segunda-feira, 20 de julho de 2015

DEUS DESEJA QUE TODOS SE ARREPENDAM?


 Uma reflexão sobre a polêmica do texto bíblico de 2 Pedro 3:9

Robson T. Fernandes

“Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” (2 Pe 3:9)

Uma das polêmicas sobre a interpretação bíblica de 2 Pedro 3:9 se refere àquilo que Deus deseja. Isto é, será que é do desejo do Senhor que todas as pessoas cheguem ao arrependimento?

Devemos, antes de mais nada, entender que nenhum texto bíblico pode ou deve ser interpretado isoladamente. Ao contrário, todo texto bíblico deve ser interpretado em conjunto com o seu contexto imediato e de acordo com outras passagens bíblicas que tratem do mesmo assunto.

Sendo assim, precisamos relembrar do que nos disse o nosso irmão Jó: “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado” (Jó 42:2). Ou do que nos afirmou o profeta Isaías, quando transmitiu as palavras do próprio Deus: “Ainda antes que houvesse dia, eu era; e nenhum há que possa livrar alguém das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?” (Is 43:13). Talvez seja necessário, ainda, nos lembrar daquilo que disse o apóstolo Paulo aos Filipenses: “porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade” (Fp 2:13).

Diante de tudo isso entendemos que se Deus deseja algo, esse algo certamente ocorrerá, especialmente se este “algo” estiver relacionado àquilo que Ele mesmo planejou, pois “nenhum dos teus planos pode ser frustrado”, “agindo eu, quem o impedirá?” e “Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar”.

Daí surge a dúvida: De acordo com 2 Pedro 3:9, se é do desejo de Deus que todos cheguem ao arrependimento e se Ele não quer que nenhum pereça, por que nem todas as pessoas são salvas? Será que temos aqui uma contradição bíblica porque o desejo de Deus foi frustrado? Será que temos aqui um mostra de que existe algo que Deus não é capaz de fazer? Ou será que temos outra opção que talvez não tenha sido vista?

Em primeiro lugar, já vimos que afirmar que Deus deseja que todos sejam salvos e que todos cheguem ao arrependimento é uma interpretação que não está de acordo com uma série de outros textos bíblicos, incluindo Mateus 13 e Marcos 4, quando o próprio Jesus Cristo disse que falava através de parábolas porque queria que algumas pessoas não fossem salvas. Então, nesse sentido, as parábolas foram utilizadas por Jesus para fazer com que algumas pessoas não entendessem a mensagem.

Então, se aproximaram os discípulos e lhe perguntaram: Por que lhes falas por parábolas?
Ao que respondeu: Porque a vós outros é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas àqueles não lhes é isso concedido.
Pois ao que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado.
Por isso, lhes falo por parábolas; porque, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem, nem entendem.
De sorte que neles se cumpre a profecia de Isaías: Ouvireis com os ouvidos e de nenhum modo entendereis; vereis com os olhos e de nenhum modo percebereis.
Porque o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos; para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e sejam por mim curados.
Mateus 13:10-15

Quando Jesus ficou só, os que estavam junto dele com os doze o interrogaram a respeito das parábolas.
Ele lhes respondeu: A vós outros vos é dado conhecer o mistério do reino de Deus; mas, aos de fora, tudo se ensina por meio de parábolas, para que, vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam; para que não venham a converter-se, e haja perdão para eles.
Marcos 4:10-12

Em segundo lugar, observando o próprio texto de 2 Pedro 3:9 devemos nos perguntar para quem o apóstolo Pedro está falando e sobre quem ele fala.

Tanto a epístola de 1 Pedro como de 2 Pedro foram escritas pelo apóstolo Pedro na “Babilônia” (1Pe 5:13), que era um nome simbólico para Roma no primeiro século, antes do seu martírio naquele lugar, que ocorreu no ano 67 do primeiro século. Isto é, a carta foi escrita até, no máximo, o ano 66 aD. É destinada aos crentes gentios que foram dispersos pela perseguição (1Pe 1:1) e cujo objetivo principal é apresentar a genuína graça de Deus (1Pe 5:12) em contraste com as heresias que estavam surgindo naquela época e relembrar os irmãos destas verdades essenciais à fé cristã (2Pe 1:12, 3:1).

Se observarmos todo o capítulo 3 de 2Pedro ficará evidente que o apóstolo está falando com os crentes em Jesus Cristo:

01. “Amados” (2 Pe 3:1)
02. “vos recordeis” (3:2)
03. “ensinado pelos vossos apóstolos” (3:2)
04. “amados, que não deveis esquecer” (3:8)
05. “ele é longânimo para convosco” (3:9)
06. “deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade” (3;11)
07. “Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra” (3:13)
08. “amados, esperando estas coisas, empenhai-vos por serdes achados por ele em paz” (3:14)
09. “tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor” (3:15)
10. “Vós, pois, amados” [...] “acautelai-vos” [...] “vossa própria firmeza” (3;17)
11. “crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (3:18)

Depois, fazendo uma comparação entre as atitudes que crentes devem ter em contraposição ao procedimento que o mundo tem, observamos que os livramentos e bênçãos de Deus serão derramados sobre os “amados”, enquanto que o justo juízo será derramado sobre os ímpios.

Por fim, fica claro que quando o apóstolo fala que Deus não quer que nenhum pereça e que todos cheguem ao arrependimento, está se referindo àqueles que foram eleitos, que são salvos e fazem parte do povo de Deus, a Igreja invisível. Isto é facilmente observado em toda a epístola, desde o capítulo 1.

Ao dizer “não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento”, ele já disse antes “ele é longânimo para convosco”.

A longanimidade de Deus, aqui, não é manifesta para o mundo, mas para “convosco”, para o povo de Deus. Esse “convosco” se refere aos “amados” da igreja de Deus. Essa mesma ideia é apresentada em Mateus 24:22, Marcos 13;20 e em 2Timóteo 2:10.

Então, o cumprimento da promessa da Vinda de Cristo parece demorada porque existem pessoas que Deus elegeu e que serão salvas antes da Vinda do Senhor. Por causa dessas pessoas é que Cristo ainda não voltou. Caso contrário, tais pessoas nem seriam salvas e nem arrebatadas.

Portanto, uma sugestão de interpretação para uma melhor compreensão do texto de 2 Pedro seria esta: “o Senhor Deus é bondoso e paciente com vocês, e por isso não quer que nenhum de vocês pereça, mas que todos vocês se arrependam”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para expressar a sua opinião, mas ela só será publicada se for expressa com respeito e educação.