quarta-feira, 16 de março de 2016

O QUE É A MORTE PARA QUEM É SALVO?


“Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro”
Fp 1:21

Pensando no que é a morte para um salvo entendemos que é o meio de se chegar ao seu verdadeiro lar, o meio de se alcançar a concretização da glória eterna.

Para o salvo a morte não é o fim, mas apenas uma porta de entrada para aquilo que é eterno: a vida com Deus, a vida em Deus, a vida por Deus.

Para o salvo a morte é, simplesmente, a dor que conduz ao lugar indolor, a tristeza que abre a porta da alegria eterna, a maldição que é transformada em bênção eterna, indescritível, inimaginável e inefável.

A morte para o salvo não é o fim, não é a ausência de esperança, não é a dormência do sentimento e nem o término da vida.

Se por causa de Adão a morte é uma maldição, por causa de Cristo é uma bênção. Se por causa de Adão a morte é separação, por causa de Cristo é união. Se por causa de Adão a morte é prejuízo por causa de Cristo é lucro. Se por causa de Adão a morte é medo por causa de Cristo é certeza. Se por causa de Adão a morte é triste por causa de Cristo é bela.

Talvez por tudo isso, e talvez por mais coisas que sou incapaz de saber, pensar ou descobrir é que o apóstolo Paulo nos diz que vivia por causa de Cristo, mas morrer seria muito melhor.

A morte nada mais é que o elevador que leva o salvo para cima, é o transporte que conduz o salvo ao seu destino final e eterno, é a pá que Deus usa para ajuntar o trigo no celeiro, a mão do Senhor que abraça e traz para perto, a voz do Pai que diz: "vem, filho amado". Por isso, diz a Sagrada Escritura que é melhor estar em uma casa onde há luto, do que em uma festa.

A morte é a voz de Deus bramando forte no íntimo do coração humano e avisando que todos sairemos daqui. Se do pó viemos, ao pó voltaremos. Mas, o filho de Deus ... ah, o filho de Deus ... o filho de Deus volta à casa do Pai e lá permanecerá para sempre, não por causa da morte, mas por causa de Cristo. O filho virá ao Pai por causa do Filho, seu irmão eterno, Divino. A morte ... ah, a morte ... a morte é apenas um instrumento de Deus para que o filho vá até a casa Celestial para ali ser finalmente glorificado.

Bendita morte para quem morre como filho de Deus. Para estes, a morte em Adão foi morta pela morte de Cristo, para que a morte fosse transformada em vida. Glória a Deus, pois a morte morreu na morte de Cristo, foi sepultada e ali ficou, ressurgindo em vida, na vida de Cristo que reviveu eternamente.

Obrigado Senhor pela morte de Cristo, pela ressurreição de Cristo. Obrigado Senhor pela minha morte e pela minha futura ressurreição.