quinta-feira, 25 de maio de 2017

OBSERVANDO OS PROTESTOS NO BRASIL


Uma breve análise do que há por trás dos protestos de 24 de maio de 2017 em Brasília

Robson T. Fernandes

Há um contexto social mais profundo e escondido por trás das manifestações ocorridas em 24 de maio de 2017, em Brasília. Mas, para realizarmos uma breve análise sobre isso, é necessário entendermos o que é e como funciona a Massa de Manobra.

MASSA DE MANOBRA

O filosofo francês Pierre Bourdieu (1930-2002) foi o idealizador deste conceito, que se refere a manipulação da sociedade ou de um grupo pela influência de um personagem ou de outro grupo. Dessa forma, seria introduzida na sociedade uma ideologia dominante que iria anulando o protagonismo dos integrantes desta de forma que seus membros servissem ao interesse de alguém ou de um grupo. A ideia é, mais ou menos, como um vaqueiro que conduz o gado até onde deseja, muito embora o gado tenha mais força que o vaqueiro. Com isso, entendemos que a questão envolve a presença de intelectuais que sabem utilizar, segundo seu gosto, a psicologia social, relacionando-a com a antropologia social e a ciência política aplicada para buscar conduzir a sociedade de forma que a história seja guiada na direção que desejam.

Todo esse processo de reconstrução e redirecionamento da sociedade é visto como Engenharia Social, e a ideia de Massa de Manobra se aplica em diversos setores da sociedade, desde a política social até a religião.

Em todo esse processo de Engenharia Social, a Massa de Manobra é fortemente influenciada pela mídia. Em 1961 a escritora alemã, de origem judia, Hannah Arendt escreveu o texto “A Crise da Cultura”, em que afirma que a “mídia dirigida pelo mercado lideraria o deslocamento da cultura pelos ditames do entretenimento”. Com isso, os valores éticos e morais têm sido modificados com o passar dos anos, sendo fortemente influenciados pela mídia que substitui os antigos padrões de jornalismo informativo por programas de curiosidades supérfluas, mergulhando seus espectadores no mundo das celebridades, por exemplo. Como disse Susan Sontag, essas tendências “debilitam os padrões de seriedade”. Assim, temos um publico que não sabe pensar por si só, e vira facilmente Massa de Manobra.

Um outro elemento importantíssimo na Engenharia Social que leva o povo a ser Massa de Manobra é a Educação. No caso do Brasil, por exemplo, Carlos Ramalhete afirma, acertadamente, que “Paulo Freire é o patrono da substituição de conhecimento por ideologia, de aprendizado por lavagem cerebral”.

Paulo Freire desenvolveu uma pedagogia marxista para ser implantada nas salas de aula do Brasil, conhecida como “pedagogia do oprimido”. A sua pedagogia, não auxilia na realização de um aprendizado real, mas apenas na doutrinação política e filosófica marxista. Assim, vemos que a população brasileira, há muito e muitos anos, vem sendo conduzida como Massa de Manobra.

HIPOCRISIA

Uma das práticas mais frequentes nas salas de aula de universidades brasileiras, nos cursos de humanas especificamente, é a campanha feita contra o Regime Militar da década de 1960.

Esse discurso, antagonista aos militares, se baseia em dois pilares: 1. Acusar os militares pelo uso da violência; 2. Acusar os Militares de Ditadura e cassação da liberdade.

Vejamos, então, de forma rápida, esses dois pontos.

1. Uso da violência pelos militares.

No dia 01 de abril de 1964 os militares brasileiros assumem o poder da nação, de forma pacífica, muito embora os guerrilheiros brasileiros já estivessem sendo treinados em técnicas de sequestro, assassinato, assaltos, armamentos e sendo financiados por Cuba.

O fato é que a população brasileira, indo às ruas, pediu que as Forças Armadas assumissem o poder. As FFAA atenderam ao clamor da população brasileira, cujo governo seria dirigido por uma junta militar composta pelo general Costa e Silva (Exército), o brigadeiro Correia de Melo (Aeronáutica) e o vice-almirante Rademaker (Marinha). Um dos episódios que marcaram esse período foi a “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”, composta por mais de quinhentas mil pessoas, que protestavam contra a propaganda comunista no Brasil.

Dito isto, o primeiro fator a ser observado, e que os intelectuais de esquerda não admitem, é que a tomada de poder pelos militares na década de 1960 foi apenas o atendimento ao chamado democrático que a população brasileira da época fez. A população exerceu a sua cidadania e sua democracia, expondo sua vontade, ao que as FFAA prontamente atenderam.

Contudo, tanto naquela época como nos dias de hoje, a prática da Esquerda continua sendo a mesma, pelo uso da violência e treinamento de guerrilha urbana.

Basta ver, por exemplo, o tipo de manifestação que a Esquerda promoveu em Brasília no dia 24 de maio de 2017.

Os manifestantes de Esquerda, levaram “cartazes” para a manifestação, que na verdade eram escudos de fabricação caseira que seguem o modelo militar, feitos por quem entende de guerrilha, preparados para o confronto com a polícia, com visores transparentes para proteger os olhos. Usaram capuzes, capacetes e máscaras de proteção respiratória, previamente preparados, bem como cacetetes confeccionados para combate. Utilizaram a mesma formação tática da polícia, com escudos à frente, formação em linha, formação escalão à direita e à esquerda, e os apoios lateral, cerrado, complementar e central, que são técnicas militares de combate urbano.

Manifestantes com escudos de fabricação caseira para combate urbano, estilo militar

Manifestantes com capuzes, capacetes e máscaras de proteção respiratória, previamente preparados, e com cacetetes confeccionados para combate

Manifestantes utilizando a mesma formação tática da polícia, com escudos à frente, formação em linha, formação escalão à direita e à esquerda, e os apoios lateral, cerrado, complementar e central, que são técnicas militares de combate urbano

Os manifestantes, portanto, foram para o protesto usando equipamento caseiro de combate, técnicas de guerrilha e militares e estavam bem instruídos, enfrentaram a polícia com força, garra e coragem.

Tudo isso contou com a Engenharia Social em vários aspectos: 1. Desconstrução da Força física e moral das polícias diante da sociedade, realizada ao longo dos anos; 2. Fortalecimento de movimentos paralelos de Esquerda, como CUT, MST, UNE, sindicatos etc.

Portanto, o que pôde ser visto foi simplesmente a execução pública de operação de guerrilha na capital do Brasil.

Ao mesmo tempo, quando se fala do Governo Militar e da convocação das FFAA para reprimir os protestos, começam os antigos discursos sobre repressão, intolerância, ditadura, uso da força etc. Por isso, devemos ver a hipocrisia daqueles que praticam o terrorismo dentro do Brasil ao mesmo tempo que se queixam das reações legais e constitucionais das FFAA.

São criminosos, que fazem uso da força e da violência para impor a sua vontade na busca por seus próprios interesses. Curiosamente, os arquitetos de tais ações criminais nunca são vistos. Logo, aqueles que vão às ruas nesses protestos são a chamada Massa de Manobra, o gado que é tangido por vaqueiros muito inteligentes.

Manifestantes com ações de guerrilha urbana e criminalidade

2. Ditadura e cassação da liberdade.

Houve exageros e arbitrariedades na última fase dos governos militares? Certamente que sim!

De ambos os lados? Certamente que sim!

O problema, porém, é que os marxistas, que estão hoje no poder e que controlam o “ensino” no país, se posicionam como vítimas de um sistema, mas não confessam publicamente que o Regime Militar foi, em primeira e em última instâncias, o resultado do pedido da maioria da população brasileira da época e a resposta para as iniciativas de implantação do comunismo guerrilheiro daquele período.

É dito que houve uma ditadura no Brasil.

Que ditadura foi essa que na década de 1980, os militares entregaram, a pedido da população, o poder de volta aos políticos? Será que se os comunistas estivessem no poder, fariam o mesmo, devolvendo o poder ao povo? Certamente que não.

Que ditadura foi essa em que os militares permitiram que existissem partidos contrários (ARENA e MDB)?

Em ditaduras vistas ao redor do Globo, aqueles que estão no poder não permitem que isso ocorra. Basta verificarmos os casos de Cuba, Coréia do Norte, China, Líbia etc.

Que ditadura foi essa em que houve alternância de poder?

Em ditaduras vistas ao redor do Globo, aqueles que estão no poder ficam no “trono” até serem tirados à força ou quando morrem. Vejamos os casos da Coréia do Norte (Kim Jong-il), Haiti (Jean-Claude Duvalier), Líbia (Muammar al-Gaddafi), Iraque (Saddam Hussein), Cuba (Fidel Castro), Alemanha (Hitler), China (Mao Tsé-Tung) etc.

No caso do Brasil, os militares alternaram o poder entre seus generais: Humberto Castelo Branco, Artur da Costa e Silva, Aurélio de Lira Tavares, Augusto Rademaker, Márcio de Sousa Melo, Emílio Garrastazu Médici, Ernesto Geisel e João Figueiredo.

Foi o Regime Militar que surgiu por causa do terrorismo comunista no Brasil, ou foi o comunismo que surgiu por causa do Regime Militar?

É claro e evidente que o Regime Militar foi a resposta, à pedido do povo em sua democracia, aos atos terroristas do comunismo cubano que estava se instalando em nossa nação. E mais, as Forças Armadas assumiram o poder na atribuição de suas funções, executadas contra um inimigo externo que havia se tornado interno, e como ainda hoje permanece. Isso nada mais é que o exercício prático de uma lei natural, apresentada pelo cientista Isaac Newton: “A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade”. E, nada mais justo e correto do que ver esta reação sendo aplicada por quem é de direito, aquele a quem foi dada a espada: as Forças Armadas.

O que nós temos observado nos recentes anos de governo de Esquerda no Brasil é uma grande similaridade com a história do Brasil no período que antecedeu o Regime Militar, exatamente porque os mesmos personagens e as mesmas ideologias continuam hoje. Vimos, naquele período, reformas sociais, reorganização da estrutura educacional do país e busca pela implantação do comunismo. Todos esses elementos estão presentes hoje. Naquele período vimos a população nas ruas clamando por uma solução militar, o que também pode começar a ser observado hoje também. Naquele período, vimos uma crescente onda de desarranjo social, assim como hoje. Naquele período vimos uma crescente onda de violência na sociedade, assim como hoje.

O fato é que o Brasil, a longo tempo, está envolvido em um projeto de Engenharia Social que visa transforma-lo em uma Cuba ou Venezuela. Ou seja, o projeto iniciado no período anterior ao Regime Militar está, atualmente, em pleno andamento, e se comparado a outros países comunistas inevitavelmente sofrerá os mesmos danos.

Portanto, vejamos a hipocrisia da Esquerda brasileira, que acusa os militares daquilo que eles mesmo praticam e escondem – propositalmente – a verdade dos fatos, por inverterem a ordem das coisas. Vejamos um exemplo claro disso:

Nas manifestações criminosas de 24 de maio de 2017 em Brasília, os militantes cometeram crimes de depredação do patrimônio público, vandalismo, violência contra autoridades, incitação à violência etc. Contudo, no mesmo dia, se manifestaram nas redes sociais para fazer discursos acalorados por causa da violência que sofreram e para manter viva a velha tão batida argumentação sem fundamento da ditadura de 60 etc. etc. etc. por causa da chegada dos militares para conter a sua manifestação.

Prédio do Ministério da Agricultura sendo incendiado

Manifestantes, usando máscaras de gás e capuzes, atacando a polícia

Manifestante depredando o patrimônio público

Como a história já tem mostrado, os guerrilheiros começam as ondas de violência, em seguida criticam as FFAA por responder a altura, porque veem com armas e força. Ou seja, o que eles desejam é tomar o poder pelo uso da força e da intimidação e que todos se submetam aos seus atos criminosos. Na verdade não foi o Estado que veio com armas e força, mas os guerrilheiros que estavam nas ruas. O Estado é que está respondendo e não provocando. Então, o discurso da Esquerda se mostra não apenas hipócrita, mas também malicioso e profundamente desonesto.

Para tais pessoas os crimes cometidos são justificados. Na verdade nem são vistos como crimes, mas como atos justificados por uma ideologia. Para tais pessoas o uso da violência, na implantação de seu regime, se justifica, contudo, quando os militares usam da força para coibir a violência da Esquerda, se queixam e criticam.

Ninguém viu o ouviu dizer que o Governo, por mais corrupto que seja, tenha colocado a polícia nas ruas para agredir os manifestantes. Não devemos esquecer disso!

A situação é exatamente oposta àquela que é apresentada pelos manifestantes de Esquerda.


A TODA AÇÃO CORRESPONDE UMA REAÇÃO

Esta é uma Lei da física, demonstrada por Sir. Isaac Newton.

A prática comum da Esquerda é a utilização da Massa de Manobra para reconstruir a sociedade, utilizando a Engenharia Social. Mas, quando isso não funciona, utilizam ações de guerrilha e terrorismo. Isso, promove, em primeiro lugar, um debate entre intelectuais, que não apenas passam a argumentar, mas também a trabalhar, cada um em sua função, para exercer influência sobre a sociedade na tentativa de vencer essa Guerra Cultural. Porém, quando esse artifício não funciona, vem o segundo passo, que é a utilização da força. Ao passo que a Esquerda lança mão de terrorismo, guerrilha, grupos armados, violência, intimidação etc. a Forças Regulares se mobilizam para conter essas ações, exatamente porque este é uma das atribuições da FFAA, seja na luta contra um inimigo externo ou interno.

O QUE O PT TEM A VER COM TUDO ISSO?

Por uma questão de simples lógica, qual é o Partido no Brasil que mais se envolveu em escândalos e que tem perdido espaço de poder?

Qual o partido que tem, agora, suas principais figuras ameaçadas pela Operação Lava-Jato?

Qual o Partido que é responsável por encabeçar o Foro de São Paulo?

Qual o partido que conseguiu segurar a massa de manobra do país, em suas classes mais baixas que representam a maioria da população, por meio de bolsa família, bolsa escola etc.?

Portanto, qual o partido que pensa que obteria maior vantagem hoje se houvesse eleições diretas?

Diante da possibilidade de eleições diretas, hoje, qual o partido que tem mais dinheiro para comprar votos e investir em campanha no Brasil? Basta vermos os escândalos de desvio de dinheiro, que são os maiores na história do planeta Terra. Para as investigações apontam que este dinheiro era enviado?

O PT!

Curiosamente, os intelectuais do PT são tão inteligentes que conseguiram trazer para a execução de seus propósitos até aqueles que não desejam, por exemplo, que Lula se candidate em uma possível eleição. De fato, sabem fazer uso da Massa de Manobras em seu projeto de Engenharia Social.

Pedidos de Eleições Diretas

Pedidos de Eleições Diretas

Exemplo claro da utilização de Massa de Manobra

E QUANTO A NÓS?

O que nos cabe é observar os eventos de forma analítica, com discernimento, sabedoria e joelhos no chão. Mas também que a nossa voz esteja alinhada com a voz de Deus, pois Ele governa todas as coisas, por mais que estas pareçam estar desorganizadas.

A função da Igreja, como voz profética, é orar, interceder mas também falar a Verdade, mesmo que isto lhe custe um preço. A Igreja não pode cometer dois erros: 1. A inércia, omissão; 2. Uso de meios carnais, mundanos e antibíblicos.

Se a Igreja não pode ficar inerte diante da crise que assola a nossa nação, também não pode partir para o conflito armado e para a bagunça que a Esquerda deseja.

Devemos falar a Verdade e clamar para que o Senhor use a Sua espada, previamente estabelecida em Romanos 13. Por isso, se as Forças Armadas tiverem que intervir, que assim seja. Sobre isso, eu comento no artigo: PORQUE DEFENDO UMA INTERVENÇÃO MILITAR NO BRASIL.

E se houver livramento para o Brasil? Amém, oramos por isso.

E se houver uma catástrofe ainda maior sobre nosso país? Amém, Deus sabe o que está fazendo e sabe muito bem por onde guiará não apenas o país, mas também a Sua Igreja.

O importante em tudo isso é que estejamos alinhados à vontade do Senhor.

No fim, tudo terminará bem.


No livro de Apocalipse é assim o fim da história: Deus vence sempre.