segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Valnice Milhomens: A "apóstola" judaizante (Parte 5 - FINAL)


Uma abordagem sobre os ensinos e crenças de Valnice Milhomens
(PARTE 5)

No dia 15 de junho de 2008 Valnice Milhomens esteve na cidade de Campina Grande e concedeu uma entrevista ao professor e pesquisador Robson T. Fernandes.
A entrevista está sendo disponibilizada, por perguntas, com os comentários apologéticos.

ENTREVISTA (PERGUNTA 5)

RTF
Finalizando a nossa entrevista, tivemos a oportunidade de assistir alguns vídeos nos quais você fala sobre a volta de Jesus em um dia de sábado e no ano de 2007.

VM
Isso é simplesmente uma distorção, de pegar um vídeo e selecionar algo totalmente fora do contexto. Onde eu preguei esta palavra estava um mundo de gente, como é que nenhum deles chegou a esta conclusão? E se eu pregasse isso, e ensinasse isso, todos que me ouvem, todos que estão comigo saberiam e teriam esta conclusão. O que eu vou apresentando e termino dizendo, e inclusive eu não estou sabendo disto, mas inclusive eu tive uma discussão com os autores disso; foi no escritório. Pedi a alguém para verificar, porque ninguém encontrava isso. Transcreveram palavra por palavra e mandei para a pessoa mostrando: veja o que foi dito aqui. Talvez uma palavra apressada, dita apressadamente, a maneira como foi transmitida em São Paulo, conforme em qualquer lugar possa ter dado essa conotação, mas logo depois no próprio programa de televisão eu falo explicitamente naquele ano, que foi o ano de 92. Eu só posso crer que a pessoa, por uma sei lá que tipo de sentimento, quer forçar e provar algo que eu creio que eu não creio. No mínimo é uma maldade.

COMENTÁRIO APOLOGÉTICO 5

A Sra. Valnice Milhomens afirma, todo o tempo, que a referida afirmação se trata de uma fraude, distorção ou má intenção. Vejamos:
“Isso é simplesmente uma distorção, de pegar um vídeo e selecionar algo totalmente fora do contexto.”
Ora, selecionar algo fora do contexto significa distorcer as palavras, e isso não foi feito em momento algum, nem nessa entrevista e nem na exposição do referido vídeo.

O contexto do vídeo em questão é a escatologia, e nessa “palestra” (vídeo) a Sra. Valnice aborda, entre outros assuntos, a vinda de Jesus afirmando o seguinte (no referido vídeo):

“...Na noite de Shabat Jesus Cristo estará voltando...”
“...pergunto meus amados: Satanás teve dois milênios, Israel teve dois milênios, acham que a igreja cristã vai ter mais que dois? Eu já disse: seis trabalharás mas no sétimo descansarás. O sétimo é o descanso, resta ainda um repouso sabático para os filhos de Deus...”
“...meu assunto é que o sétimo dia é o dia do Senhor e Ele virá no Seu dia. Não virá no primeiro da semana não, ele vem é no sétimo dia. É no sétimo milênio, o primeiro já passou, o  segundo já passou, já estamos no fim do sexto e no sétimo ele vai chegar...”
“...Que Jesus volta num sábado volta...”
“Não! Não vamos passar mais um milênio aqui não, não vamos passar mais um novo ciclo não. É no sétimo que eu espero Jesus. Mas pra eu chegar nessa revelação irmão foi preciso muita revelação noutra área pra eu chegar ali. Revelação na área da Aliança, revelação na área da Vida de Cristo, até que de repente o espírito abriu meu entendimento pra essas coisas no reino do espírito. Quem sabe um dia eu fale só sobre isso. Isso aqui é de passagem para dizer: Jesus volta no sétimo dia...”
“...Que geração? A geração que começou no dia 7 de junho de 67. Quanto dura uma geração? Quarenta anos. Glória! Uma geração contando de 67 vai até quando? 2007! Faltam quantos anos para completar uma geração desde a restauração de Jerusalém? 17 anos. Jesus não disse exatamente o dia. Ele só disse que a Igreja não ia ser apanhada de surpresa. A igreja não! O mundo sim! A igreja não...”
Veja o vídeo aqui:


Curiosamente, nessa mesma entrevista, a Sra. Valnice marca outra vez a vinda de Jesus, só que dessa vez para a Festa das Trombetas. Isso pode ser conferido no Comentário Apologético 3, quando ela disse:
“E eu tenho a certeza que Jesus voltará na festa das Trombetas”
Ora, a certeza não era que Jesus viria numa noite de sábado no ano de 2007? Agora a certeza já mudou para a Festa das Trombetas?

Essa estória está muito parecida com a prática corriqueira da Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados, os Testemunhas de Jeová, que já marcaram o fim do mundo dezenove vezes.

A Sra. Valnice continua dizendo:
“Onde eu preguei esta palavra estava um mundo de gente, como é que nenhum deles chegou a esta conclusão?”
Bem, realmente não tivemos a oportunidade de conversar com as pessoas que estavam presentes naquela ocasião, mas conversamos com algumas pessoas que faziam parte do grupo liderado pela Sra. Valnice e todos eles concordaram com a veracidade das informações apresentadas e com a veracidade das falsas profecias proferidas pela referida senhora.

As afirmações aqui feitas estão sob o respaldo da incontestável evidência apresentada pelo referido vídeo e sob a nova marcação da vinda de Jesus feita outra vez nessa entrevista, por escrito e gravada em áudio, feita com a presença de várias testemunhas na ocasião.

A referida Sra. Continua, ao afirmar:
“E se eu pregasse isso, e ensinasse isso, todos que me ouvem, todos que estão comigo saberiam e teriam esta conclusão.”
Isso não é verdade, pois é perfeitamente possível provar que a referida Sra. Ensinou tais coisas, bem como voltou a fazer nessa entrevista. E mais, tal argumento é falho, pois como já foi falado anteriormente os Testemunhas de Jeová continuam crescendo em número de seguidores, apesar das incontestáveis provas apresentadas de suas falsas profecias.

O fato é que o próprio apóstolo Paulo nos disse:

“Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas” (2 Tm 4:3-4)

A Sra. Valnice depois de dizer que “onde eu preguei esta palavra estava um mundo de gente”, agora afirma, na mesma entrevista que:
“inclusive eu não estou sabendo disto, mas inclusive eu tive uma discussão com os autores disso; foi no escritório.”
Em um momento ela sabe “disto”, em outro não sabe “disto”, e no momento seguinte disse que teve uma discussão com os autores “disto” em seu escritório.

Se ela não sabe “disto” como é que afirma ter tido uma discussão com os autores “disto” em seu próprio escritório?

Em seguida afirma que:
“Pedi a alguém para verificar, porque ninguém encontrava isso. Transcreveram palavra por palavra e mandei para a pessoa mostrando: veja o que foi dito aqui.”
Eu também tive a preocupação de transcrever palavra por palavra e “veja o que foi dito”:
“...Na noite de Shabat Jesus Cristo estará voltando... o sétimo dia é o dia do Senhor e Ele virá no Seu dia... ele vem é no sétimo dia... no sétimo ele vai chegar... Que Jesus volta num sábado volta... É no sétimo que eu espero Jesus... Jesus volta no sétimo dia... A geração que começou no dia 7 de junho de 67. Quanto dura uma geração? Quarenta anos. Glória! Uma geração contando de 67 vai até quando? 2007! Jesus não disse exatamente o dia. Ele só disse que a Igreja não ia ser apanhada de surpresa... A igreja não...”
Pelo que podemos observar, não foram palavras ditas apressadamente, como afirmou a Sra. Valnice:
“Talvez uma palavra apressada, dita apressadamente, a maneira como foi transmitida em São Paulo, conforme em qualquer lugar possa ter dado essa conotação, mas logo depois no próprio programa de televisão eu falo explicitamente naquele ano, que foi o ano de 92.”
É importante salientarmos com a mais destacada voz que Jesus perdoa qualquer pecado, a não ser a blasfêmia contra o Espírito Santo, e que a atitude cristã correta e coerente é confessar o pecado, pedir perdão e demonstrar arrependimento, pois “o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia”, entretanto, “o que encobre as suas transgressões nunca prosperará” (Pv 28:13).

Ainda, a Sra. Valnice afirma que:
“Eu só posso crer que a pessoa, por uma sei lá que tipo de sentimento, quer forçar e provar algo que eu creio que eu não creio. No mínimo é uma maldade.”
A questão aqui não é forçar ninguém a crer em nada e muito menos difamar ninguém, mas cumprir o chamado de Cristo com sinceridade e de forma genuinamente bíblica, como manda a Bíblia e não líderes religiosos que têm por prática manipular multidões.

“Aos que pecarem, repreende-os na presença de todos, para que também os outros tenham temor” (1Tm 5:20)

“Este testemunho é verdadeiro. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sãos na fé”. (Tt 1:13)

“Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina” (2 Tm 4:1-2)

“Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.” (1 Tm 3:15)

Em último lugar, estamos disponibilizando gratuitamente o tão citado vídeo, em nosso canal no youtube:

Valnice Milhomens profetiza a volta de Cristo para o ano de 2007 (3min 47 seg)
http://www.youtube.com/watch?v=-kpNXaTc3f0

Valnice Milhomens profetiza a volta de Cristo para o ano de 2007 (9min 42 seg)
http://www.youtube.com/watch?v=hTEPxjUeGB0


Valnice Milhomens profetiza a volta de Cristo para o ano de 2007 (3min 47 seg)


Valnice Milhomens profetiza a volta de Cristo para o ano de 2007 (9min 42 seg)



OBSERVAÇÃO:
É importante destacar que o vídeo disponibilizado no youtube não está completo, pois fica “pesado” para baixar, e por isso só estão disponíveis as partes do vídeo nas quais a Sra. Valnice Milhomens faz as afirmações comentadas anteriormente. Portanto, não se trata de distorcer as palavras da referida senhora, como a mesma afirmou, mesmo porque o mesmo foi transcrito na íntegra e as passagens citadas encontram-se dentro do contexto da preleção realizada na ocasião pela “pregadora da fé” Valnice Milhomens. 



Que Deus nos abençoe, nos guie de acordo com a Sua Palavra e nos dê discernimento espiritual.




Pr. Robson T. Fernandes