sábado, 1 de agosto de 2015

UM GRANDE PERIGO PARA CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS


Uma reflexão sobre a qualidade e o conteúdo da literatura produzida para as crianças,adolescentes e jovens

Robson T. Fernandes


Do ano passado até agora pude visitar o Partage Shopping (Campina Grande); Shopping Manaíra (João Pessoa); Shoppings Recife, RioMar e Guararapes (Recife); Midway Mall e Partage Norte Shopping (Natal); Iguatemi, RioMar e North Shopping (Fortaleza) e estou assustado. Sinceramente estou assustado.

Sempre que vou nesses lugares procuro bibliotecas e livrarias e estou muito preocupado com a quantidade de livros de bruxaria, mitologia e paganismo que têm sido produzidos para nossas crianças, adolescentes e jovens. Não é à toa que muitos desses jovens têm a mente pervertida e cheia de filosofias vãs, pela influência dessas literaturas e filmes cheios de distorções.

A pesquisadora Paula Inez Cunha Gomide, da Universidade Federal do Paraná, em sua pesquisa intitulada "A influência de filmes violentos em comportamento agressivo de crianças e adolescentes". Ainda afirma que:

A espécie humana é programada, assim como as demais espécies do planeta, para viver harmoniosamente em seu meio ambiente desde que as condições ambientais sejam favoráveis. Alterando-se o habitat natural do ser humano, através da privação de alimento ou espaço, da retirada do afeto ou dos cuidados parentais, ou provocando dor, física ou psicológica, em seu organismo, pode-se produzir um indivíduo com altos índices de agressividade quando comparado com outro que vive em ambiente favorável.[1]

Aqui, podemos observar a 'Imprinting' em nossas crianças, adolescentes e jovens. Imprinting é um termo inglês utilizado para descrever conceitos e fenômenos relacionados com a genética e a psicologia, e é também utilizada para se referir a uma "impressão" feita psicologicamente por meio de um comportamento ou atitude. Por exemplo, o caráter, uma qualidade/defeito destacada em alguém, um filme ou um livro podem produzir um imprinting, isto é, podem gerar uma marca que estará firmemente fixa na mente daquele que é influenciado. Neste caso, as crianças, adolescentes e(ou) jovens.

O que nós como pastores e escritores temos feito quanto a isso?

O que a Igreja tem feito quanto a isso?

Será que nós continuaremos permitindo que o mundo com seus valores distorcidos continuem influenciando e moldando nossos jovens, produzindo as imprintings que desejam, ou nós sairemos de nosso comodismo e buscaremos produzir neles as imprintings bíblicas?

Pouca literatura "de qualidade" tem sido produzida visando alcançar esse público. Como consequência, teremos o aumento de pessoas cheias de superstição dentro da Igreja. Se é que essas pessoas estarão na Igreja no futuro.

Acredito que é melhor prevenir do que remediar. Mas, como temos prevenido? Como remediaremos se nem ao menos temos buscado a prevenção, na grande maioria dos casos (salvo algumas exceções)?

Quero, contudo, reconhecer que algo tem sido feito quanto a isso, mas parece que ainda é pouco diante do que temos observado. Então, desejo recomendar alguns livros saudáveis nesse sentido:

7 Enigmas e um Tesouro, de Maurício Zágari, Editora Anno Domini.

O Mistério de Cruz das Almas, Maurício Zágari, Editora Anno Domini.

O Enigma da Bíblia de Gutemberg, Maurício Zágari, Editora Anno Domini.

As Crônicas de Nárnia, de C. S. Lewis, Editora Martins Fontes.

As Crônicas de Olam, de L. L. Wurlitzer, Editora Fiel.

A Luz do Mundo, de R. C. Sproul, Editora Fiel.

Entre outros.



[1]
A influência de filmes violentos em comportamento agressivo de crianças e adolescentes. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722000000100014.