sexta-feira, 10 de julho de 2015

CAPITALISMO E SOCIALISMO: QUAL O MELHOR PARA O CRISTIANISMO?


Uma reflexão sobre qual regime é melhor para os cristãos

Robson T. Fernandes

O capitalismo tem as suas mazelas que afetam o cristianismo bíblico, a exemplo da propagação do consumismo etc. Mas, optar pelo socialismo porque o capitalismo tem falhas é uma incoerência.

A título de benefício social e histórico, basta olhar para os países mais ricos da Europa, que são de tradição protestante e em cujos regimes não vemos, em sua história, a aceitação do socialismo.


O sociólogo alemão Max Weber (1864-1920) escreveu o texto A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo[1] (1904-1905), em que apresenta uma tese contrária à de Karl Marx, pois Weber conclui que a religião exerce uma profunda influência sobre a vida econômica, como afirmei anteriormente ao me referir aos países de tradição protestante. Mais especificamente, Weber afirmou que a teologia e a ética calvinista foram fatores primordiais que colaboraram para a progressão do capitalismo, tanto do norte da Europa como nos Estados Unidos da América e o consequente desenvolvimento econômico de tais Estados.

Penso ser proveitoso observar um pouco da história de Genebra e a sua relação com o capitalismo, provenientes do pensamento de João Calvino. Para isso, é importante ler O Pensamento Econômico e Social de Calvino[2], de André Biéler.

Por fim, se o socialismo é melhor que o capitalismo, por que vemos perseguição ideológica contra a fé cristã debaixo de regimes socialistas? Eu ainda não vi nem um autor cristão que tivesse escrito sobre uma suposta perseguição ideológica contra a fé cristã debaixo de um regime capitalista. Você sabe de alguém?
Ainda não vi alguém dizer que foi perseguido, torturado e morto por sua fé ser contrária ao capitalismo, mas vi o contrário, a exemplo dos escritos de Richard Wurmbrand, irmão André (Portas Abertas), Rudolph Joseph Rummel, Stéphane Courtois etc.

O que vejo e leio é o que disse, por exemplo Emil Brunner:

"O comunismo demonstra ser ainda o mais tremendo opositor ideológico do cristianismo. O conceito de verdade não desempenha nenhum papel na ideologia comunista, promover um poder totalitário qualquer poderá promover a liquidação da teologia"[3].

Não defendendo todos os pressupostos do capitalismo, mas se tiver de escolher entre capitalismo e socialismo, certamente escolherei aquele que não assassina nossos irmãos por causa de sua fé em Cristo: o capitalismo. Faço isso porque não quero me tornar cúmplice no derramamento do sangue de meus irmãos em Cristo.

Espero que você reflita nisso.





[1]
WEBER, Max. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. São Paulo: Ed. Thomson Pioneira, 2008.

[2]
BIÉLER, André. O Pensamento Econômico e Social de Calvino. São Paulo: Cultura Cristã, 1990.

[3]
HENRY, Carl S. H. Fronteiras na teologia moderna. Rio de Janeiro: JUERP, 1971. p. 22

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para expressar a sua opinião, mas ela só será publicada se for expressa com respeito e educação.