul’s Revelation: The Gospel of Reconciliation, p. 25-26


“Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites” (Tiago 4:3)

“Eis que Deus é grande, e nós não o compreendemos, e o número dos seus anos não se pode esquadrinhar” (Jó 36:26)

“Disse-lhe mais Deus: Eu sou o Deus Todo-Poderoso...” (Gênesis 35:11)

“Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso” (Apocalipse 1:8)

“E ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai nosso, que estás nos céus...” (Lucas 11:2)

**********************

“Em lugar algum a Bíblia ensina que se você apenas crer no coração obterá uma resposta”
 Fontes: The Real Faith, p. 24   /   How to Turn Your Faith Loose, p. 20



“E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê” (Marcos 9:23)

“Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido” (Romanos 10:11)

“A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo” (Romanos 10:9)

“E, tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis” (Mateus 21:22)

**********************
 
“A morte espiritual significa ter a natureza de Satanás”
Fonte: O Nome de Jesus, p. 26
“Jesus provou a morte – a morte espiritual – por todos os homens”

Fonte: O Nome de Jesus, p. 27


“Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim” (João 14:30)

“Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo” (1Pe 1:16)

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14:6)

“Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse” (Colossenses 1:19)

“Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade” (Colossenses 2:9)

**********************
 
“Jesus se tornou aquilo que nós éramos, a fim de que nós nos tornássemos aquilo que Ele é.”
Fonte: O Nome de Jesus, p. 27




“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23)

“E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente” (Gênesis 6:5)

“Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas” (1 Pedro 2:21)

“Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse” (Colossenses 1:19)

“Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade” (Colossenses 2:9)

**********************
 
“A morte física não removeria os nossos pecados. Provou a morte por todo homem – a morte espiritual [...] Jesus é a primeira pessoa que já nasceu de novo. Por que o Seu espírito precisava nascer de novo? Porque ficou alienado de Deus”
Fonte: O Nome de Jesus, p. 25


“Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras” (1Coríntios 15:3)

“Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5:8)

“Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei...Mas ele falava do templo do seu corpo” (João 2:19,21)

**********************
 
“nem Jesus Cristo tem uma posição mais elevada do que nós diante de Deus”
Fonte: Zoe: a própria vida de Deus, p. 79




“O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas” (Hebreus 1:3)

“Ora, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade” (Hebreus 8:1)

“Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?” (Romanos 9:20)

“Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas” (Efésios 2:10)

O PODER NA VIDA DO CRENTE

Das 127 vezes que a palavra ‘poder’ aparece no Novo Testamento está ligada em 100 vezes a Jesus Cristo, Espírito Santo ou Deus, significando, assim, algo que é outorgado diretamente por Deus. Das outras 27 vezes restantes em que ‘poder’ aparece, está relacionado apenas com força normal, ou autoridade, referindo-se a homens ou demônios.

Contudo, 11 vezes o Novo Testamento afirma que nós, crentes, temos poder. Só que, diferentemente do que muitos ensinam, não é aquele poder de colocar Satanás debaixo dos pés ou o poder de fulminar com uma palavra – que mais parece um crente nuclear – que com um simples estalo de dedos você já era, pois “eu sou o filho de DEUS”.

Quem usa esse tipo de frase, nesse contexto que estamos trabalhando, parece até que está querendo dizer: “eu sou deus”.

O Novo Testamento afirma que temos poder para:

     Ser filho de Deus (Jo 1:12);
     Dar testemunho de vida (At 4:33);
     Poder para apresentar o Poder, que é o Evangelho (Rm 1:16);
     Apresentar a Palavra da Cruz (1 Co 1:18);
     Ser aperfeiçoado na fraqueza (2 Co 12:9);
     Viver para os outros (2 Co 13:4);
     Ser constituído ministro do Evangelho (Ef 3:7);
     Fortalecer o amor, para ser tomado da plenitude de Deus (Ef 3:16-19);
     Servir e glorificar a Deus (1 Pe 4:11);
     Possuir tudo o que conduz à vida e à piedade (2 Pe 1:3);
     Julgar as nações (só após o Milênio) (Ap 20:4 cf. Ap 3:21).

Recebemos, ainda, poder para:

     Julgar os anjos (só após o Milênio) (1 Co 6:3);
     Suportar aflições, fome, humilhações e escassez (Fp 4:11-13);
     Pregar o Evangelho (1 Pe 1:12);
     Resistir ao Diabo, desde que sujeitando-se a Deus (Tg 4:7).

Sabe o que é resistir? Não é atacar!!! Apenas suportar, agüentar, manter-se firme!!!

Outro problema ensinado atualmente quanto ao poder espiritual a nós investido por Deus, é que muitos se acham tão poderosos que desejam se comportar como uma espécie de Rambo, como se saíssem por aí com uma metralhadora espiritual assustando o Diabo, fazendo-o correr, pisando-o, humilhando-o. Desconhecem assim a Palavra de Deus, achando que possuem certos atributos, quando, na verdade não possuem.

Se observarmos o que ensina a Bíblia, quanto aos anjos, veremos que são mais poderosos que os seres humanos, mesmo os crentes:

“ao passo que anjos, embora maiores em força e poder, não proferem contra elas juízo infamante na presença do Senhor.”
2 Pe 2:1


Note o que diz a Bíblia a respeito de anjos: “maiores em força e poder”.

E lembre-se que tanto Satanás quanto os demônios são anjos, decaídos, é claro, mas nem por isso deixam de ser uma espécie de anjos.

“Contudo, o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir juízo infamatório contra ele; pelo contrário, disse: O Senhor te repreenda.”
Jd 9


Note que mesmo um anjo de hierarquia superior, arcanjo, como Miguel, não usou de autoridade própria, apesar de ser superior como está escrito em 2 Pe 2:11, mas disse: “O Senhor te repreenda”.

Mas, ao contrário do que ensina a Bíblia, muitos querem sair por aí afrontando o diabo e colocando-o debaixo dos pés. Se isso pudesse realmente acontecer, eu creio que quem terminaria debaixo dos pés não seria o diabo.

É claro que não devemos temer o diabo, pois somos Templo do Espírito Santo e o anjo do Senhor acampa ao nosso redor (Sl 34:7; Sl 91:11), mas é o Senhor que nos protege, e não nós mesmos.

Os defensores de tais ensinos posteriormente terminam em dois caminhos: ou ficam frustrados, ou enveredam por heresias maiores e mais comprometedoras, como é o caso de “ícones” nacionais e internacionais, igrejas e cursos bem conhecidos e muito freqüentados, mas que possuem uma fétida negridão doutrinária.

Que Deus nos abençoe, guie e proteja.

“Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?”
(Lc 18:8)


NOTAS

[1]. ANKERBERG, John & WELDON, John. Os Fatos sobre o Movimento da Fé. Chamada da Meia-Noite, 1996.

 [2]. HANEGRAAFF, Hank. Cristianismo em Crise. CPAD, 1996.

[3]. Falso Profeta. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Falso_profeta>. Acesso em 28 jul 2008.

[4]. COPELAND, Kenneth. Laws of Prosperity. Fort Worth: Kenneth Copeland Publications, 1974.

[5]. GONDIM, Ricardo. O Evangelho da Nova Era. São Paulo: Abba Press Editora,1993.

[6]. Bud Wright faleceu, vítima de complicações nos rins e coração devido à diabetes.