quarta-feira, 12 de março de 2014

OBREIRO APROVADO?


Uma reflexão sobre 2Tm 2:15 e sua aplicação às nossas vidas

Pr. Robson T. Fernandes

"Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade" (2Tm 2:15)
Quero apenas destacar três pontos nesse versículo:

1) "Procura"

O termo grego σπούδασον (spoudazo) significa: ser veloz, se esforçar, ser sério, ser diligente, estudar.... Ou seja, buscar com seriedade, esforço e dedicação.

O termo está no imperativo. Isso significa que é uma ordem e não uma opção.

Em resumo: Foi-nos dada a ordem de buscar com dedicação e esforço nos apresentar diante de Deus como trabalhadores dedicados e aprovados, por meio do testemunho e do correto estudo bíblico, como veremos na sequência.

2) "não tem de que se envergonhar"

Essa expressão diz respeito ao estilo de vida, ao testemunho, à vida de piedade. Em resumo: O nosso estilo de vida nos apresenta aprovados ou envergonhados diante de Deus?

3) "maneja bem a palavra da verdade"

Observe que o termo utilizado é "manejar" e não "manipular".

O termo ὀρθοτομέω (orthotomeo) significa: fazer um corte reto, dissecar, expor corretamente a mensagem divina, manejar bem.

Portanto, a obrigação de todo crente é de viver de forma digna diante de Deus e de conhecer e expor a Sagrada Escritura de forma correta. Por isso, a versão em inglês diz "que divide retamente a Palavra da Verdade".

Em resumo: O nosso estudo bíblico pessoal e individual e a nossa exposição da Sagrada Escritura é reta ou torta? Temos honrado a Deus com isso, ou a nós mesmos?

Para pensar!