sexta-feira, 18 de março de 2016

A VINDA DO SENHOR JESUS: NOSSA ATENÇÃO, FIRMEZA E CONSOLO


"... nosso Senhor Jesus Cristo mesmo e Deus, o nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança, pela graça, consolem o vosso coração e vos confirmem em toda boa obra e boa palavra"
2 Tessalonicenses 2:16,17

Uma das doutrinas pouco faladas ou lembradas hoje é aquela que diz respeito a vinda de Cristo. Não sabemos se isso ocorre por negligência ou propositalmente. Contudo, se por um lado esse ensino leva o crente a estar alerta, por outro o conduz à certeza da firmeza e consolo em Cristo. Se por um lado esse ensino traz o crente à necessidade de santificação também o leva a alegria de uma vida eterna e a certeza de que as lutas dessa vida são passageiras. Por maiores que nossas lutas sejam, não há como comparar com a glória que há de vir sobre aqueles que creem em Jesus Cristo.

O fato é que vivemos dias turbulentos e confusos. Uma gama de problemas envolve a Igreja e uma lista enorme de dificuldades cerca a vida cristã. Porém, a Sagrada Escritura nos diz claramente: “não vos demovais da vossa mente com facilidade” (2Ts 2:2). Ou seja, não perca de vista, não esqueça e nem abandone as preciosas promessas que o Senhor plantou em seu coração, em sua mente. Precisamos entender que antes da bonança há uma tempestade, antes do nascer do sol há uma noite e antes da Vinda gloriosa de Cristo há o período de apostasia, iniquidade, sinais e prodígios de mentira segundo a eficácia de Satanás.

Por outro lado, se há toda essa dificuldade e tribulação, também há a promessa que o Senhor Jesus aniquilará o inimigo de nossas almas de uma forma também poderosa, com “apenas” o sopro de Sua boca e o esplendor de Sua manifestação física, visível. Cristo voltará fisicamente, visivelmente e todo olho O verá, todo joelho se dobrará e toda língua confessará que só Jesus Cristo é o Senhor.

Nessa importante passagem bíblica, o apóstolo Paulo mostra as marcas do anticristo. Consequentemente, aquilo que marca o anticristo também marca seus seguidores, assim como aquilo que marca Cristo também deve marcar Seus seguidores. Então, identificamos algumas marcas daqueles que seguem a Satanás e daqueles que seguem a Cristo, por meio de suas práticas:

SEGUIDORES DE SATANÁS
2 Ts 2:9-12
1. Têm poder de mentira
2. Usam sinais de mentira
3. Praticam prodígios de mentira
4. Buscam o engano
5. Vivem na injustiça
6. Não acolhem o amor
7. Não acolhem a verdade
8. Vivem no erro
9. Creem na mentira
10. Deleitam-se com a injustiça

SEGUIDORES DE JESUS CRISTO
2 Ts 2:13-15
1. Tratam-se como irmãos
2. Demonstram amor
3. Têm frutos de salvação
4. Buscam a santificação
5. Vivem pela fé
6. Buscam a Verdade
7. Alicerçados no Evangelho
8. Procuram a glória para Cristo
9. Ficam firmes em Cristo
10. Guardam as tradições bíblicas

Portanto, estar atento para a vinda de Cristo não é algo que diga respeito apenas a segurança e confiança que devemos ter na eternidade futura com o Senhor, mas é, antes disso, um chamado ao arrependimento e vida eterna com Cristo já agora, aqui, nessa vida. Esta é a consolação é confirmação do Senhor Jesus Cristo para aqueles que são ou serão salvos. Essa é a esperança já firmada em nossa vida, aqui, hoje! A certeza de que apesar das aflições e dores dessa vida, o Senhor já está conosco e por isso recebemos a graça de poder viver como seguidores de Cristo. Não estamos órfãos nem abandonados ou esquecidos. Por isso, “consolem o vosso coração e vos confirmem em toda boa obra e boa palavra” (2Ts 2:17). Assim como Cristo viveu, vivam também.