segunda-feira, 13 de julho de 2015

O PERIGO DO SOCIALISMO NA TEOLOGIA BRASILEIRA


 Uma reflexão sobre a tentativa de alguns teólogos brasileiros implantarem o marxismo em nosso país com a ajuda da Teologia como justificativa bíblica

Robson T. Fernandes

É verdade que regimes políticos capitalistas já realizaram atrocidades. Sobre isso, poderíamos falar da Guerra do Vietnã, só a título de ilustração. Mas, a questão que desejo tratar diz respeito as atrocidades realizadas por causa da fé, e especificamente a fé cristã.

A minha questão como crente, pastor e teólogo é a fé, em primeiro lugar. Então, gostaria de saber se existe algum autor que mostre que as atrocidades capitalistas foram cometidas contra pessoas por causa de sua fé, a exemplo das atrocidades socialistas.

A influência do socialismo no meio evangélico atualmente ocorre, especialmente, pela influência de alguns nomes bastante conhecidos em território nacional. Porém, são os mesmos que defendem o aborto, o MST, a Missão Integral, a ideologia de gênero e que, em última instância, terminam pendendo para a Teologia Relacional, Teísmo Aberto etc. ou seja, o resultado final de tal pensamento nada mais é que distorção, heresia e morte espiritual.

Para termos uma ideia da complexidade do tema, na década de 1940 Adolf Hitler tratou dessa mesma questão de forma semelhante ao que está sendo feito no Brasil, criando inclusive um PT (Partido dos Trabalhadores) e agindo com as mesmas estratégias e objetivos, sendo que Hitler foi mais "inteligente" e por isso obteve maior "êxito" em seus planos. Nesse sentido, a grande maioria dos pastores na Alemanha Nazista prestaram reverência ao 3º Reich, como muitos o fazem hoje com o socialismo, que se assemelha por demais ao nacional socialismo nazista (Nationalsozialismus). Isso ocorreu livremente até que surgiu o teólogo, mártir, Dietrich Bonhoeffer e outros que se levantaram contra essa tendência. Por isso, muitos desses pastores brasileiros defensores dos pensamentos de esquerda só estão repetindo os mesmos erros dos pastores que no passado se submeteram ao nazismo alemão de Hitler[1].

É um perigo enorme buscar associar o método socialista ao escopo bíblico-cristão. Este pensamento está totalmente equivocado, especialmente porque a ideologia comunista (socialista) é a ideologia da mentira, e sobre essa tentativa de associação entre os dois, pode ser lido o livro Communism and Christianism, de William Montgomery Brown.

Muitos têm afirmado que o comunismo ainda é o melhor sistema criado como ideologia, porém, isto também não é verdade, especialmente quando observamos na prática a colocação dos países comunistas no IDH. Os 20 melhores países do mundo em qualidade de vida são capitalistas: Irlanda (0,968); Noruega (0,968); Austrália (0,962); Canadá (0,961); Irlanda (0,959); Suécia (0,956); Suíça (0,955); Japão (0,953); Holanda (0,953); França (0,952); Finlândia (0,952); Estados Unidos (0,951); Espanha (0,949); Dinamarca (0,949); Austria (0,948); Reino Unido (0,946); Bélgica (0,946); Luxemburgo (0,944); Nova Zelândia (0,943); Itália (0,941). Mas, onde estão os países socialistas, já que o socialismo seria, hipoteticamente, o melhor sistema criado?

Talvez tenha sido por essas questões que Winston Churchill afirmou que “o socialismo é o evangelho da inveja, o credo da ignorância, e a filosofia do fracasso”.

Um dos argumentos utilizados pelos defensores do socialismo no meio evangélico é que os seus opositores seriam muito superficiais quanto a ideologia que abraçam. Mas, isso também não é verdade. O famoso livro Das Kapital de Marx, foi produzido tendo por base o princípio darwiniano da seleção natural como justificação teórica para a luta de classes. Mas, isso não tem relação com os princípios bíblicos. Então, quem na verdade está sendo superficial. Além do mais, os propagadores do socialismo no meio evangélico utilizam os pressupostos marxistas para fazer uma interpretação bíblica. Isso não é honesto e nem pode se chamado de exegese. Na verdade, tais pessoas utilizam uma fonte de autoridade externa e antibíblica para se interpretar a Bíblia, e não há nada mais contraditório que isso.

É exatamente por essa razão que os teólogos que defendem o socialismo são os mesmos que também defendem o evolucionismo teísta[2] e o criacionismo progressista[3]. Exatamente por isso, tais pessoas têm praticado e colaborado com a engenharia social no Brasil.

Exatamente por isso devemos destacar aqui o princípio epistemológico da não-contradição. Ser cristão e ser socialista? Quem assim deseja ser, nem entendeu exegeticamente o significado do texto bíblico e nem entendeu hermeneuticamente o propósito do socialismo. Os dois são, por natureza, excludentes entre si. E posso provar isso com a filosofia do próprio Marx, que defendeu, ao mesmo tempo, o messianismo do kairós[4] e a quantificação do kronos[5], seguindo a tradição aristotélica. Então, esses pensamentos são, por si só, excludentes e incongruentes com uma exegese bíblica honesta, e são autoexcludentes entre si.

A maior contradição de alguns, porém, é que alguns dizendo-se calvinistas também têm se apresentado como marxistas. Mas, Karl Marx reinterpretou os pressupostos bíblicos contrariando aquilo que Calvino ensinou. Agora, como pode alguém se dizer marxista e calvinista ao mesmo tempo? Isso é simplesmente se autocontradizer. Por isso, e por outras coisas mais, afirmamos que tais pessoas quebram o princípio epistemológico da não-contradição, e por isso demonstram que eles é que estão sendo superficiais quanto a ideologia que abraçam, tanto a ideologia marxista quanto a ideologia calvinista.

Por fim, tais teólogos ocultam o óbvio a todos, que é a verdade do socialismo ser a maior máquina assassina da história. Será que isso ainda não está óbvio? Porque deveria estar muito claro, especialmente porque quem vive em países comunistas sabe muito bem disso, a exemplo do Vietnã, Laos, Camboja, Coréia do Norte, ex URSS etc.

Deus abençoe a sua vida em Cristo Jesus e sem Marx.




[1]
PASTORES DE HITLER: O APOIO DA IGREJA “PROTESTANTE” ALEMÃ AO NAZISMO NA 2ª GUERRA MUNDIAL. Disponível em: http://caleberobson.blogspot.com.br/2013/12/pastores-de-hitler-o-apoio-da-igreja.html.

[2]
O PERIGO DO EVOLUCIONISMO TEÍSTA E “O TESTE DA FÉ” DA EDITORA ULTIMATO. Disponível em: http://caleberobson.blogspot.com.br/2013/10/o-perigo-do-evolucionismo-teista-e-o.html.

[3]
EVOLUCIONISMO TEÍSTA, CRIACIONISMO PROGRESSISTA etc. Disponível em: http://caleberobson.blogspot.com.br/2013/11/evolucionismo-teista-criacionismo.html.

[4]
Para Marx, messianismo do kairós, o tempo (kairós), não é a implantação do Reino de Deus com Jesus Cristo na Terra, mas a aplicação de uma sociedade sem classes. Isto contradiz todo o estudo da escatologia bíblica.

[5]
Para Marx, a quantificação do kronos é a busca por identificar o valor real do tempo gasto na produção de algo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para expressar a sua opinião, mas ela só será publicada se for expressa com respeito e educação.