EM QUE CREMOS

Antes de qualquer coisa, precisamos declarar que cremos nos CINCO SOLAS da Reforma Protestante, nas CONFISSÕES DE FÉ REFORMADAS e na TULIP.


CINCO SOLAS



Sola Gratia (somente a graça)
Sola Fide (somente a fé)
Solus Christus (somente Cristo)
Sola Scriptura (somente a Escritura)
Soli Deo gloria (glória somente a Deus)





CONFISSÕES DE FÉ REFORMADAS


Confissão da Guanabara (1558).
Confissão de Fé Francesa, Gaulesa ou La Rochelle (1559)
Confissão de Fé Escocesa (1560)
Confissão de Fé Belga (1561)
Catecismo de Heidelberg (1563)
Cânones de Dort (1619)
Segunda Confissão Helvética (1566)
Confissão de Fé de Westminster (1646)
Catecismo Maior de Westminster (1649)
Breve Catecismo de Westminster (1649)





TULIP


T (Total Depravity) Depravação total do homem

U (Unconditional Election) Eleição incondicional

L (Limited Atonement) Expiação limitada

I  (Irresistible Grace) Graça Irresistível (Vocação eficaz)

P (Perseverance of the Saints) Perseverança dos santos




CRENÇAS GERAIS

DEUS  PAI

Cremos no Deus Trino que, mesmo sendo um só Deus, compreende três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo.

Cremos em Deus Pai, Todo-Poderoso, o Criador de tudo o que existe.  Ele é santo, perfeito, eterno e reina soberanamente sobre todas as coisas. 

O  SENHOR  JESUS  CRISTO

Cremos em Jesus Cristo.  Ele é igual ao Pai em glória, honra e poder, porque d’Ele, e por Ele e para Ele todas as coisas foram criadas.  Por amor a nós Ele veio ao mundo, se fez homem, nasceu da virgem, Maria, e viveu uma vida sem pecado.  Ele se entregou à morte para pagar pelos nossos pecados, provendo a nossa justificação e reconciliação com o Pai.  Seu sacrifício não foi a morte de um mártir, mas a vitória de Deus sobre o pecado, a morte e Satanás, pois, no terceiro dia, Ele ressuscitou.  Hoje Ele vive e reina à destra de Deus Pai, salvando todos que o confessam como Senhor da sua vida.  Ele é o único mediador entre Deus e a humanidade.  Cremos que a obra de Cristo se estende além do âmbito pessoal e inclui a futura restauração dos céus e da terra.

O  ESPÍRITO  SANTO

Cremos no Espírito Santo, também igual ao Pai e ao Filho em glória, honra e poder.  Ele é a pessoa da Trindade que manifesta o poder de Deus no mundo.  Através dEle o mundo foi formado, os profetas falavam, as Escrituras foram inspiradas, Maria concebeu o Nosso Senhor e o próprio Jesus ressuscitou.  Ele é a pessoa que forma e mantém a Igreja.  Ele continua agindo na Igreja até os nossos dias, através dos frutos e dos dons espirituais.  Ele batiza todo aquele que confessa Jesus Cristo como Senhor ao convencê-lo da sua necessidade de arrependimento, confissão, conversão e santificação.

A  BÍBLIA

Cremos que a Bíblia constitui a revelação plena, verbal e divinamente inspirada de quem Deus é, quem nós somos, como Deus se relaciona com sua criação e como nós devemos nos relacionar com Deus e com o nosso próximo.  A Bíblia, portanto, é a autoridade máxima na formação da fé e da prática cristãs.  Cremos que quaisquer "revelações" acrescidas às Escrituras Sagradas constituem um desvio da fé verdadeira.  Qualquer omissão das Escrituras é igualmente um abandono da fé verdadeira.

A  SALVAÇÃO  /  O  EVANGELHO

Cremos que a salvação depende somente da fé, mas não da fé que vive só.  Não há como merecer o céu. Não há penitência ou sacrifício que possam nos reconciliar a Deus.  Ele já proveu a nossa reconciliação pelo sacrifício do seu Filho, Jesus.  Mas cremos que aquele que verdadeiramente crê em Jesus também demonstra esta fé por meio de atos e atitudes que condizem com os ensinamentos de Cristo, dos apóstolos e dos profetas.  O verdadeiro cristão vive uma vida piedosa e de santidade.

Cremos que o Evangelho do Senhor Jesus Cristo chama o pecador ao arrependimento, prometendo-lhe perdão, vida abundante e ressurreição para a vida eterna, e que esta pregação é acompanhada por sinais e prodígios tais como: cura divina, expulsão de demônios, operações de milagres, e outras manifestações do Espírito Santo.

A  VOLTA  DE  JESUS

Cremos que um dia Jesus ressuscitará os salvos em um corpo glorificado e incorruptível. Depois voltará para Reinar na Terra com os salvos. Depois julgará os não-salvos para a condenação eterna.

A  IGREJA  /  OS  SACRAMENTOS

Cremos que a Igreja de Cristo é uma só. Ela é santa, apostólica e inclui os salvos de todas as partes do mundo e de todos os tempos.  A Igreja representa a presença de Cristo no mundo e os seus propósitos. Sua missão é ser a comunidade redimida de Cristo, encarnando a sua verdade e o seu amor, adorando a Deus por meio de confissão, oração, louvor e pela proclamação das boas novas de redenção em Cristo Jesus, através da pregação, dos sacramentos (Batismo nas águas e Santa Ceia) e do testemunho cristão.

Cremos que a Igreja real seja composta pelos verdadeiros discípulos de Cristo. Cremos que nem todos que se chamam cristãos e nem tudo que se chama igreja o sejam. Mas cremos que só o Espírito Santo sabe por certo quem são os seus. Cremos que a Igreja não seja uma invenção do nosso século e que ela precisa honrar a sua raiz bíblica.

Cremos ainda que Deus constitui homens na Igreja como pastores, a quem confere dons ministeriais. Cremos ainda que, embora não seja legítima a ordenação de mulheres ao presbitério, elas exercem ministérios que devem ser reconhecidos e encorajados. Cremos que a saúde da Igreja depende da qualidade desta liderança, assim como da harmoniosa cooperação dos membros com a mesma. Cremos, ainda, que Deus concede autoridade aos líderes da Igreja, os pastores, para conduzi-la segundo aquilo que determina a Sagrada Escritura.