segunda-feira, 14 de março de 2016

MEDITANDO NO DISCURSO E NA VIDA DO AMIGO DE JÓ, ELIÚ


"Cessaram aqueles três homens de responder a Jó no tocante ao se ter ele por justo aos seus próprios olhos. Então, se acendeu a ira de Eliú, filho de Baraquel, o buzita, da família de Rão; acendeu-se a sua ira contra Jó, porque este pretendia ser mais justo do que Deus. Também a sua ira se acendeu contra os três amigos, porque, mesmo não achando eles o que responder, condenavam a Jó. Eliú, porém, esperara para falar a Jó, pois eram de mais idade do que ele"
(Jó 32:1-4)

Temos meditado bastante na história do servo Jó, um homem que é chamado pelo próprio Deus de "reto, íntegro, temente a Deus e que se desvia do mal".

A partir do capítulo 32 este servo, após ser confrontado de forma bastante errada pelos seus amigos (Elifaz, Bildade e Zofar), é agora confrontado por Eliú, o mais jovem de todos, que repreende não apenas os três amigos insensatos de Jó, mas até o próprio Jó.

Deus deu sabedoria ao mais jovem e começa a falar exatamente no ponto em que este jovem termina seu discurso, de seis capítulos (Jó 32-37). Deus não repreendeu este jovem da forma como fez com os mais velhos e Jó não respondeu a este jovem da forma que fez com os mais velhos.

De forma ousada, o mais jovem diz ao grande Jó: "Se tens alguma coisa que dizer, responde-me; fala, porque desejo justificar-te. Se não, escuta-me; cala-te, e ensinar-te-ei a sabedoria" (Jó 33:32,33). Disse ainda: "abres a tua boca, com palavras vãs, amontoando frases de ignorante" (Jó 35:16).

Sabe qual o problema de Jó? O problema que apenas o mais jovem detectou?

O problema de Jó é que ele "pretendia ser mais justo do que Deus" e que por isso amontoou em sua boca "frases de ignorante".

Eliú falou sem parar por seis capítulos contínuos do livro de Jó e quando finalmente parou Deus continua exatamente daquele ponto. Aquele jovem estava em sintonia com Deus.

Senhor, levanta entre nós jovens como Eliú, cheios de Teu Espírito, sábios, corajosos e em sintonia contigo.

Pense nisso e dedique um bom tempo estudando especialmente esses capítulos (32-37). Depois disso, estude o que o próprio Deus falou, nos capítulos seguintes.

Deus te abençoe.