sexta-feira, 4 de março de 2016

A MENTE DO SENHOR


“Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro?” (Rm 11:34)

Como nós, meros seres humanos, somos limitados e incapazes de compreender a mente de Deus. O Senhor é capaz de saber com exatidão o que cada ser humano vivo sobre a face da terra já pensou, está pensando e vai pensar, o que já fez, o que está fazendo e o que vai fazer. Além disso, o Senhor sabe com exatidão o que cada anjo do céu já pensou, está pensando e vai pensar, o que já fez, o que está fazendo e o que vai fazer. Além disso, o Senhor sabe com exatidão o que cada demônio já pensou, está pensando e vai pensar, o que já fez, o que está fazendo e o que vai fazer. Além disso, o Senhor sabe com exatidão o que cada pessoa salva na glória celestial já pensou, está pensando e vai pensar, o que já fez, o que está fazendo e o que vai fazer. Além disso, o Senhor sabe com exatidão o que cada pessoa condenada no inferno já pensou, está pensando e vai pensar, o que já fez, o que está fazendo e o que vai fazer. Além disso, o Senhor sabe com exatidão o que todas as pessoas que nem nasceram ainda vão pensar, falar e fazer. Além disso, o Senhor sabe com exatidão quais as opções, possibilidades, ocasiões, oportunidades, sugestões, situações e decisões que toda a criação enfrentará em toda a sua existência. Ele sabe o destino e as decisões de cada pessoa, cada anjo e cada ser vivo em toda a Sua criação e em todos os tempos e eras.

Mais impressionante ainda, é saber que o Senhor Deus sabe de tudo isso ao mesmo tempo e não confunde e nem atrapalha as ideias ou pensamentos. Ele sabe de tudo isso ao mesmo tempo, de forma organizada e ordeira. Ele sabe de tudo isso ao mesmo tempo e com exatidão, tendo completa ciência de todos os pormenores e total controle sobre cada detalhe. Além de tudo isso, o Senhor sabe de todas essas coisas por toda a eternidade, mesmo antes que elas viessem a existir, e isso não lhe causa nenhuma dor de cabeça, porque para Ele isso é muitíssimo natural, cotidiano e simples.

Como se não bastasse, o Senhor sabe de tudo isso e de infinitas coisas mais. Coisas que a ciência moderna ainda nem descobriu e que os pensadores ainda nem foram capazes de imaginar em toda a existência humana e diante de todo o conhecimento acumulado em todas as bibliotecas do planeta ao longo dos séculos. Coisas que nem sequer somos capazes de desconfiar que existem, mas que estão lá, e o Senhor as conhece intimamente, detalhadamente, minuciosamente, total e completamente.

Isso é apenas o que sabemos, mas ainda tem muito mais coisas sobre a mente de Deus que sequer somos capazes de imaginar, muito menos de escrever ou descrever.

Agora, já que o pouco que sabemos nos faz entender que a mente do Senhor é muito maior e mais complexa do que esse simples texto que escrevemos, pare de dizer a Deus como Ele deve agir e o que Ele deve fazer. Ele sabe muito mais do que todos os seres humanos juntos. Deus não precisa de conselheiros. Ele sabe o que fazer com você, muito mais e melhor que você mesmo!